Criatividade, marketing, branding, comunicação, design, empreendedorismo, inovação, futurismo e outras temáticas do universo da economia criativa.

Chá-Mate: Como a bebida querida dos cariocas pode melhorar a sua saúde e potencializar o treino?

Nutricionistas explicam os benefícios do Chá-Mate para a saúde e treinos

0

Você já experimentou o Chá-Mate?

- Publicidade -

Uma das maiores identidades do Rio de Janeiro é o chá mate. Muito consumido nas praias cariocas, ele se tornou patrimônio cultural e imaterial da cidade em 2012. No entanto, o que nem todo mundo sabe é quais são os benefícios deste produto.

Talvez você goste de ler também:

LANÇAMENTO: Schweppes realiza workshop para apresentar novas receitas com tônica Rosé

Descubra as TOP 10 Bonecas Barbies mais incríveis de todos os tempos – a número 7 é um sonho!

- Publicidade -

Breaking Bad vem com tudo em 2.ª temporada? ASSISTA AGORA o trailer e entenda tudo que está acontecendo

Chá-Mate: Como a bebida querida dos cariocas pode melhorar a saúde e potencializar o treino?

Fúlvia Hazarabedian, nutricionista e responsável pelo programa de nutrição da Bio Ritmo, diz que a especiaria possui diversos benefícios, já que possui saponinas e teobromina em sua composição. “Os dois antioxidantes e anti-inflamatórios ajudam no sistema imunológico, no humor e na resistência insulínica, o que pode ajudar a prevenir diabetes. Outro benefício é o auxílio na oxidação das células de gordura, que ajuda a diminuir os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue.” , aponta a nutricionista.

 

De acordo com a nutricionista, a erva também é um aliado para quem quer potencializar o treino. E o benefício é bem parecido com o do café: o efeito termogênico. “Ingerir a bebida antes de começar a atividade física pode ajudar tanto na performance e rendimento, quanto na perda de peso, pelo efeito termogênico da cafeína que acelera o metabolismo, fazendo com que o corpo gaste mais energia e aumente a queima de gordura corporal. Obviamente não é a única ferramenta para quem tem esse objetivo, portanto, consultar um profissional continua sendo a prioridade para quem tem objetivos específicos na dieta ou no treino”, alerta Fúlvia.

Chá-Mate: Como a bebida querida dos cariocas pode melhorar a sua saúde e potencializar o treino?
Pinterest

 

- Publicidade -

A nutricionista acrescenta que a erva se popularizou através de bebidas, seja pelo chá gelado nas praias cariocas ou pelo chimarrão na região Sul do país. “Qualquer pessoa pode conhecer os benefícios da erva com muita criatividade. Muitas receitas podem ser feitas com a erva mate em pó, como panquecas, bolos, brigadeiros e até mesmo pão. O importante é dosar a quantidade e avaliar o quanto o sabor vai aparecer”, finaliza a nutricionista.

 

Como a erva mate possui cafeína, ajuda a combater o cansaço e a sonolência, mas para pessoas que já lutam com essa falta de sono ou com a ansiedade é preciso tomar cuidado para que não fiquem mais aceleradas, ou sem conseguir dormir. Dessa forma é importante escolher bons horários para tomar o chá mate e não abusar. No caso, para quem gosta de treinar e fazer exercícios físicos, Fulvia indica colocar o chá mate no pré-treino.

 

Sobre a Bio Ritmo

Com mais de 26 anos de história, Bio Ritmo é a rede de academias high end, que conta com 26 unidades, distribuídas prioritariamente entre SP e RJ.

Ela oferece uma estrutura completa, contando com diferentes experiências de treinos, estruturas sensoriais, studios exclusivos e programas individualizados, além de espaços de convívio e suprimentos alimentares (EnergyBar), lojas de roupas esportivas (parceria Track&Field), salas de fisioterapia, programas especiais com nutricionistas, salas para avaliações periódicas de bioimpedância e muito mais.

Sobre o Chá-Mate Leão

O Chá-Mate é uma bebida popular e tradicionalmente consumida em diversas partes do mundo, especialmente na América do Sul, onde se tornou uma verdadeira paixão. Feito a partir das folhas da erva-mate (Ilex paraguariensis), esse chá oferece uma experiência única de sabor e estimulação. Ele é conhecido por sua capacidade de proporcionar energia e clareza mental, graças à cafeína naturalmente presente na erva-mate, mas de uma forma menos intensa do que o café, o que o torna uma opção mais suave para aqueles que desejam evitar os picos e quedas de energia associados ao café.

Uma característica notável do Chá-Mate é a sua versatilidade. Pode ser consumido quente ou gelado, muitas vezes preparado com adições como limão, hortelã ou açúcar, de acordo com as preferências pessoais. Além disso, é conhecido por sua riqueza em antioxidantes e por ser uma fonte de nutrientes essenciais, como vitaminas e minerais. Com um perfil de sabor que combina notas herbáceas e terrosas com um toque de amargor, o Chá-Mate oferece não apenas um estímulo físico, mas também uma conexão com a tradição cultural e os rituais de consumo que o tornam tão especial para aqueles que o apreciam.

Então, o que você achou desse conteúdo? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no Google Notícias e nossas redes Instagram, Facebook e Spotify.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.