Baião de Dois, um clássico nordestino
Um único prato que reúne a base da alimentação brasileira: assim é o Baião de Dois, típico do Ceará, mas que ganhou o carinho do território nacional pelas mãos de emigrantes da região e de chefes de outras localidades no país.
Muito nutritivo e simples de fazer, o baião faz a sinergia entre a comida do dia-a-dia e a valorização da gastronomia tipicamente brasileira. Pensando nisso, Soya preparou essa receita regional. Confira e faça em casa.
Talvez você goste de ler também:
Você conhece o lendário lanche banido do McDonald’s?
Logitech com lançamentos para volta às aulas, desde teclado, mouse até webcam confira!
A história do Baião de Dois
O Baião de Dois é um prato típico da culinária nordestina do Brasil e possui uma história rica e saborosa. Originário do estado de Pernambuco, o Baião de Dois é uma iguaria que combina arroz, feijão-verde, queijo coalho, carne de sol ou carne seca, além de outros ingredientes regionais, como pimentão, coentro e cebolinha. Sua história remonta aos tempos do sertão nordestino, onde os ingredientes eram facilmente encontrados e combinados pelos vaqueiros e trabalhadores rurais durante as longas jornadas de trabalho.
Com o passar dos anos, o Baião de Dois se espalhou por toda a região nordeste do Brasil, ganhando variações e adaptações de acordo com os sabores locais. Hoje, é um prato icônico e muito apreciado, não apenas no Nordeste, mas em todo o país. Sua combinação de sabores únicos e texturas diferentes tornam o Baião de Dois uma verdadeira expressão da cultura e da tradição culinária nordestina, sendo servido em festas, restaurantes e encontros familiares, mantendo viva a história e o sabor dessa deliciosa iguaria brasileira.
Receita tradicional de Baião de Dois
Ingredientes
– 3 colheres (sopa) de Óleo de Girassol Soya (45 ml)
– 1 unidade de linguiça calabresa cortada em cubos
– 2 e ½ xícaras (chá) de carne-seca cozida e desfiada (270 g)
– 1 cebola laminada
– 3 dentes de alho picados
– 1 folha de louro
– 1 pimenta dedo-de-moça picada
– 1 e ½ xícara (chá) de feijão-fradinho cozido (300 g)
– 2 xícaras (chá) de arroz cozido (400 g)
– Pimenta-do-reino a gosto
– Sal a gosto
– Cebolinha a gosto
– Coentro a gosto
Para o queijo coalho
– 3 palitos de queijo coalho cortados em 4 tiras finas
– 1 colher (chá) de Óleo de Girassol Soya (15 ml)
Preparo
Em uma frigideira, doure a linguiça calabresa e a carne-seca com Óleo de Girassol Soya. Refogue a cebola. Quando ela ficar translúcida, adicione o alho, a folha de louro e a pimenta dedo-de-moça. Inclua o arroz e o feijão cozidos e envolva-os nos demais ingredientes. Corrija o sal e a pimenta-do-reino.
Para o queijo coalho
Doure todos os lados das tiras de queijo coalho com um fio de Óleo de Girassol Soya e corte-as em cubos pequenos.
Finalização
Desligue o fogo e misture o queijo coalho, a cebolinha e o coentro.
Variação: para um sabor mais delicado, substitua o coentro por salsinha picada.
Dica: Cozinhe o feijão-fradinho na pressão por 15 minutos com um pouco de sal e uma folha de louro. Para o preparo do arroz, cozinhe 1 xícara (chá) de arroz branco em duas xícaras (chá) de água, fazendo uma refoga com 1 colher (sopa) de Óleo de Girassol Soya e meia cebola.
Rendimento: 6 porções.
Tempo de preparo: 40 minutos.
Então, o que você achou desse conteúdo? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no e nossas redes Instagram, Facebook e Spotify.