Você sabe a diferença entre marca, identidade visual e logotipo?
Se você for designer, empreendedor ou estiver no mercado de trabalho, já deve ter ouvido algo como: ‘a marca da minha empresa’, ou ‘esse logo está muito bom!’, ou ainda ‘a identidade visual de determinada empresa mudou’. Mas afinal, você sabe a diferença entre marca, identidade visual e logotipo?
Primeiramente, é importante sabermos que esses termos compõem o universo do design. Mesmo assim há muito gente que, mesmo na área, não consegue definir com clareza a diferença entre esses termos. Arrisco dizer que isso acontece, principalmente, por eles estarem interligados.
Por isso mesmo, vamos ver abaixo a definição de cada um.
Marca
Antes de mais nada, vale lembrar que uma marca trabalha com os 5 sentidos do ser humano: audição, tato, paladar, olfato e visão. E, com certeza, encontramos a melhor definição conforme as palavras de Marty Neumeier:
Marca é a percepção íntima, o sentimento visceral de uma pessoa em relação a um produto, serviço ou empresa. É um sentimento visceral porque todos nós somos seres emotivos, intuitivos, apesar dos nossos melhores esforços para sermos racionais. É o sentimento visceral de uma pessoa porque, no final das contas, a marca é definida por pessoas, não por empresas, mercados ou pelo chamado público em geral.
Entre outras palavras, a marca é o conjunto da obra. Ela abrange tudo que a empresa faz, como pensa e se relaciona com o público. Utiliza-de várias ferramentas para isso, e, dentre elas, temos a identidade visual.
Identidade Visual
Conforme vimos, então, a identidade visual é uma parte da marca. Desse modo, podemos definir que: a identidade visual é um conjunto de elementos gráficos responsável pelo sentido da visão de uma marca.
A fim de criar toda essa experiência visual nós, designers, utilizamos tipografias, formas, cores, padrões, texturas e… o logo, entre outras coisas. Ou seja, o logo é apenas uma parte da identidade visual. Enfim, a identidade visual é um universo e o logo é um componente desse universo.
Logo
E, finalmente, o logo. Ele é um único elemento que representa uma empresa. Nele, utilizamos formas, cores e tipografias. Ou seja, o logo é o desenho que simboliza e traz o conceito de uma determinada empresa.
Ah! e ainda existe a diferença entre logo e logotipo, mas vamos falar disso em um próximo texto. 😉
Conclusão
Finalmente, o logo é um elemento da identidade visual, que, por sua vez é um elemento da marca. Se pensarmos na Nike, por exemplo, sabemos que o símbolo (não preciso colocar aqui, por que você sabe do que estou falando), é o logo. Enquanto isso, todas as cores, imagens e texturas utilizadas fazem parte da identidade visual. E, por fim, tudo isso faz parte da marca, juntamente com os demais elementos, como, as músicas, a maneira como a empresa conversa com o público, entre outras coisas.
E então, você sabia da diferença entre esses conceitos?
Imagem destacada: Freepik.com
E aí, que achou desse artigo? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no Instagram e no Facebook. Assim você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade!
Você também vai gostar desse artigo sobre o círculo cromático e a relação entre as cores