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10 tendências para 2021 e depois de acordo com a WGSN

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Primeiramente, precisamos dizer que o ‘tempo’ faz piada conosco. Piscamos os olhos e já estamos no final 2021. Mas mesmo um pouco atrasados, resolvermos trazer aqui uma lista com 10 tendências para 2021 e depois. Afinal, essas tendências são frutos de pesquisas de ninguém mais ninguém menos que a WGSN. Ainda, é sempre bom saber os movimentos que acontecem e as mudanças que eles ocasionam no mundo e, claro, na nossa vida. Para essa pesquisa a empresa observou coisas como: as inovações digitais e sustentáveis que vimos em 2020, a cor que ganhou o ano e comportamentos de consumo que estão crescendo.

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Você também pode ver o resumo desse video no nosso canal do Youtube, basta clicar abaixo!

1 – Ovos sem Galinha

De acordo com o time de pesquisas de Comidas e Bebidas da WGSN uma forte tendência para 2021 é a substituição de ovos por uma versão alternativa feita a partir de plantas. Esses novos substitutos dos ovos vão além dos já existentes em questão de aparência, sabor e na versatilidade, pois há diferentes vegetais na sua composição.

Para se ter uma ideia, na metade de 2020 a líder dos Estados Unidos nesse setor, a JUST Egg, já tinha vendido o equivalente a 50 milhões de seus ovos feitos a partir de feijão-musgo. Agora a empresa se prepara para uma ampliação global. Outras empresas, em outros lugares do mundo também trabalham nisso e provam como esse mercado é versátil. A Oggs Aquafaba do Reino Unido utiliza grão de bico para fabricar seus ovos, enquanto em Israel a Zero Egg, utiliza uma mistura de soja, batata, grão de bico e ervilha. Além disso, há uma fábrica na Índia que utiliza plantas nativas como ingredientes.

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Com isso, a ideia é aumentar as alternativas de comidas sem ovos para nós, seres humanos. Com isso, se busca uma melhor alternativa para a saúde humana, bem estar animal e sustentabilidade.

2 – A Cor do ano: A.I Aqua

10 tendências para 2021 e depois
Imagem: WGSN

A WGSN e sua parceira Coloro escolheram, como cor do verão 2020/2021 algo voltado para o digital. Ainda em 2019 as empresas falavam que essa cor seria a cor do futuro. E é claro que falamos aqui de uma cor que que cabe tanto no ramo esportivo quanto no meio fashion, tamanha é sua versatilidade. Além disso, é um novo azul com potencial aplicação na decoração de interiores e produtos de tecnologia, por exemplo.

Uma pesquisa mostrou que nos sites de corporações importantes o azul é a cor que mais aparece. Ainda, os tons de azuis utilizados com maior destaque na tecnologia foram pensados para serem mais imersivos e importantes.

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E tudo isso reflete a era digital em que vivemos, onde nossa vida online é, muitas vezes, mais importante que a nossa vida offline.

3 – Influenciadores Digitais

Sabemos que os influenciadores tem um papel importante na nossa sociedade atual. Pois bem, a tendência é que eles se tornem cada vez mais significativos. Cada vez mais eles serão contratados para divulgar notícias verdadeiras, tendo em vista a quantidade de fake news e desinformação que vemos por aí.

Então, se isso ainda parece um pouco estranho para você, vamos olhar para a Finlândia. Durante a pandemia, 1.500 influenciadores foram listados como trabalhadores essenciais. A função deles? Divulgar, em suas redes, informações VERDADEIRAS para manter as pessoas seguras durante a onde de Coronavírus.

4 – Jeck Masks

Nós passamos uma boa quantidade de horas com o pescoço para baixo, olhando para o nosso próprios rostos em algum dispositivo. Segundo dermatologistas e cirurgiões plásticos, isso já resultou em mudança de demanda em seus consultórios. As pessoas buscam, cada vez mais, ajustes para mandíbulas e pescoços flácidos.

E é para resolver esse problema que serve a Jeck Mask. O nome vem do inglês e resulta da junção das palavras jaw (mandíbula) e neck (pescoço). Ou seja, estamos falando de uma máscara para essas duas áreas, com base no que vemos hoje nas máscaras de tratamentos faciais que vendem em farmácias. Ou seja, esse tipo de tratamento ficará cada vez mais comum.

5 – Digissexualidade

A medida que a tecnologia avança e fica mais inteligente, ter um relacionamento verdadeiro com ela se tornará mais normal. Pois é, essa tendência foi observada pela WGSN em 2019, mas devido a pandemia várias tendências foram aceleradas. E pelo que se vê essa foi uma delas. Uma vez implantado o distanciamento social, as pessoas passaram a confiar mais na tecnologia para intimidade, amor e buscar apoio.

As pessoas que se definem como ‘digisseuxuais’ utilizam tecnologia imersiva. Isso inclui VR, AI e robótica, a fim de cultivar um relacionamento sem a necessidade física e emocional da presença de outros humanos. Interessante, não é?

