Mulheres ganham 20,5% menos que homens
Infelizmente as mulheres ganham 20,5% menos que os homens aqui no Brasil.
Apesar da nova geração de lideranças femininas no Brasil ter dobrado nesse último ano e puxado mais mulheres para cima, ainda falta muito para evoluirmos.
Talvez você também goste de ler:
20 frases para dizer no Dia da Mulher
Os direitos das mulheres ao longo dos anos
Por que 20,5% menos?
Segundo análise da Idados, é como se cada ano a mulher trabalhasse 74 dias de graça.
O mais chocante é a diferença salarial entre gêneros que se perpetua, mesmo que esses trabalhadores tenham o mesmo perfil escolar, idade e ocupação.
O fato é que as mulheres ainda ganham 20,5% a menos que os homens no Brasil.
Historicamente essa diferença continua crescendo, uma vez que as mulheres ganharam em média 20,50% a menos do que os homens no último trimestre de 2021. Em 2019 era 19.70% a diferença.
“Quando comparamos grupos que são comparáveis, a mulher ainda ganha 20% a menos. É um problema estrutural na nossa sociedade e que está persistindo, e é preocupante porque ao mesmo tempo as mulheres têm uma escolaridade mais alta do que dos homens”, afirma Thais Barcellos, pesquisadora da consultoria IDados.
Desemprego é maior entre as mulheres
Apesar da crise desses últimos anos de pandemia e a atual queda do desemprego, o desemprego continua mais alto entre as mulheres, e a maioria das brasileiras em idade de trabalhar não estão inseridas no mercado de trabalho ou estão se virando como podem informalmente.
Precisamos mudar essa realidade
Pessoas que exercem as mesmas atividades deveriam em tese receber o mesmo salário, independente do gênero, deveria ser lei isso.
Precisamos mudar a política de contratação das empresas assim como estimular cada vez mais a igualdade e equilíbrio da diversidade dentro das empresas.
Mais mulheres em cargos de liderança e gestão impulsionam mais igualdade e melhoras nas condições de trabalho de todos.
imagem: pexels fonte: IBGE e Idados