Proporcionar viv\u00eancias que agreguem conhecimento n\u00e3o apenas no momento do aprendizado, mas se transformem em um legado ao longo da vida dos seus alunos, \u00e9 o desejo, e porque n\u00e3o dizer sonho (?), de milh\u00f5es de educadores mundo afora.<\/p>\n
Desde que come\u00e7amos a refletir e aplicar as potencialidades da Intelig\u00eancia Artificial (IA) generativa, aquela que \u201caprende\u201d a partir de grandes bases de dados, nos surpreendemos (e at\u00e9 nos assustamos) diariamente com os caminhos pelos quais ela pode nos levar. N\u00e3o \u00e9 de hoje, e nem foi inaugurado pelo popular ChatGPT, que a inova\u00e7\u00e3o e a tecnologia est\u00e3o tornando o aprendizado em algo ainda mais criativo, f\u00e1cil e engajador, permitindo que cada aluno \u201cseja ele mesmo\u201d ao longo de sua jornada.<\/p>\n
No universo da educa\u00e7\u00e3o, a IA generativa pode criar materiais de estudos personalizados e adaptar o conte\u00fado educacional com base nas necessidades individuais dos alunos e assim promover experi\u00eancias de aprendizagem \u00fanicas. Ela tamb\u00e9m atua ao lado do professor, auxilia na gera\u00e7\u00e3o de recursos educacionais \u2014como question\u00e1rios, avalia\u00e7\u00f5es e tutoriais interativos, e cumpre o papel de facilitadora perante os educadores.<\/p>\n
De acordo com um estudo do Sesi e do Senai, at\u00e9 2030, quatro ferramentas que envolvem intelig\u00eancia artificial estar\u00e3o difundidas em at\u00e9 50% das escolas p\u00fablicas e privadas do Brasil \u2015 e uma delas, a computa\u00e7\u00e3o em nuvem, deve estar presente em at\u00e9 70% das institui\u00e7\u00f5es de ensino.<\/p>\n
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Sabemos que IA generativa levanta preocupa\u00e7\u00f5es \u00e9ticas em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 cria\u00e7\u00e3o e dissemina\u00e7\u00e3o de conte\u00fado enganoso ou falso, al\u00e9m de imprecisos e incorretos. O pr\u00f3prio criador do ChatGPT, Sam Altman, est\u00e1 ciente de que o mundo pode receber uma intelig\u00eancia artificial \u201cpotencialmente assustadora\u201d. Por conta disso, ele cr\u00ea haver uma necessidade de regulamenta\u00e7\u00e3o das IAs, principalmente para coibir poss\u00edveis pr\u00e1ticas criminosas.<\/p>\n E as quest\u00f5es pr\u00e1ticas v\u00e3o al\u00e9m. Hoje em dia j\u00e1 s\u00e3o desenvolvidas ferramentas de intelig\u00eancia que atuam como uma esp\u00e9cie de tutores dos estudantes: trazem problemas reais para serem resolvidos no ecossistema estudantil e deixam o aprendizado mais din\u00e2mico. Esses \u00b4tutores\u00b4 tamb\u00e9m s\u00e3o avaliados e, ao receberem feedbacks, t\u00eam a tecnologia calibrada. No entanto, especialistas s\u00e3o un\u00e2nimes em afirmar que tudo isso n\u00e3o ausenta a necessidade de intera\u00e7\u00e3o humana. Testes pr\u00e9vios mostram que a IA ainda erra em problemas de Matem\u00e1tica por exemplo.<\/p>\n E a provoca\u00e7\u00e3o que fica \u00e9: os\u00a0bots<\/i>, por mais tecnol\u00f3gicos que sejam, n\u00e3o ser\u00e3o capazes de sinalizar como est\u00e1 determinado comportamento de um aluno \u2014 se est\u00e1 sobrecarregado, frustrado ou com problemas emocionais. \u00c9 preciso ter parcim\u00f4nia.<\/p>\n No universo do aprendizado, para a implementa\u00e7\u00e3o da IA generativa, s\u00e3o necess\u00e1rios alguns passos: os est\u00e1gios iniciais envolvem pesquisa e experimenta\u00e7\u00e3o com diferentes t\u00e9cnicas, algoritmos e arquiteturas para encontrar abordagens adequadas a casos e usos espec\u00edficos. \u00c9 preciso definir processos rigorosos de teste e valida\u00e7\u00e3o para garantir a qualidade, a confiabilidade e as implica\u00e7\u00f5es \u00e9ticas. O monitoramento cont\u00ednuo, a coleta de feedback e o refinamento s\u00e3o necess\u00e1rios para aprimorar o desempenho e mitigar quaisquer limita\u00e7\u00f5es ou vieses que possam vir a surgir. Como o pr\u00f3prio Altman diz, \u2018ainda vamos ter seres humanos controlando o mundo (\u2026). A IA nunca vai superar o ser humano\u2019.<\/p>\n Em educa\u00e7\u00e3o, as quest\u00f5es morais e \u00e9ticas envolvem assuntos como pl\u00e1gio nos trabalhos escolares. Indo para o mundo da pesquisa cient\u00edfica, a pr\u00f3pria revista\u00a0Nature<\/i>\u00a0anunciou que n\u00e3o aceitar\u00e1 o ChatGPT como autor de um trabalho de pesquisa, mas permitir\u00e1 o uso de ferramentas de Intelig\u00eancia Artificial desde que essa informa\u00e7\u00e3o apare\u00e7a na\u00a0metodologia<\/a>. Ou seja, tamb\u00e9m precisaremos de artif\u00edcios cada vez mais aprimorados para evitar que tais funcionalidades sejam usadas de m\u00e1-f\u00e9 ou invadidas por hackers de forma criminosa, conforme o pr\u00f3prio receio de Altman, citado anteriormente.<\/p>\n Sabemos que gerar conte\u00fado de qualidade depende da disponibilidade dos dados, que s\u00e3o diversos e nem sempre 100% confi\u00e1veis. H\u00e1 ainda muitos preconceitos e estere\u00f3tipos permeando o conte\u00fado gerado pela IA, como colocar a culpa em informa\u00e7\u00f5es tendenciosas, falta de contexto social, processos imperfeitos, entre outros. No entanto, o preconceito pode acontecer antes de os dados serem coletados, bem como em outros est\u00e1gios do processo de\u00a0deep learning<\/i>.