5 Vantagens e desvantagens de trabalhar sozinho
Você sabe quais são as 5 Vantagens e desvantagens de trabalhar sozinho?
Quem nunca teve o sonho de ser seu próprio chefe? Poder ter seu próprio horário, ficar com todo o lucro do seu negócio só pra você, entre outras mordomias. Mas é só parar para analisar um pouco para saber que isso não é verdade, trabalhar sozinho está longe de ser um conto de fadas, tem suas vantagens e desvantagens.
Mas se você já tem em mente que quer começar seu próprio negócio, que tal dar uma lida nesse artigo e saber quando começar?
Sendo assim, nesse artigo, nós conversamos com alguns donos de negócios e freelancers que nos ajudaram a criar a lista de 5 vantagens e desvantagens de trabalhar sozinho, vamos lá?
5 Desvantagens de Trabalhar Sozinho
1-Você é mais cobrado
O primeiro item da nossa lista ajuda a provar que trabalhar sozinho não é só alegria, pelo contrário. Quando você tem seu próprio negócio, o único responsável por ele é você, isso significa que suas ações vão influenciar diretamente a saúde do seu negócio. Em outras palavras, você tem mais responsabilidades. Mas isso pode ser uma coisa boa, caso você goste de desafios.
2- Lidar com todos os tipos de pessoas
Essa talvez não se aplique á todos os tipos de negócios, se você for trabalhar com investimentos, por exemplo, as probabilidades de ter que lidar com pessoas difíceis são baixas. Mas via de regra, trabalhar sozinho significa que você é quem vai entrar em contato com seus clientes, fornecedores e prestadores de serviço. Dito isso, tenha em mente que a possibilidade de alguma dessas pessoas ser um pé no saco é grande. Se prepare para ter jogo de cintura e não perder a paciência tão fácil, ainda mais se você tiver que se colocar na posição de cobrar pagamentos. Falando nisso, aqui estão umas dicas de como convencer o cliente a te pagar antecipadamente.
3- Insegurança financeira
Trabalhar com carteira assinada também tem suas vantagens, mas na maioria esmagadora das vezes é a única opção das pessoas. Além do mais, uma das vantagens de ser empregado é ter a certeza (ou quase) de que você vai receber seu dinheiro no final do mês. Suas contas vão ser pagas e você sabe que irá colocar comida na mesa. Quando você trabalha sozinho, nem sempre é assim. A insegurança financeira é algo que pode te trazer tensão e preocupação constante, mas claro, não é algo que não possa ser controlado. Afinal, com o planejamento correto, disciplina e uma boa administração de seus recursos, você pode se sentir mais seguro.
4- Não ter opiniões externas
Quando se trabalha sozinho, é comum se perder nas próprias ideias, eu falo isso por experiência. Sempre é bom ter uma segunda, ou até um terceira opinião. Pois quando se tem apenas um viés, as probabilidades de você estar errado(a) aumentam. Como diz aquele velho “deitado”: “Duas cabeças pensam melhor que uma”. Se isso é sempre verdade ou não, é outra história, mas com certeza é bom ter um contraponto para suas ideias. Um dos obstáculos para superar quando se trabalha sozinho é exatamente esse, você não vai querer virar uma pessoa que apenas ouve a própria opinião, e acredita que todos a sua volta estão errados, como aquele conhecido presidente daquele conhecido país. Tenha isso em mente! 😉
5- Não poder focar em uma só tarefa
Trabalhar sozinho, como já diz a frase, significa que você vai ser ao mesmo tempo todos os setores de sua empresa. É justamente por isso que nem todas as profissões permitem que alguém trabalhe sozinho. Você já viu algum especialista em culinária trabalhar sozinho em seu foodtruck? Se já viu, provavelmente sabe a confusão que é: tirar os pedidos, contar as cédulas, passar o cartão, preparar os pratos e ainda ter que administrar o estoque e insumos. E mesmo nas profissões que são possíveis trabalhar sozinho, normalmente as tarefas administrativas continuam sendo demais para uma só pessoa. Você pode contornar isso contratando terceiros para lidar com setores específicos, por exemplo, empresas de contabilidade, agências de marketing, etc…
5 Vantagens de Trabalhar Sozinho
1- Você pode definir seu horário
Imagine o seguinte cenário: é segunda-feira, o despertador te acordou cedo demais, e tudo o que você queria era mais cinco minutos de sono. Mas se você se atrasar é aquela velha história, e você corre o risco de perder o emprego. Bom, trabalhando sozinho isso não acontece, e sim, essa pode ser uma vantagem, mas dependendo da sua responsabilidade, pode virar um problema. Porém, como estamos falando das vantagens de trabalhar sozinho, definir seu horário pode ser muito útil e realmente aumentar a sua produtividade e seu bem-estar. Apenas lembre-se de não deixar essa liberdade te sobrecarregar.
2- Não ter que responder a um superior
Trabalhar em uma empresa na maioria das vezes significa ter que se acostumar em um ambiente hierárquico, onde você prestará contas diretamente aos seus supervisores. Muitas vezes, o clima dentro de um ambiente hierárquico pode ser problemático, pois isso depende de vários fatores, tanto de uma boa liderança, quanto do profissionalismo dos subordinados. Trabalhar sozinho resolve esse problema, você é o único na cadeia hierárquica, e não precisa se preocupar com a pressão de trabalhar aos olhos de um supervisor.
3- O que você ganha depende de você
Quando se é empregado, trabalhar mais não quer dizer que você irá ganhar mais, muitas vezes é o contrário. Trabalhar sozinho significa que você é responsável por quanto você produz, e por quando você lucra. Claro, existem diversos fatores que vão definir o quanto você vai ganhar, desde o mercado, oferta e demanda, qualidade do serviço e produto, entre outros. Uma das vantagens de ser seu próprio chefe é que você sabe que é o único que colherá os frutos do seu esforço, e mais ninguém.
4- Você ganha experiência
Já dizia um pensamento supostamente atribuído à Thomas Edison: “Eu não falhei, apenas descobri 10 mil maneiras que não funcionam”.
Começar seu próprio negócio, e trabalhar sozinho, certamente é algo que vai te trazer uma experiência enriquecedora. Afinal, se algo não for feito, você nunca saberá qual o resultado. Pense nisso se você está indeciso(a) sobre iniciar seu próprio negócio. Coloque no papel tudo o que você tem a ganhar e perder, e qual a experiência que a tentativa vai trazer para sua vida.
5- Você constrói o seu legado
Nada é mais gratificante profissionalmente do que ver uma ideia criando vida. Um conhecimento popular diz que “ideias não valem nada sem a execução”. E colocar sua ideia para acontecer no mundo é uma das melhores formas de construir um legado e deixar sua marca. Lembre-se disso ao começar seu negócio, você é responsável pelo que vai construir e pelas mudanças que isso pode trazer para a sociedade. Suas ideias postas em prática podem fazer a diferença.