6 – Micélio e o Efeito Cogumelo

Cogumelos são a flora do micélio, uma rede subterrânea que é fundamental para agricultura e para absorção do carbono. Nós já sabemos que ele é um importante ingrediente em produtos de beleza, comidas e bebidas. No entanto, agora a expectativa é que esse mercado cresça ainda mais. O micélio pode ser aplicado em diferentes usos, como: fabricação de couro para uso em bolsas, sapatos e sofás até embalagens de vinhos e velas.

Tanto que algumas marcas como Adidas, Stella McCartney, Lululemon e Kering se uniram para investir em um novo o material: o Mylo. Cada empresa vai  disponibilizar 7 dígitos para aumentar a produção e criar uma cadeia de suprimentos para o couro alternativo.

7  – Corrida Circular

Certamente você já ouviu falar sobre a economia circular, onde os recursos são reutilizados e acabam por não gerar lixo. Pois bem, agora contamos também com a Corrida Circular. É a teoria da economia circular aplicada a…tênis.

Vamos explicar. A Adidas está testando o Ultraboost DNA Loop, um tênis que pode ser reciclado e transformado em um novo calçado. Além disso, algumas marcas menores, como a On Running, estão lançando um serviço de assinatura para tênis de corrida. E a marca francesa Salomon criou pontos de coleta para recolher o seu primeiro tênis de corrida reciclável o Index.01. Esses tênis serão lavados, desmontados e suas peças serão recicladas e aproveitadas em outras peças, como sapatos de esqui, por exemplo.

Ou seja, falamos aqui de empresas que levam a sério todo o ciclo de seu produto. Eu achei fantástico.

8 – Goles Moleculares

E se a indústria de bebidas e o setor de ciência e tecnologia dessem match, o que aconteceria? Pois bem, isso já aconteceu. Provavelmente o que veremos em breve são bebidas como vinho, cerveja e café feitas por moléculas meticulosamente compostas ao invés de grãos. Empreendedores utilizam engenharia reversa para recriar uísque envelhecido, vinho moscato, saquê aromático e café. E, embora não possa parecer, nada disso é sintético, mas feito com moléculas de plantas. Desse modo, a experiência das bebidas é recriada com menos uso de  água, terra, carbono e tempo. Ou seja, mais sustentável.

Empresas dos Estados Unidos já trabalham com essa tecnologia como é o caso da Atomo Coffe, situada em Seattle. Eles utilizam materiais vegetais reciclados na recriação molecular do café. Esses materiais são: sementes, caroços e caules e o seu uso visa evitar o desmatamento. Além disso, no Reino Unido temos a Alcarelle, um álcool sintético que promete entregar apenas a diversão sem a dor de cabeça. O slogan da empresa é “igual a álcool, mas melhor”. Parece bom, né?

9 – Do CBD para o CBN

Primeiramente, precisamos falar que diante de todo o estresse com o qual convivemos, não é de se surpreender que o interesse em canabinóides cresça dia após dia. E neste ano de 2021 nós veremos novos compostos por aí. Como, por exemplo o CBN que possui um poder sedativo maior que o CBD. Por que ele vai ser tão importante? Acredita-se que após a pandemia a insônia e a ansiedade farão parte do nosso cotidiano, e é por isso. 🙂

Portanto, sendo o sono tão importante para o nosso sistema imunológico, marcas de bem estar estão de olho nesse novo composto. A empresa Kikoko da Califórnia e a Slumber CBN do Colorado trabalham em algumas criações. São elas: tinturas noturnas de CBN e gomas para ajudar no sono e melhorar a saúde de uma forma em geral.

10 – Robôs de Estimação

Com o intuito de combater a solidão que o distanciamento causa, as pessoas buscaram por novas companhias, como pets, plantas e até mesmo… robôs. Cada vez mais, as pessoas vivem sozinhas e por isso as empresas estão provendo conexão social e uma companhia para essas pessoas. A alternativa? Os robôs. Além do mais, as pessoas ainda se livram do longo comprometimento que é cuidar de um animalzinho.

A expectativa é que robôs se tornem parte da família também. Isso vai desde criar uma relação com aspirador robô, chamando-o pelo nome, até ter um ‘parceiro’ que escreve listas de supermercados, cuida dos pais idosos e faz companhias para as crianças. Por essa razão, a tecnologia construirá esses robôs junto com animadores e psicólogos. As ‘máquinas’ terão personalidade e empatia. Ou seja, a relação humano x robô será levada a outro nível.

Conclusão

Por fim, parece que muita coisa mudou e muito ainda vai mudar. Com certeza, 2020 e 2021 serão dois anos de mudanças grandiosas. Como vimos aqui, a tecnologia faz parte de todas as áreas, desde o bem estar até o consumo de alimentos ‘naturais’, bem como os cuidados com o meio ambiente.

Com certeza algumas dessas tendências vão demorar um pouquinho para chega aqui no Brasil. No entanto, a gente já pode ficar de olho e usar isso a nosso favor quando formos desenvolver soluções criativas para algum problema. 😉

 

Foto destaque: Foto de Alex Knight no Pexels

Fonte: WGSN Time de Tendências

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