Quem trabalha com criatividade sabe que, muitas vezes, estamos em um campo subjetivo. Desse modo, parece que nossas inseguranças ganham protagonismo, afinal, na maioria das vezes não temos como provar um ponto por a + b, como um cálculo matemático, por exemplo. Por outro lado, temos, também, uma ótima oportunidade para nos desenvolvermos mais e desse modo acreditar mais em nós mesmos. Claro que esse processo nem sempre é linear e fácil. Pensando nisso, colocamos aqui 4 dicas para você ser mais confiante.
Então, se já é difícil ter confiança em tempos mais calmos, imagina no cenário em que estamos vivendo. Onde tudo está mudando muito rápido e com várias incertezas sobre como será o amanhã. No entanto, esse também pode ser um momento para parar e examinar a nossa auto confiança.
4 dicas para você ser mais confiante
1 – Mantenha a perspectiva
A dúvida sobre nós mesmos pode passar a fazer parte da nossa identidade caso não tenhamos cuidado com isso. Pois bem, um boa maneira de lidar com a insegurança é fazer uma auditoria interna. Ela deve ser bem racional e você pode buscar responder questões como: qual é minha base de conhecimento? E quais habilidades eu já demonstrei ter anteriormente? Não leve essas questões para o lado existencial. Mantenha o foco na tarefa que você vai desempenhar. Ou seja, o importante é saber se você tem habilidades para fazer a tarefa que você precisa nesse momento, e não quais habilidades você possui enquanto ser humano. Entenderam a diferença?
Uma vez que a resposta for sim, tenho habilidades para fazer isso, concentre-se no por que você pode realizar a tarefa. Por que você tem conhecimento para isso, ou por que você já fez isso anteriormente, enfim, as respostas é você quem deve trazer.
E, vale lembrar: você não está destinado ao fracasso só por que não sabe tudo que precisa agora. Você tem a capacidade de aprender e um novo trabalho pode ser o desafio e o efeito motivador de que você precisa para isso.
2 – Faça sua parte
A maior parte de nós, seres humanos, não somos genuinamente especialistas. Pelo contrário, a competência requer prática. É muito comum admirarmos alguns profissionais que tem facilidade em fazer o que não nós conseguimos. O que eles tem de diferente? Uma coisa: a prática. Talvez eles estivessem inseguros na primeira vez que realizaram uma determinada tarefa, mas praticaram tanto que aprenderam a curtir o processo.
Ou seja, mergulhar no processo e desempenhar o seu papel no trabalho, mesmo que não se sinta 100% preparado, fará com que sua confiança melhore.
3 – Faça perguntas
Mascarar a incerteza pode aumentá-la, sabia? Pois bem, quando estamos muito inseguros pode ser difícil fazer perguntas, uma vez que isso possa fazer com o outro perceba sua insegurança. No entanto, as perguntas são uma ótima ferramenta e quanto mais confortável você ficar para questionar, mais tranquilo será o seu caminho no futuro.
À medida que você começa a questionar mais, você sana dúvidas e vai ficando mais confiante para fazer mais perguntas. Aqui, estamos nos referindo a perguntas referente a uma tarefa em questão. Quanto mais você buscar esclarecer as coisas, mais confiante vai ficar no que está fazendo. É um ciclo.
4 – Utilize as dúvidas de maneira estratégica
Quando utilizada na medida certa, a nossa insegurança pode melhorar a maneira como encaramos nossa vida profissional e pessoal. Como? Buscando, de forma racional, entender quais são os pontos a serem melhorados. Após, buscando conselhos e ajuda para melhorar esse pontos. Entre outras palavras, nos manter questionando sobre nossas escolhas e atitudes pode nos tornar pessoas melhores. Claro, se identificarmos os problemas e buscarmos mudar.
Dessa maneira, um olhar autocrítico, então, não é necessariamente o inimigo da confiança, mas uma ferramenta para alcançar um nível mais alto de desempenho.
Não existe mágica
Finalmente, confiança é algo além de simplesmente se sentir poderoso ou capaz em qualquer situação. Confiança é sobre acreditar em si mesmo, em seus talentos, forças, mas também é se conhecer e dar espaço para você crescer e aprender. Essa definição traz certeza, mas também deixa espaços para dúvidas. Nesse caso, ao invés de suprimir, escute essas dúvidas e tente aprender com elas.
Fonte: Laura Entis | 99u