A busca pela estética tornou-se quase uma obsessão coletiva. Não é de hoje que vemos pessoas que se submetem a um ou vários procedimentos cirúrgicos ou não-cirúrgicos para melhorarem alguma coisa que não gostam em seus próprios corpos ou até mesmo atingir um ideal de beleza atual. Pode-se dizer que, atualmente, a gente está vivendo a era da harmonização facial sem bisturi, isto é, com técnicas bem menos invasivas e simples que uma cirurgia plástica convencional. Historicamente, há registros do século passado que dão conta de procedimentos muito bizarros para o alcance do ideal de beleza daquele tempo. Um exemplo, é um aparato de ferro que machucava bilateralmente as bochechas e que as mulheres usavam por longos períodos de tempo para adquirir covinhas no sorriso.
E isso é só um exemplo do que acontecia no passado e de como os tratamentos estéticos evoluíram juntamente com os novos ideais de perfeição estética.
Neste artigo, vamos falar especificamente de procedimentos estéticos na face que estão ganhando cada vez mais enfoque e que certamente você já ouviu falar. E o melhor de tudo: procedimentos que dispensam o bisturi, anestesia geral e todos aqueles problemas de se fazer uma cirurgia plástica. Vem com a gente conhecer alguns milagres que a harmonização facial não-cirúrgica pode fazer por você. Não é feitiçaria, é tecnologia!
1. TOXINA BOTULÍNICA
Todo mundo já ouviu falar dela, nem que seja pelo seu nome mais popular: Botox®, que na verdade se trata do nome de uma marca. A toxina botulínica A é um tipo de neurotoxina (uma substância capaz de afetar alguns tipos de nervos e terminações nervosas), produzida por uma bactéria, a Clostridium botulinum.
Ela tem ação de bloqueio do impulso nervoso que faz o músculo contrair. Ou seja, aplicando-se uma quantidade correta da toxina nos músculos da face (na testa, glabela, nos músculos ao redor do olho…), ela causa o relaxamento local. Assim, consegue-se uma suavização das rugas de expressão, além de impedir que elas se aprofundem ainda mais.
A técnica é razoavelmente simples e envolve poucos riscos ou efeitos colaterais, como hematoma, dor ou inchaço no local, que costumam desaparecer entre 3 a 7 dias. Os efeitos começam a ser sentidos entre 7 a 15 dias e duram uma média de 6 meses.
2. ÁCIDO HIALURÔNICO
O ácido hialurônico é uma substância naturalmente produzida pelo corpo. Ele está em diversos lugares, mas o mais importante de todos é no espaço entre as células da nossa pele. Não precisa ser nenhum entendido do assunto pra imaginar que, conforme a idade vai chegando, a quantidade desse ácido vai diminuindo. E com ele, vai-se junto o colágeno e a firmeza da nossa pele. Para compensar essa perda, os profissionais podem usar este ácido para duas técnicas muito interessantes:
# PREENCHIMENTO
Neste caso, o profissional vai injetar o ácido hialurônico embaixo de sulcos e rugas na pele. Além de já causar aquele aumento instantâneo no tecido e a consequente diminuição da profundidade dessas rugas, a longo prazo ele ainda é capaz de puxar água para aquele local e estimular a produção de colágeno. Assim, o resultado é a diminuição desses sulcos e rugas, hidratação e maior firmeza da pele.
Além disso, é usado também para ganhar volume em regiões que a pessoa deseje, como os lábios, ângulo de mandíbula, maçãs do rosto e até para a modelação do nariz.
# SKIN BOOSTER
Nessa técnica, outro tipo de ácido hialurônico menos reticulado (mais líquido) é injetado bem na camada superficial da pele para causar aquele efeito que a gente já disse antes de hidratação e formação de colágeno. Ou seja, aquele efeito gloss. Essa técnica não tem a intenção de preencher, mas sim de deixar a pele mais hidratada, viçosa e com uma aparência mais jovem.
3. LIPO ENZIMÁTICA DE PAPADA
Foi-se o tempo em que lipoaspiração era sinônimo de uma uma cânula grossa furando tudo e chupando a gordura. Há algum tempo, foi desenvolvida uma técnica na qual uma enzima chamada ácido deoxicólico é injetada diretamente naquela gordurinha da papada que é o terror de muita gente. Lá dentro, ela causa uma quebra das células de gordura do local. Então, estas células liberam a gordura que é carregada pelos sistemas circulatório e linfático e é eliminada do corpo.
Uma boa opção para quem não quer se submeter àquela lipo convencional com anestesia geral e longo processo de recuperação.
Vale lembrar que essas dicas são bacanas pra quem tem vontade de corrigir algum desses probleminhas e melhorar a autoestima. Porém mais importante que isso é trabalhar a auto-aceitação desses nossos pequenos defeitos e entender que ninguém é perfeito. É claro que uma melhorada sempre ajuda, mas que ela seja apenas a cereja do bolo de uma pessoa que é feliz e consciente de que a perfeição, além de utópica, é chata pra caramba.
Este artigo foi escrito com a colaboração do @guilhermedenadaiodonto
Gostou desse artigo sobre a sensação atual: harmonização facial sem bisturi? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no Instagram e no Facebook. Assim você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade!
Veja também esse artigo com sobre moda digital.