<\/p>\n Compreender e interpretar as decis\u00f5es tomadas por seus modelos generativos pode ser complexo, dificultando a transpar\u00eancia e a responsabilidade necess\u00e1rias para a sua utiliza\u00e7\u00e3o. Al\u00e9m disso, sua implementa\u00e7\u00e3o geralmente requer poder e recursos computacionais significativos, tornando-a desafiadora para organiza\u00e7\u00f5es menores ou indiv\u00edduos com acesso limitado.<\/p>\n O que os agentes da tecnologia e da educa\u00e7\u00e3o podem fazer para mitigar esses\u00a0gaps<\/i>? \u00c9 poss\u00edvel nos inspirarmos na pr\u00f3pria tecnologia e trabalharmos mais em conjunto? Como ampliar a nossa capacidade de interlocu\u00e7\u00e3o para propor melhorias para as\u00a0big techs<\/i> desenvolvedoras das solu\u00e7\u00f5es de IA generativa? Vamos incluir nessa empreitada organiza\u00e7\u00f5es pequenas e m\u00e9dias, com ou sem fins lucrativos, que tamb\u00e9m aplicam a IA em suas atividades? S\u00e3o provoca\u00e7\u00f5es para quem t\u00eam transitado por esse universo aplicado ao processo de aprendizado. Inegavelmente, estamos diante de uma revolu\u00e7\u00e3o tecnol\u00f3gica com um futuro bastante promissor. Mas, quem sabe, precisamos do esp\u00edrito cr\u00edtico e colaborativo pr\u00f3prios de um professor da vida real para sobrepor os desafios da m\u00e1quina aqui listados, e para que nada limite o desenvolvimento de experi\u00eancias<\/i><\/p>\n <\/p>\n A Pearson tem prop\u00f3sito que \u00e9 simples: adicionar vida a uma vida inteira de aprendizado. A empresa acredita que cada oportunidade de aprender \u00e9 uma chance para avan\u00e7ar pessoalmente.<\/p>\n \u00c9 por isso que dos cerca de 20.000 funcion\u00e1rios est\u00e3o comprometidos em criar experi\u00eancias de aprendizado vibrantes e enriquecedoras, projetadas para causar impactos positivos na vida di\u00e1ria. \u00c9 a empresa l\u00edder mundial em aprendizado de m\u00eddia digital, atendendo clientes em quase 200 pa\u00edses com conte\u00fado digital, avalia\u00e7\u00f5es, qualifica\u00e7\u00f5es e dados.<\/p>\n Ent\u00e3o, o que voc\u00ea achou desse conte\u00fado? Comente, compartilhe esse conte\u00fado e nos siga no\u00a0\u00a0e nossas redes\u00a0Instagram,\u00a0<\/a>Facebook<\/a>\u00a0e\u00a0Spotify<\/a>.\u00a0<\/strong><\/p>\n Artigo por Diego Sette, Diretor de Tecnologia da Pearson Latam<\/i><\/p>\n Professores e Intelig\u00eancia Artificial devem ou n\u00e3o conviver no mesmo ambiente de aprendizado?<\/p>\n","protected":false},"author":3,"featured_media":19678,"comment_status":"open","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[175,1,172,16934],"tags":[1082,17373,14398,1276,17374,17375,2189,1081,1011,9791,1274,10169,680],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/sejacriativo.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/26794"}],"collection":[{"href":"https:\/\/sejacriativo.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/sejacriativo.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/sejacriativo.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/3"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/sejacriativo.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=26794"}],"version-history":[{"count":3,"href":"https:\/\/sejacriativo.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/26794\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":26797,"href":"https:\/\/sejacriativo.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/26794\/revisions\/26797"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/sejacriativo.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/19678"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/sejacriativo.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=26794"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/sejacriativo.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=26794"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/sejacriativo.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=26794"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}Ambientes virtuais de aprendizagem<\/h3>\n
Quest\u00f5es morais e \u00e9ticas<\/h3>\n
Considera\u00e7\u00f5es finais<\/h4>\n
\n<\/i><\/p>\nSobre a Pearson<\/strong><\/h4>\n
\nDiego Sette \u00e9 Diretor de Tecnologia da Pearson Latam e possui um hist\u00f3rico de sucesso em lideran\u00e7a de equipes t\u00e9cnicas e fornecimento de solu\u00e7\u00f5es inovadoras. \u00c9 adepto da identifica\u00e7\u00e3o e implementa\u00e7\u00e3o de novas tecnologias para impulsionar o crescimento dos neg\u00f3cios, melhorar processos e aprimorar experi\u00eancias do cliente. Sempre atualizado sobre as tech trends, busca melhorar continuamente para ficar \u00e0 frente da curva.<\/i><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"