Criatividade, marketing, branding, comunicação, design, empreendedorismo, inovação, futurismo e outras temáticas do universo da economia criativa.

3 insights sobre a volta do Orkut para o seu negócio

0

O assunto dessa semana, pelo menos entre os millenials, não poderia ser outro: a volta do Orkut! O que está trazendo memória afetiva, nostalgia e, claro, muita expectativa. Mas a mensagem do Orkut Büyükkökten, fundador da rede social que acabou em 2014 traz muito mais do que apenas um comunicado sobre a volta de uma rede social. Confira aqui, 3 insights sobre a volta do Orkut para o seu negócio.

- Publicidade -

Ah, caso não tenha visto a mensagem dele, você pode ler ela aqui na íntegra. Agora bora!

3 insights sobre a volta do Orkut para o seu negócio

1 – Comunidades não são algo do passado, e elas podem ser muito poderosas para o seu negócio

Se você já esteve no Orkut deve se lembrar de ao menos umas cinco comunidades que faziam parte dele, mesmo após anos de fechamento da rede. Afinal, essa era uma ferramenta poderosa na época e continua sendo atualmente. Comunidades são ferramentas de conexão, ou você não lembra quanto tempo gastava nos fóruns delas?

Desse modo, o criador da comunidade, em seu anúncio, despertou nossa memória afetiva e também criou conexão ao tocar nas dores atuais da sociedade:

- Publicidade -

“Acredito que o orkut.com encontrou sua comunidade porque reuniu tantas vozes diversas de todo o mundo em um só lugar. Trabalhamos muito para tornar o orkut.com uma comunidade onde o ódio e a desinformação não fossem tolerados. Nos dedicamos muito para tornar o orkut.com uma comunidade onde você pudesse conhecer pessoas reais que compartilhavam seus mesmos interesses, não apenas pessoas que curtiram e comentaram em suas fotos.”

2 – A rede social é uma ferramenta, não é sua vida e muito menos o seu negócio

Então, quanto tempo você gasta na rede social atualmente? E o que você consome lá está realmente te ajudando? Em sua mensagem, Orkut Büyükkökten fala que as redes sociais devem nos servir, e não gerar conflitos. O que vemos hoje é comparação, julgamento e muita fake news rolando por aí.

“Nossas ferramentas online devem nos servir, não nos dividir. Elas devem proteger nossos dados, não vendê-los. Elas devem nos dar esperança, não medo e ansiedade. A melhor rede social é aquela que enriquece sua vida, mas não a manipula.”

3 – Um líder sabe se posicionar e acredita no que faz

- Publicidade -

Por fim, uma mensagem sobre liderança. Hoje, mais do que nunca as pessoas anseiam por líderes. Pessoas que solucionem problemas e tenham postura para transmitir mensagens.

“Eu sou uma pessoa otimista. Acredito no poder da conexão para mudar o mundo. Acredito que o mundo é um lugar melhor quando nos conhecemos um pouco mais. É por isso que criei a primeira rede social do mundo quando era estudante de pós-graduação em Stanford. É por isso que eu trouxe o orkut.com para tantos de vocês ao redor do mundo. E é por isso que estou construindo algo novo. Vejo você em breve!”

Expectativa x Realidade

Finalmente, enquanto esperamos e criamos expectativa sobre a volta do Orkut, ficam alguns questionamentos. Será que a volta do Orkut, vai mudar nossa maneira de utilizar as redes sociais, assim como foi com a chegada do Facebook? E, como a geração Z vai entender essa nova/velha ferramenta? (essa parte, confesso, me deixa muito curiosa).

 

Fonte:@movinggirls

Confira aqui, 5 modelos de negócios criativos que você precisa conhecer!

Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no Instagram, Facebook e Spotify. Assim você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.