Criatividade, marketing, branding, comunicação, design, empreendedorismo, inovação, futurismo e outras temáticas do universo da economia criativa.

8 documentários na Netflix que toda pessoa criativa deveria assistir

0

Mesmo que alguns dos documentários informados abaixo retratem profissões específicas, eles são muito bons aguçar a criatividade de todos. Afinal, como já falamos em outros posts aqui do site, a criatividade é para todos, mas ela precisa ser despertada e trabalhada. Por isso, hoje vamos mostrar 8 documentários na Netflix que toda pessoa criativa deveria assistir.

 

- Publicidade -

#1 – Minimalism

O minimalismo já vem sendo uma tendência, seja em roupas, casas e no nosso modo de viver como um todo. Minimalism, é um documentário que mostra as raízes do minimalismo como uma reação ao consumismo, bem como ao excesso de utilização de mídias digitais. Além disso, ele mostra como esse novo movimento está surgindo para mudar o nosso jeito de viver.

Ele é ótimo para nos fazer pensar se realmente estamos fazendo escolhas conscientes, ou se estamos apenas seguindo o fluxo.

 

- Publicidade -

#2 – Jeremy Scott: The People’s Designer

Esse documentário retrata a vida de Jeremy Scott, famoso estilista que já fez trabalhos para Adidas e Moschino. Aqui vemos tudo, desde a sua infância humilde em uma área rural do EUA até a sua guinada na profissão.
Entre outras coisas, esse filme mostra muito bem que, não importa quão bom você é, você sempre terá que lidar com críticas e com pessoas que não entendem seu trabalho.

 

#3 – Abstract: The Art of Design

Já comentamos sobre essa série em outro post aqui do canal. E vamos falar dela de novo. Motivo? Ela é muito boa!
Abstract já conta com duas temporadas na Netflix e ela mostra o trabalho de designers e outras pessoas de áreas criativas. Além do mais, cada profissional mostra bem como é seu dia a dia de trabalho, seu processo e os desafios que eles enfrentam.

 

- Publicidade -

#4 – Brinquedos que marcaram época

Todo mundo aqui já foi criança. E tenho certeza que todos lembram daquele brinquedo favorito, ou daquele que foi objeto de desejo.

Essa série que já conta com 3 temporadas, mostra o processo de criação e os criadores dos brinquedos mais icônicos. Só para você ter uma ideia, aqui podemos ver o processo de criação de brinquedos como: Barbie,  Meu querido pônei, Tartarugas Ninjas, Power Rangers, entre outros.

 

#5 – The B-Side: Elsa Dorfman’s Portrait Photography

Nesse documentário, o cineasta Errol Morris mostra a vida e o trabalho da sua amiga Elsa Dorfman. Ela, que é conhecida por fazer retrato de pessoas com sua polaroid gigante, e é uma talentosíssima fotógrafa.

 

#6 – A Vida e Arte de Stanisław Szukalski

Stanisław Szukalski foi um pintor e escultor polonês que reimaginou a arte e criou uma espécie de mitologia própria em suas obras. No entanto, durante a 2ª Guerra Mundial grande parte de sua obra foi perdida. Ele foi um gênio louco com uma história ainda mais louca, conforme retratado na descrição do documentário na Netflix.

Esse documentário mostra quando artistas de Los Angeles descobrem as obras de Stanisław Szukalski.

 

#7 – Franca: Chaos and Creation

Francesco Carrozzini, cineasta, retrata nesse documentário a vida e obra de sua mãe, Franca Sozzani, que foi editora-chefe da Vogue italiana entre 1994 e 2016.

Ela se tornou uma figura notória ao vincular moda e política, pois foi durante seu período na Vogue, que vimos uma revista de moda se posicionar diante dos acontecimentos políticos no mundo. Além de trabalhar com temas específicos em cada edição.

Nesse documentário, podemos ver toda a criatividade de Franca, bem como ela se arriscou no começo de sua carreira a fim de provar que seria capaz de promover uma mudança. Vale a pena conferir!

 

#8 – Chef’s Table

O que cozinha e criatividade tem em comum? A resposta é: tudo! Nessa série que já conta com 6 temporadas na Netlix, nós podemos acompanhar o processo criativo dos chefs mais famosos do mundo. Nós notamos, assim, que os pratos criados, sempre trazem uma mensagem. Seja pelo modo de preparo, pela apresentação ou até mesmo pela escolha dos ingredientes que o compõem.

 

Imagem destacada: Freepik.com

E aí, que achou desse artigo? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no Instagram e no Facebook. Assim você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.