Criatividade, marketing, branding, comunicação, design, empreendedorismo, inovação, futurismo e outras temáticas do universo da economia criativa.

Aprenda a usar o Google Acadêmico agora!

0

Muitas pessoas acreditam que fazer pesquisa é algo extremamente fácil. No entanto, essa premissa é um grande equívoco. Na realidade, fazer pesquisa hoje, de fato, está mais fácil do que antigamente, visto que o acesso à informação está muito maior. A internet realmente facilitou muito o processo de busca por artigos acadêmicos. No entanto, como uma via de duas mãos, também fez com que muitas pessoas começassem a cair em discursos falsos e informações enganosas. Por isso é importantíssimo saber onde pesquisar no Google, ainda mais se você estiver na faculdade. Felizmente existe o Google Acadêmico para isso.

- Publicidade -

Talvez você goste de ver:

Google Acadêmico: como encontrar os melhores artigos para sua pesquisa

Pesquisadores criam computador feito de tecido! Confira!

O que é?

Em suma, o Google Acadêmico é uma plataforma que funciona como um tipo de buscador convencional do Google, que já estamos acostumados. Ou seja, o buscador sempre só trará os resultados das buscas pelo critério de relevância do conteúdo. No entanto, ao invés de aparecer sites no Google Acadêmico quando fazemos uma busca, o que se encontra são pesquisas científicas. No entanto, o critério de busca dessas pesquisas está atrelado a relevância do artigo. É possível, inclusive, fazer uma conta no Google Acadêmico para criar listas de leituras.

- Publicidade -

Como pesquisar?

Inicialmente, é preciso entrar no navegador de buscas do Google Acadêmico. Para isso, basta escrever no Google “Google Acadêmico” e clicar no primeiro link. Depois disso, é preciso fazer uma busca normal pelo nome ou por uma palavra-chave para encontrar um artigo. Você poderá perceber que ao lado da busca é possível ver o link em que o artigo está inserido, sendo um PDF ou um HTML.

Além disso, é possível também fazer a filtragem dos resultados da busca por critérios como ano, quantidades de citações e etc. Faça isso utilizando o painel no canto esquerdo da tela, selecionando o período, classificação, por relevância ou data ou idioma. Que tal começar a qualificar ainda mais as suas pesquisas e trabalhos acadêmicos?

Então, o que você achou desse artigo? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no InstagramFacebook e Spotify. Dessa forma você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade! 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.