Criatividade, marketing, branding, comunicação, design, empreendedorismo, inovação, futurismo e outras temáticas do universo da economia criativa.

Cientistas estão criando algodão psicodélico

0

Nada é mais bonito que juntar criatividade com tecnologia e conhecimento técnico. Unindo esses quesitos, cientistas australianos estão criando algodão psicodélico. Se isso der certo, essa pesquisa vai ajudar a indústria da moda a reduzir o uso de corantes tóxicos, uma vez que essas plantas de algodão criado em laboratório já serão coloridas.

- Publicidade -

Até o momento, os cientistas acreditam que encontraram uma maneira de quebrar o código molecular do algodão. O líder do time de cientistas do laboratório da Agência Nacional de Ciência da Austrália (CSIRO), Dr. Colleen MacMillan, explica que eles conseguiram criar plantas de algodão com cores intensas em placas de Petri. Nos próximos meses os cientistas verão se conseguem fazer o algodão colorido florescer e criar sementes, o que criaria plantas inteiramente novas.

Claro que eles ainda estão nos primeiros estágios de desenvolvimento dessas espécies coloridas. Inserindo genes dentro do DNA do algodão, os cientistas conseguem fazer com que as células comecem a replicar a cor ao invés do branco natural da planta.

Logo, eles criaram algumas cores diferentes, como vermelho, dourado e roxo. Também conseguiram criar uma espécie de algodão preto, o que é muito positivo, tendo em vista que as tintas pretas estão entre as mais poluentes da indústria de tecidos.

algodão psicodélico

Mas por que fazer tudo isso?

- Publicidade -

A ideia é que essas plantas de algodão possam ser convertidas em fibras que, posteriormente, serão transformadas em roupas coloridas sem a necessidade de tinturas. Isso reduzirá a coloração de tecidos com produtos tóxicos que acabam prejudicando o meio ambiente e a saúde das pessoas que trabalham no processo de tingimento de tecidos e produção de roupas.

Se os cientistas tiverem sucesso e avançarem na criação dessas plantas coloridas, eles terão como enfrentar organizações que são contra a modificação de sementes. Pois, diferentemente de outras sementes modificadas por grandes empresas, essas de algodão coloridos poderão ajudar pequenos agricultores ao passo que poderá incrementar renda eles poderão usar menos pesticida.

Além disso, a indústria da moda tem muito a ganhar com isso, principalmente as marcas eco-friendly. Porque esse algodão colorido eliminaria a necessidade de tingir o tecido, o que economizaria muitos litros de água que são usados no processo de tingimento. Ou seja, evitaria o desperdício de água e a poluição do meio ambiente.

 

Esse é um ponto de positivo que vemos em melhorar espécies de plantas. Se você gostou desse assunto, então você precisa ver o texto sobre o livro O Terceiro de Prato de Dan Barber.

 

Fontes: FastCompany

- Publicidade -

Imagem destacada: Sharon McCutcheon via Unsplash

E aí, que achou desse artigo? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no Instagram e no Facebook. Assim você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.