Sim, vacina spray pode ser uma novidade ainda em 2023!
A pandemia está longe de acabar, mas é inegável que as vacinas têm ajudado e muito a frear os contágios ao redor do mundo. Segundo o site Our World in Data, mais de 70% dos Brasileiros já estão totalmente vacinados contra a Covid. Porém, esse número parou de subir como deveria.
No entanto, uma inovação pode ajudar a remover uma barreira para as pessoas que tem receio de se vacinar: se trata da vacina em spray. Engana-se quem pensa que esse tipo de imunizante só é possível se for injetável. Afinal, pesquisadores brasileiros da USP e do Instituto do Coração (Incor) já pesquisam e desenvolvem vacinas com aplicação em spray.
A vacina em spray já foi apresentada a Anvisa e atualmente está aguardando autorização para ser comercializada. Segundo Jorge Kalil, diretor do Laboratório de Imunologia do InCor:
“As vacinas protegem contra a doença, mas nem sempre protegem contra a infecção no nariz […] Eu posso, mesmo vacinado, estar com o vírus no nariz e na boca e estar transmitindo para outras pessoas”.
Ainda mais, segundo Kalil, “Se você fortalecer bastante o sistema imune ali, o vírus não penetra no organismo e não dá nem infecção nem doença”.
Até agora, a Anvisa ainda não liberou nenhum parecer sobre a vacina spray para Covid-19. Porém os desenvolvedores acreditam que até 2023 o spray fará parte dos imunizantes mais utilizados.
Segundo os pesquisadores, a vacina spray poderá ser otimizada no futuro e modificada para acompanhar possíveis variantes.
Com certeza vale a pena acompanhar de perto essa inovação, e que estejamos todos vacinados o mais cedo possível!