5 maneiras de estimular a criatividade em equipe
Sabe aquele lance de ambiente e clima agradável, descontraído, comida e bebidas à vontade para estimular a criatividade em equipe? Então, ele até pode funcionar. Mas, se outros fatores não seguirem o mesmo fluxo, de nada adianta o ambiente “cool” pois estamos falando de criatividade, algo inteiramente ligado à nossa mente, a nossa forma de pensar e ver as coisas que estão ao nosso alcance.
Para despertar a criatividade em equipe os fatores devem ir muito além das coisas palpáveis, antes de tudo uma boa relação, reconhecimento e valorização da equipe é a principal base para o grupo ser criativo.
INCENTIVANDO A CRIATIVIDADE
Assim como na infância, quando a nossa criatividade era trabalhada diariamente em atividades artísticas e descontraídas, longe de qualquer julgamento ou preconceitos. Na fase adulta, essas atividades devem ser retomadas com novos conceitos cabíveis a cada situação e setor da empresa.
Antes de estimular o profissional, o ambiente como um todo deve estimular o funcionário, afinal, você não pode exigir criatividade de alguém em um ambiente caótico, com telefones tocando o tempo inteiro, aquela pilha de papel que não para de subir, a caixa de e-mail cada vez mais lotada, entre outros empecilhos.
Tendo um bom relacionamento profissional com a equipe, partimos para as atividades práticas, que aqui listamos 5 fundamentais que favorecem e estimulam a criatividade em grupo:
Trocas de experiências e conhecimentos
Você já passou por aquele momento que nada surgia e bastou você conversar 5 minutos com alguém e a ideia apareceu e tudo foi resolvido? Conversar sempre ajuda.
Quando conversamos, abrimos nossa mente para ouvir uma pessoa que possui bagagens culturais diferentes. Criamos um mapa com várias conexões, e quanto mais você interage e troca informações mais eles se conectam e o mapa cresce. Nesse momento você acaba abrindo novas possibilidades que sozinho talvez não conseguiria. Passaria por um caminho mais longo pois estaria criando o seu mapa de possibilidades sozinho dentro da sua bolha.
Atualize
Cursos, eventos, workshops, palestras, tudo isso atualiza o ser humano, que certamente encontra novas ferramentas para otimizar o trabalho.
Horários flexíveis
Não queira criatividade de uma pessoa tratando-a como um robô. As pessoas necessitam respirar e ter de momentos de ócio, todos tem momentos específicos do dia onde são mais produtivos. Valorizar as qualidades individuais e entender que cada um precisa do seu tempo é a uma ótima saída para melhorar a qualidade de vida dos funcionários e consequentemente sua produtividade.
Saiba valorizar
Saber valorizar o que está sendo construído e quem está construindo impulsiona e dá gás para o grupo continuar em projetos que nem sempre terão finais felizes. Portanto é importante sim saber valorizar as conquistas, mas também apoiar e revigorar quando erros acontecerem.
Seja justo
Passando por todas as partes físicas do local de trabalho e pelas atividades que estimulam os integrantes, chega-se ao ponto mais criterioso de um trabalho.
Ser justo com o funcionário é um dos pilares mais importantes para mantê-lo saudável na empresa quanto para otimizar seu trabalho. Agir de forma ética com as pessoas cria uma relação que ambos saem ganhando, afinal quando mais uma empresa beneficia um funcionário, mais ele estará disposto a oferecer o seu melhor.
Por fim, com todos estes fatores alinhados, faça com que a equipe se sinta viva e pertencente do que está sendo construído. Você está lidando com pessoas carregadas de necessidades, habilidades e sentimentos.
Gostou desse desse artigo sobre estimular a criatividade na sua equipe? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no Instagram e no Facebook. Assim você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade!
Veja também esse artigo com sobre como ser mais criativo em 10 passos.
[…] não está vivendo, mas apenas existindo? Todo mundo passa por momentos na vida em que se fica sem criatividade. Seja no trabalho ou na vida pessoal, isso acontece e às vezes pode ser frustrante, pois podemos […]