O que é escuta ativa? Saiba o momento certo de falar!
Você já ouviu falar em escuta ativa? Quando pensamos em ter uma boa comunicação, normalmente a primeira coisa que pensamos é: como se expressar da melhor forma?
Porém, talvez o mais importante nesse processo não seja falar, mas sim ouvir. Esse é o conceito de escuta ativa. Basicamente o conceito parte do princípio que, em uma conversa, antes de ficar mais preocupado com o que vai falar, o ideal é ouvir atentamente. Prestar atenção no que a outra pessoa está falando pode facilitar alguma contribuição, e tornar a comunicação mais assertiva.
Entretanto, muitos não sabem, mas existe uma grande diferença entre “não saber escutar” e “não saber o momento certo de falar”. Essas dinâmicas podem causar alguns problemas com colegas de trabalho, clientes e amigos. Ou seja, qualquer tipo de pessoa com a qual você tenha uma relação social estabelecida.
Talvez você goste de ler:
15 frases motivacionais para qualquer momento da vida
Escuta ativa: Escutar ou apenas esperar a vez de falar?
Em qualquer tipo de comunicação, especialmente no ambiente de trabalho, saber a diferença entre a escuta ativa e apenas esperar a vez de falar pode ser desafiador. Dessa forma, é importante para aqueles que buscam o desenvolvimento pessoal e profissional entenderem esses tópicos.
Logo, é necessário saber os momentos exatos nos quais você pode destacar seu ponto, mostrar seus argumentos e soluções para um problema. E você só conseguirá entender a hora de se posicionar se estiver, de fato, prestando atenção ativamente no que está sendo dito. Caso o contrário, o que acontece é normalmente o seguinte: Quem está “ouvindo” apenas se preocupa em elaborar os argumentos para quando chegar a “sua vez” de falar. Ignorando exatamente o que está sendo dito pela outra pessoa.
Uma conversa deve ser vista como um trabalho em conjunto, a construção de uma ideia em comum através da contribuição de duas ou mais pessoas.
Não obstante, numa realidade onde o tempo é escasso, temos um excesso de informações, preocupações com autoimagem, etc. Tudo isso junto prejudica esse processo. Dessa forma, é necessário entender que escutar, de fato, requer o esforço de sairmos da nossa caverna e ir em direção a abertura com o outro num múltiplo respeito.
O processo de escutar e falar, de fato, proporciona o amadurecimento. É necessário sempre ouvir com muita atenção e falar no momento correto, levando em consideração o cenário no qual isto está ocorrendo. Destarte, a evolução humana só ocorreu devido ao desenvolvimento da língua e a capacidade de comunicação. Logo, cabe a nós aprimorar esse recurso.
Então, o que achou, já conhecia a escuta ativa? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no Instagram, Facebook e Spotify. Dessa forma você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade!