Criatividade, marketing, branding, comunicação, design, empreendedorismo, inovação, futurismo e outras temáticas do universo da economia criativa.

15 hábitos e técnicas criativas para você ser criativo!

0

Em um mundo dominado pela tecnologia, ser uma pessoa inovadora e criativa pode ser um grande problema, de fato. Antes de mais nada você terá acesso a 15 hábitos e técnicas criativas!. No entanto, é importante deixar claro que isso não é um motivo para dizer que tudo está perdido. Fiquei calmo. Na realidade, felizmente, existem alguns hábitos e técnicas que podem ajudar você a despertar a sua criatividade. A concepção de criatividade mudou muito com o transcorrer do tempo, de fato.

- Publicidade -

A maior parte dos sujeitos, hodiernamente, acredita que não são criativos. No entanto, ignoram o fato de que a principal característica de uma pessoa criativa é a originalidade. Então, para alcançar a criatividade, é fundamental estimular o cérebro. Se você está querendo se tornar uma pessoa mais criativa e não sabe por onde começar, fique tranquilo que nós vamos te ajudar. Confira aqui algumas dicas básicas de como ser uma pessoa criativa.

Talvez você goste de ler:

Tédio e criatividade combinam? Saiba que o tédio é capaz de te ajudar a ser mais criativo

Qual é a importância da criatividade para o seu negócio?

hábitos e técnicas criativas para você experimentar

- Publicidade -

Observe o mundo ao seu redor.

Muitas pessoas ficam presas na rotina e acabam esquecendo de observar o seu entorno e tudo que está acontecendo nele. Quando você passa a olhar para o cotidiano, consequentemente, passa a encontrar os problemas que existem nele. Além disso, é importante ficar atento às mudanças, afinal de contas, o mundo, como depende de uma variável antrópica para estabelecer determinados processos e ocupações territoriais, constantemente encontra-se em movimentação, (no sentido de transformar). Olhar o cotidiano é o primeiro passo para tornar-se uma pessoa criativa.

Veja os problemas do cotidiano com outros olhos.

Todas as vezes que você encontrar um problema que atrapalhe o seu cotidiano, tente pensar se já existe uma solução para ele. Se você não pensar em uma, quem sabe seja o momento de criá-la?

Mude seus hábitos.

- Publicidade -

Einstein disse uma vez que “insanidade é continuar fazendo sempre as mesmas coisas e esperar resultados diferentes”. Ou seja, para se ter uma mente criativa, é preciso mudar os hábitos, criar novos estímulos e etc.

Sempre anote as suas ideias.

Às vezes, você pode ter uma ideia ótima, revolucionária. No entanto, muitas pessoas deixam para anotar as coisas depois. Anotar as ideias no momento que você as tem é uma forma de não esquecê-las e colocá-las em prática.

Descanse.

Uma mente criativa precisa de descanso. Ninguém consegue pensar fora da caixa estando cansado, com noite mal dormidas e etc.

Conheça a história de pessoas inspiradoras.

Às vezes, o que falta para um sujeito é repertório. Muitas ideias surgem, mas a falta de repertório pode acabar abafando o florescimento de determinadas ideias. Por isso, para ser uma pessoa criativa, um dos hábitos que se precisa adotar é conhecer a história de sujeitos que conseguiram romper paradigmas sociais, como Nelson Mandela, Steve Jobs, J.K Rowling e etc.

Estude muito!

Estudar é a base fundamental de qualquer mente criativa. É preciso sempre a partir do pressuposto de que somos eternamente aprendizes e que ninguém sabe absolutamente tudo. Estude muito todos os aspectos da área que você almeja atuar. Conhecendo tudo que permeia essa área, será mais fácil inovar.

Escute outras pessoas.

Saber ouvir a ideia de outras pessoas é ideal para quem busca ampliar sua criatividade. Às vezes, um determinado sujeito pode enxergar coisas que você não consegue em determinadas situações, visto que a nossa perspectiva varia de acordo com nossa bagagem cultural (experiências vividas e etc). Saber o momento de escutar é um ponto chave para ser uma pessoa criativa.

Constitua grupos.

Muitas ideias transformadoras acabaram surgindo de grupos. Às vezes, mais de uma pessoa pensando pode ser a chave para o sucesso. A criatividade não está somente em um sujeito.

Faça uso da internet.

A internet mostrou-se transformadora quando o assunto é a comunicação entre os sujeitos. Nesse sentido, use a internet a seu favor. Faça longas pesquisas, converse com pessoas, encontre contatos, consulte valores e etc. Hoje, temos uma ferramenta de busca importantíssima que pode nos ajudar a desbloquear a criatividade.

Crie.

Ninguém se tornará criativo somente pensando e não colocando em prática as suas ideias. Criar e pôr em prática as suas ideias é uma ótima forma de materializar aquilo que você imaginou. Esse processo de criação, inclusive, ajuda diretamente no entendimento do outro acerca da sua proposta e da viabilidade de execução dela.

Nunca descarte uma ideia.

Às vezes, as pessoas têm ideias geniais e acabam descartando por serem simples demais, ou por acharem que ninguém irá se interessar. Para ser uma pessoa criativa, o importante é entender que tudo é um processo e que todas as ideias possuem sua validade.

Tenha um novo hobby.

Ter um novo hobby pode ajudar a expandir a sua percepção acerca de um determinado assunto, contribuindo diretamente para a aprimoramento da sua mente criativa.

Se divirta mais.

Pessoas que costumam não se divertir tendem a ser mais estressadas e consequentemente menos criativas. Podemos ver que a diversão e a brincadeira estimulam a criatividade quando analisamos uma criança, por exemplo.

Respeite o tempo.

O maior erro das pessoas no processo criativo é querer apressar as coisas. É preciso compreender que tudo tem os eu tempo e que, se algo der errado, é preciso continuar até que dê certo.

Então, o que você achou desse artigo sobre hábitos e técnicas criativas? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no InstagramFacebook e Spotify. Dessa forma você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.