Criatividade, marketing, branding, comunicação, design, empreendedorismo, inovação, futurismo e outras temáticas do universo da economia criativa.

Você sabe como funcionam as Urnas Eletrônicas? Descubra aqui

0

Nas próximas semanas ocorrerão as eleições para decidir quem será o próximo presidente do Brasil, além de governadores, deputados e senadores. Uma prática que para nós já é comum a cada dos dois anos, considerando que temos as eleições municipais, sempre no intervalo entre as presidenciais. No entanto, ao contrário do que ocorreu em todas as eleições desde a implementação da Urna Eletrônica, em especial por parte do poder Executivo do país, passou-se a questionar se o processo de votação brasileira realmente é seguro. Então, primeiramente é preciso destacar que, para o pleno esclarecimento de todos os cidadão brasileiros, todas as acusações contra a segurança das urnas eletrônicas não possuem embasamento técnico.

- Publicidade -

Talvez você goste de ler:

A democracia é melhor? O que filósofos do passado falaram sobre isso

Período Eleitoral: WhatsApp e suas medidas para combater a fake news

Urna eletrônica é comprovadamente confiável

De acordo com a Justiça Eleitoral, existe um trabalho árduo para o aprimoramento das urnas eletrônicas. Isso tem como finalidade, garantir o amplo acesso à democracia e seguranças, bem como transparência na hora do voto. Conforme o próprio TSE, todos os anos as Urnas Eletrônicas passam por severos Testes Públicos de segurança. Nesses testes, hackers e outros especialistas são chamados pelo governo ou se inscrevem para testar as urnas. Logo, essas pessoas recebem o código fonte da máquina e começam a testá-la para ver se efetivamente estão seguras. Todo esse processo passa possui com documentos e chamadas públicas.

- Publicidade -

Além disso, também é possível acompanhar a Cerimônia de Votação Paralela. Ela geralmente ocorre nas vésperas da eleição, onde são sorteadas urnas para uma verificação em audiência pública, mostrando como a urna é confiável.

Por fim, de acordo com os especialistas, as urnas eletrônicas são efetivamente confiáveis. O motivo pelo qual afirmam essa premissa está ligada ao seu funcionamento.

Como funcionam as Urnas Eletrônicas?

A urna eletrônica opera separada da rede, sem qualquer tipo de acesso a internet ou a qualquer conexão que seja. Isso torna impossível qualquer ataque hacker, levando em consideração que é preciso ter acesso a internet para poder hackear um aparelho. Além disso, para o especialista e CEO da Russell Bedford Brasil, Roger Maciel, as Urnas são exemplo para o mundo.

“Realizamos um teste no dia e na hora em que as eleições estavam sendo realizadas. Sorteamos uma urna eletrônica e comparamos com os votos daquela urna em papel. Os resultados são os mesmos”, disse o CEO da Russell Bedford Brasil.

- Publicidade -

Por último, vale lembrar que o sistema eleitoral brasileiro é considerado um dos mais modernos e eficientes do mundo.

Então, o que você achou desse artigo sobre a importância da pós-graduação para sua carreira? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no InstagramFacebook e Spotify. Dessa forma você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.