Criatividade, marketing, branding, comunicação, design, empreendedorismo, inovação, futurismo e outras temáticas do universo da economia criativa.

Empresas que contratam profissionais maduros 45+ têm relatado boas experiências e impulso nos negócios

Existe um universo interessante de profissionais maduros 45+ prontos para alavancar empresas e negócios

0

Empresas que contratam profissionais maduros têm relatado boas experiências e impulso nos negócios 

 

- Publicidade -

Os dados parciais do Censo 2022 que já começam a sair apontam para um cenário de envelhecimento da população brasileira, que será o desafio para novos rumos da economia e para a construção de uma sociedade mais inclusiva com relação às pessoas 50+. Segundo a pesquisa, a população diminuiu quase 5 milhões do que estimava o IBGE.

No mercado de trabalho, o desafio das empresas está em se preparar para considerar os profissionais 45+ como força estratégica que vai impulsionar os negócios. “O envelhecimento da população deve ser encarado como oportunidade para a economia do país, de acordo com Juliana Ramalho, CEO da Talento Sênior – empresa de Talent as a Service, que atua na contratação de profissionais 45+ sob demanda.

A abertura de vagas para profissionais maduros tem aberto também a possibilidade de estender a carreira profissional e trazer às empresas um impulso nos negócios, considerando a experiência e a própria vivência corporativa dos profissionais 45+.

Talvez você goste de ler também:

- Publicidade -

Conheça os 10 carros mais vendidos do Brasil SEM IMPOSTOS, tem carro a partir de R$ 35 mil, confira!

Mais de 46% dos brasileiros compraram pratos prontos congelados em 2022

Dia do Combate ao Colesterol: fator contribui para 30% de óbitos no Brasil

Uma profissional sênior que dobrou as vendas da empresa em menos de três meses no novo trabalho

Esse é o caso de Valéria Francianne Mendes Meschiatti Nogueira (48 anos). Formada em Administração de Empresas, com mestrado na área, vem de uma família humilde – pai era garçom e a mãe costureira. Começou a trabalhar aos 12 anos. Com o sonho de ser professora, formou uma carreira sólida na área de educação onde chegou a dirigir universidades renomadas em São Paulo e Pará. A pandemia trouxe a ela novos desafios e iniciou uma transição de carreira.

- Publicidade -

Assistindo a uma entrevista na TV, conheceu a Talento Sênior e viu surgir uma nova oportunidade de dar continuidade a sua carreira. Fez o cadastro no site, conheceu a CEO da Talento Sênior, Juliana Ramalho, e em poucos meses foi selecionada para uma vaga na área comercial da empresa Maxbot, que trabalha com tecnologia de atendimento automatizado via WhatsApp.

Apesar de ter bom conhecimento de vendas, o seu desafio estava no produto. Ela que nunca havia trabalhado com tecnologia, precisou entender sobre chatbot (plataforma que automatiza o atendimento ao cliente) para atuar e implementar novas ideias nos processos da empresa.

De acordo com o CEO da Maxbot, Rômulo Balga, a empresa já estava com planos de testar alguém sênior, com experiência de mercado. Isso ajudaria nas estratégias de vendas para atrair grandes clientes. A Talento Sênior apresentou a Valéria e viabilizou a sua contratação. Em menos de três meses, ela dobrou as vendas.

“A Valéria veio do analógico, mas com ela entendemos que ensinar tecnologia é fácil. Difícil é ensinar a vender. Ela aprendeu muito rápido. A chegada de uma profissional sênior como a Valéria na equipe deu tão certo que já estamos pensando em abrir uma nova vaga para outro profissional sênior nos próximos meses”, destaca o empresário.
Hoje, Valéria trabalha 100% online, de sua casa, em Campinas. A empresa fica em Viçosa (MG).

“Acredito que a humildade e a curiosidade para sempre aprender coisas novas é o diferencial. Acredito na empresa e quero muito crescer com ela. Desejei estar em um setor que me desafiasse e consegui encontrá-lo e em um modelo de trabalho que me permite estar mais próxima dos meus dois filhos e meus dois netos”, comenta Valéria.

Um senhor profissional

Esse é o exemplo de Marcos Nicolau Haddad (57 anos). Formado em Análises de Sistemas, com MBA em Gestão de Negócios, construiu uma carreira profissional atuando em empresas da área de Tecnologia e, também, vivenciou uma experiência como empreendedor.

Após um período desempregado, por intermédio da Talento Sênior, foi contratado pela empresa Idex – empresa referência em tecnologia de gestão de negócios – onde atua há cerca de seis meses como gestor de atendimento e suporte.

“Passei por alguns processos seletivos, mas sempre sentia que a idade era um impeditivo para conquistar as vagas. Nesta empresa foi diferente. Ela estava aberta para essa experiência. Entendi esse desafio como uma oportunidade de voltar ao mercado que gosto de atuar”, revela Nicolau.

Durante toda sua trajetória, Nicolau sempre se manteve atualizado, buscou aprimorar seus conhecimentos. fez vários cursos, entre eles o de e-commerce para aprimorar seus conhecimentos em novas tecnologias, e ele credita a essa busca por novos conhecimentos o seu diferencial no momento da seleção para a vaga.

Muitos desafios

Além disso, o desafio para ele viria de forma dupla. Primeiro porque ele sempre foi da área comercial, mas agarrou a oportunidade de cuidar da área de suporte, atuando pela primeira vez ‘do outro lado do balcão’, em uma atividade que ainda não havia exercido, apesar de conhecê-la o suficiente. Assim, ele não deixou a oportunidade passar. Segundo, porque chega para integrar duas equipes – já que a empresa estava em processo de fusão – formada quase que na totalidade por profissionais bem mais jovens, com idade de 20 anos em média.

Arnaldo Moreira, CEO da Idex, foi quem definiu a escolha por Nicolau, revelou que a empresa buscava alguém além da capacidade técnica e que fosse capaz de gerenciar times. Segundo o executivo, Nicolau mostrou não apenas bastante conhecimento, como muita disponibilidade para encarar o desafio, ainda que a parte técnica precisasse de mais refinamento.

Para Moreira, as características do Nicolau seriam fundamentais para trazer fluidez, ritmo e agilidade entre as equipes envolvidas. Um aprendizado que o profissional sênior somou à sua jornada atuando em trabalhos voluntários, como o que realizou no GRAAC. Segundo ele mesmo, essa experiência foi importante para ele exercitar a empatia e lidar com adversidades.

Nicolau não só encarou o desafio, como ainda negociou seu próprio salário e condições contratuais que lhe permitem flexibilidade no trabalho. A experiência foi tão positiva, segundo o empresário, que a Idex já tem planos de abrir novas vagas com o perfil sênior.

“O profissional sênior precisa continuar se atualizando sobre sua área de atuação e saber se conectar com as pessoas, independentemente da idade. Não podemos nunca parar de aprender.”, destaca Nicolau.

Sobre a Talento Sênior

A Talento Sênior é uma empresa de Talent as a Service, que atua na contratação de profissionais 45+ sob demanda. Uma empresa do Grupo Talento Incluir, que gera impacto social a partir de modelos de contratação que impulsionam a inclusão social e econômica de profissionais seniores.

Foi finalista do ‘Prêmio Inovação Social da Fundação MAPFRE’, na categoria “Economia Sênior” e é acelerada pela Seniortech Ventures.

Então, o que você achou desse conteúdo? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no  e nossas redes Instagram, Facebook e Spotify

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.