Criatividade, marketing, branding, comunicação, design, empreendedorismo, inovação, futurismo e outras temáticas do universo da economia criativa.

15 princípios de hierarquia para usar nos seus layouts

0

Artes visuais e design estão por todo lugar. Quem trabalha em alguma dessas áreas criativas sabe muito bem que sempre seguimos ‘regras’ para que a arte criada agrade o maior número de pessoas possíveis. Mas não se engane não há regra para tudo. O que nós denominamos regras, são na verdade elementos e a maneira de organizar eles que mais conversem com as pessoas. E isso está muito atrelado a época e cultura na qual estamos inseridos. Nesse sentido, sabemos também que uma peça gráfica geralmente tem hierarquia. Ela guia o leitor de maneira que facilite e que ele não desista da leitura da obra. Afinal, ele precisa saber o que ler primeiro e qual é a informação mais importante. Pensando nisso, separamos aqui 15 princípios de hierarquia para você usar nos seus layouts.

#1 Ponto Focal

- Publicidade -

Se a sua ideia é chamar a atenção logo de cara para um elemento, então você pode trabalhar com um ponto focal.

#2 Movimento

Nesse caso, a hierarquia de leitura terá movimento e se moverá de acordo com o fluxo. É ótimo para explorar em histórias.

- Publicidade -

# 3 Proporção Áurea

A proporção áurea, ou proporção de ouro pode ser utilizada quando você quer um trabalho impecável, perfeitamente harmônico e bonito.

# 4 Balanço

- Publicidade -

Se você prefere trabalhar com algo mais seguro, então aposte no balanço. Afinal, um layout com equilibrado nunca faz ninguém se decepcionar.

# 5 Repetição

Dessa forma ninguém perderá a informação. A repetição é uma ótima forma de frisar e chamar a atenção em layout.

# 6 Espaço Negativo

Esse princípio pode deixar seu layout mais sofisticada e ainda fará com que o espectador olhe para onde você quer. Aqui vale o princípio do menos é mais. 😉

# 7 Triângulo Visual

Funciona melhor para conteúdos menores, uma vez que a ideia é a pessoa seguir a leitura formando um triângulo. Dessa maneira, se conter muita informação o leitor pode acabar perdendo algo.

# 8 Textura

Você pode usar textura para refratar o espaço negativo, e então chamar atenção para aquele ponto.

# 9 Tipografia

Fale alto e com clareza utilizando a tipografia certa. Desse modo, ninguém ficará com dúvidas.

# 10 Acaso

Às vezes, uma total falta de simetria pode chamar atenção também.

# 11 Réguas

Por outro lado, para gerar um impacto contrário, acabe com a desordem. Utilize algumas réguas no layout.

# 12 Alinhamento

O alinhamento acaba com qualquer bagunça e deixa uma ordem clara para onde seguir.

# 13 Linhas

Vá direto ao ponto. Utilize linhas retas para ser mais objetivo.

# 14 Contraste

Contraste grita por atenção. Então, basta usá-lo. Mas faça isso com sabedoria.

# 15 Regra dos Terços

Bastante utilizada na fotografia, essa divisão da área é ótima para colocar o mesmo peso em tudo.

 

Fonte: DesignMantic

Imagem Destacada:Foto de picjumbo.com no Pexels

E aí, que achou desse artigo? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no Instagram e no Facebook. Assim você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.