10 mudanças para levar uma vida com menos lixo
Não é nenhuma novidade que o nosso planeta pode entrar em um colapso devido a nossa falta de cuidado com ele. Nós desmatamos, utilizamos recursos naturais em demasia, poluímos e consumimos além do necessário, gerando muito, mas muito lixo. Quando falo ‘nós’ estou falando da nossa espécie, os seres humanos. Nós, que somos capazes que raciocinar e ter soluções criativas para problemas. Pensando nisso, separamos 10 mudanças para uma vida com menos lixo.
1 – Leve seus potes quando for fazer compra em lojas a granel
As lojas a granel já se popularizaram no Brasil e eu, particularmente, acho isso muito bom. Para ficar ainda melhor, nós podemos fazer uma coisa: levar nossos potinhos quando formos fazer as compras. Ou seja, não precisamos utilizar os saquinhos plásticos ou de papel que a loja muitas vezes disponibiliza. Pense bem: se você levar seu pote é só pesar antes, pedir para eles descontarem o valor da tara, se servir e chegar em casa e guardar. Nenhum lixo foi gerado!
Algumas dessas lojas já oferecem saquinhos de algodão que podem ser reutilizados. O que também é uma ótima opção. Além disso, existem potes dobráveis e retráteis, que você pode deixar na bolsa sem ocupar muito espaço.
2 – Tenha sempre consigo sua garrafa, copo e canudos reutilizáveis
Essa dica é mais uma mudança de hábito mesmo. Pense quantas garrafinhas, copos e canudos (esse já está proibido!) você não deixará no meio ambiente se andar por aí sempre com sua garrafinha de água, copo e canudos de metal.
Vamos lá: a garrafinha é fácil. Ela já é popular e tem muitos modelos no mercado, inclusive bem bonitos. Quanto ao copo você pode optar por um copo retrátil de silicone, por exemplo. Ele ocupará pouco espaço na sua bolsa, você pode tomar tanto bebidas quentes quanto frias nele e é fácil de higienizar. Os canudos são bem dispensáveis, mas, caso você prefira mesmo tomar as suas bebidas utilizando eles, compre um kit de canudos de metal. Assim você vai usar os mesmo canudos para sempre!
3 – Substitua o plástico filme e o papel alumínio na cozinha
Se você é tipo de pessoas que não sobrevive sem um plástico filme ou papel alumínio para embalar um pedaço de fruta, de queijo ou qualquer coisa que você vá guardar, seja na geladeira ou na prateleira, então nós temos muito em comum.
Mas o fato é que eu venho me questionando: precisamos mesmo embalar tudo o tempo todo? A resposta foi sim, por que eu gosto de ter tudo bem embalado na minha cozinha.
No entanto, nós podemos trocar o tipo de embalagem. Por isso, você precisa conhecer a Beelieve.Eco e a Keep.eco que vendem panos de algodão com liga de cera de abelha, sendo que a Beelieve.Eco conta com uma versão vegana com cera de carnaúba. Ou seja, são paninhos que você pode usar para cobrir aquela tigela ou embalar um sanduíche (bem como o plástico filme), mas você pode lavar e reutilizar. Genial, não? Bora gerar menos lixo na cozinha!
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
4 – Substitua absorventes descartáveis por opções reutilizáveis
Você sabia que apenas uma pessoa, uma só, pode utilizar cerca de 9mil absorventes durante a sua vida. E que em um ano a quantidade de lixo gerada apenas por absorventes utilizados por uma mulher pode chegar a 400kg? Além disso, os absorventes descartáveis são produzidos com materiais que requerem bastante recursos naturais e demoram até 500 anos para se decompor.
Pensando nisso, queremos apresentar para você três opções mais sustentáveis para substituir o absorvente descartável:
1 – Coletor menstrual: Feito de silicone, esse copinho pode ser utilizado por até 12h, lavado e utilizado de novo.
2 – Calcinha absorvente: Isso mesmo, você usa só a calcinha e era isso mesmo. Ela absorve tudinho! Tem calcinhas específicas para cada ciclo e você pode usar, lavar e usar de novo.
3 – Absorvente de pano: Assim como as calcinhas, eles são feitos em tecido que absorve beeem, e te deixa confortável. A lógica é a mesma: usar, lavar e usar de novo!
Nós escrevemos um texto onde explicamos direitinho sobre cada uma dessas opções clica aqui para conferir.
6 – Compre xampu e condicionador em barra
Isso mesmo, xampu e condicionador em barra, tipo sabonete, sabe? A boa notícia é que eles geram menos lixos com embalagens. E a outra boa notícia é que tem opções veganas e com componentes naturais. Eles são tão eficientes quanto os líquidos, ou até mais.
Ver essa foto no Instagram
7 – Prefira comprar na feira (e leve sua sacola!)
Descubra onde tem feira e tente comprar seus legumes e verduras lá. Além de ajudar os pequenos produtores e movimentar mais a economia local, você consegue produtos mais frescos e sem embalagens. É só levar sua ecobag! 😉
8 – Compre roupas em brechó
Os brechós também se popularizaram bastante por aqui nos últimos anos. Tem sites como o enjoei.com, vários e vários perfis no Instagram e claro, os brechós físicos e feirinhas itinerantes. Então, na próxima vez que você precisar de uma roupa que tal procurar em um brechó?
Nós já temos muitas roupas produzidas no mundo. Então, para que gastar recursos produzindo mais? Inclusive, atualmente, há designers de moda que trabalham focados na moda digital, onde não são necessários recursos naturais para a criação de peças.
9 – Troque o café em cápsula pelo café a moda antiga
Quem não gosta de um cafezinho, não é mesmo? Se você é fã de café e utiliza ele em cápsulas, talvez seja uma boa hora de repensar esse ponto. Que tal trocar por um café tradicional que gera menos lixo?
E olha que um café passado tem o seu valor. E para ele ficar ainda melhor, você pode trocar o filtro de papel por algum reutilizável e durável, como esse filtro de inox da Ekological.
10 – Receba suas faturas por e-mail
Primeiro, você ainda recebe as faturas impressas na sua caixinha do correio? Aaah, mas com certeza você paga elas no banco online, né? Então, para que receber a fatura impressa?
Você pode colocar todas as suas contas em débito automático, ou receber a fatura por email. Um lixo a menos gerado.
Enfim, pequenas mudanças podem ser significativas se forem adotadas por uma maior quantidade de pessoas. E você? Está disposto a mudar alguma hábito para ajudar o meio ambiente?