Porque a sua marca precisa de um tom de voz?
Possivelmente você já deve ter escutado falar sobre voz e tom de voz de uma marca. Mas, você sabe porque a sua marca precisa de um tom de voz? Se você ainda não sabe o que é e como faz para criar a sua, leia este artigo até o final.
Antes de falarmos do tom de voz, precisamos falar sobre a voz da marca. Desta forma, a voz da marca pode ser definida como a missão, ou ainda, qual é o propósito, a razão de sua empresa existir? Afinal de contas, a voz é a personalidade de sua marca e pode ser descrita através de um adjetivo. Por exemplo: útil, informativo, ágil.
Entretanto, lembre-se: estamos falando da SUA marca ou empresa. Então, sempre busque por adjetivos que estão de acordo com o que A SUA EMPRESA é, não adianta “copiar” o colega ou concorrente, isso será um tiro no pé.
Mas, afinal de contas, o que é um tom de voz?
Já o tom de voz é a aplicação dessa missão. Podemos falar, de forma bem breve e resumida que é a forma como a sua marca ou empresa se comunicará com os clientes, amigos e parceiros. Ou seja, desde como iniciará uma conversa até como será a sua saudação ao final de um e-mail. Além disso, o tom de voz ajuda a definir a personalidade da sua marca ou empresa.
Ter a personalidade da sua marca definida, vai além de ter uma visão (norteador da organização) e uma missão (a razão pela qual a empresa existe), mas te ajudará a buscar a singularidade no posicionamento diferenciado.
Desta forma, um ponto muito importante a ser destacado é que, assim como nós, a personalidade da sua marca também está em constante amadurecimento. Isso significa que, com o passar do tempo, você precisa ir se adaptando e alterando o tom de voz para que se comunique e seja efetivo com o público.
Mas, e como faço para criar para a minha marca?
Separamos um passo a passo que pode te ajudar a sair do “limpo” na hora de criar o seu. Logo, comece perguntando:
- Se a sua marca fosse uma pessoa, que tipo de personalidade e comportamentos ela teria? Defina com adjetivos o que a representaria melhor. Ex: Personalidade forte, extrovertida e alegre.
- Se a sua marca fosse uma pessoa, que tipo de palavras, frases e pontuações a sua marca usaria numa conversa? Ex: Olá, tudo bem com você? Comigo está tudo ótimo!
- Se a sua marca fosse uma pessoa, qual seria a relação dela com seu consumidor? Ex: um amigo, um professor, um pai.
- Utilizando adjetivos, explique o que a personalidade de sua marca NÃO é e como ela NÃO pode se comportar? Ex: Grosseira, incomodativa, chata.
- Como você quer que seus clientes lembrem de você?
- Como você enxerga seus concorrentes? Quais são os diferenciais deles?
Agora que você entendeu e respondeu várias perguntas para formatar de forma assertiva a voz e o tom de voz da marca, precisamos definir o tom de voz da sua marca usará nos vários tipos de conteúdos que serão criados, em diferentes canais e redes.
Abaixo, separamos uma listinha dos passos que deve seguir:
1- Liste os canais que a sua empresa ou marca está presente hoje:
- Redes sociais (Facebook, Instagram, Likedin, Pinterest, WhatsApp, TikTok, Medium, YouTube, Telegram, entre outros)
- Site;
- Blog;
2 – Liste todos os tipos de conteúdo produzidos:
- Fotos e vídeos no Instagram;
- Lives no YouTube e Instagram;
- Apresentações para Palestras;
- Textos para blog/site;
- Textos para jornal;
- Posts para Facebook;
- Artigos para Linkedin ou Medium;
3 – Construa a persona de sua marca
Por fim, crie a sua persona. Desta forma, o direcionamento criativo dos seus conteúdos será muito mais assertivo e você conhecerá a fundo o seu cliente.
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Foto destacada: freepik.com
Fonte: https: Resultados Digitais