MEI: Mudanças e Atualizações para 2023
O Microempreendedor Individual (MEI) tem sido uma das formas mais populares de empreendedorismo no Brasil, permitindo que profissionais autônomos e microempresários formalizem suas atividades a custos reduzidos.
No entanto, anualmente, o governo revisa e atualiza a lista de profissões que podem se enquadrar como MEI. Para o ano de 2023, houve uma revisão que resultou na exclusão de 34 profissões do MEI. Saiba quais são essas profissões e o que fazer se a sua estiver na lista.
Talvez você goste de ler também:
Por que utilizar o WhatsApp Business?
MEI: Acesso a Carros 0 Km com Desconto de Até 30%? confira aqui como aproveitar!
Profissões Eliminadas do MEI em 2023
A lista de profissões que não poderão mais ser registradas como MEI em 2023 é a seguinte:
- Abatedor(a) de Aves
- Adestrador(a) de Animais
- Alinhador(a) de Pneus
- Aplicador(a) Agrícola
- Arquivista de Documentos
- Balanceador(a) de Pneus
- Banhista de Animais Domésticos
- Coletor de Resíduos Perigosos
- Comerciante de Fogos de Artifício
- Comerciante de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP)
- Comerciante de Medicamentos Veterinários
- Comerciante de Peças e Acessórios para Motocicletas e Motonetas
- Comerciante de Produtos Farmacêuticos Homeopáticos
- Comerciante de Produtos Farmacêuticos, sem Manipulação de Fórmulas
- Confeccionador(a) de Fraldas Descartáveis
- Contador(a)/Técnico(a) Contábil
- Coveiro
- Dedetizador(a)
- Editor(a) de Jornais
- Esteticista de Animais Domésticos
- Fabricante de Absorventes Higiênicos
- Fabricante de Águas Naturais
- Fabricante de Desinfestantes
- Fabricante de Produtos de Perfumaria e de Higiene Pessoal
- Fabricante de Produtos de Limpeza
- Fabricante de Sabões e Detergentes Sintéticos
- Operador(a) de Marketing Direto
- Pirotécnico(a)
- Produtor de Pedras para Construção, não Associada à Extração
- Proprietário(a) de Bar e Congêneres
- Removedor e Exumador de Cadáver
- Restaurador(a) de Prédios Históricos
- Sepultador
- Tosador(a) de Animais Domésticos
Se a sua profissão consta nessa lista, não será mais possível registrar-se como MEI, o que pode gerar algumas preocupações para quem já é um Microempreendedor Individual.
O que Fazer se sua Profissão foi Excluída do MEI
Se você é ou era um MEI em uma das profissões eliminadas em 2023, não precisa entrar em pânico. Existem alternativas para regularizar a sua situação e continuar empreendendo. Aqui estão algumas opções:
1. Encontrar uma Atividade Semelhante: Se a sua profissão foi excluída do MEI, mas você tem habilidades em outra área semelhante que ainda está na lista de profissões permitidas, considere atualizar o seu registro para se enquadrar nessa nova categoria. Isso requer uma revisão do seu cadastro e pode ser feito com a ajuda de um contador.
2. Migrar para uma Microempresa: Caso não encontre uma alternativa no MEI, migrar para uma Microempresa (ME) pode ser a melhor escolha. Isso envolve mais obrigações contábeis e tributárias do que o MEI, mas também oferece uma estrutura mais adequada para negócios maiores.
3. Dar Baixa no MEI e Abrir uma Nova Empresa: Se nenhuma das opções anteriores se aplicar à sua situação, é possível encerrar a sua atual inscrição de MEI e abrir uma nova empresa sob a categoria apropriada para a sua profissão. Lembre-se de que isso implica em cumprir todas as obrigações fiscais e legais relacionadas ao novo tipo de empresa.
Independentemente da opção que você escolher, é fundamental buscar orientação de um contador. Profissionais contábeis estão atualizados sobre as regulamentações em constante mudança e podem orientá-lo no processo de transição.
Conclusão
As mudanças nas categorias do MEI são comuns e podem impactar muitos empreendedores. O mais importante é agir com responsabilidade e cumprir as obrigações legais necessárias para a sua nova situação.
Não permita que a exclusão da sua profissão do MEI o impeça de continuar empreendendo e buscando o sucesso em sua área de atuação. Mantenha-se informado e tome as medidas necessárias para se adaptar às mudanças.
Então, o que você achou desse conteúdo? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no e nossas redes Instagram, Facebook e Spotify.