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Treinamentos em Realidade Virtual melhoram a performance dos colaboradores

Empresas como Itaú Personnalité, Centauro e Accor Hotéis já utilizam a tecnologia segura e eficaz

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Imagine oferecer treinamentos virtuais para seus colaboradores e conseguir acompanhar os resultados de desempenho de cada um, em tempo real, por meio de gráficos e planilhas. Com os treinamentos em Realidade Virtual desenvolvidos pela Agência Casa Mais, isso agora é possível.

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Treinamentos em Realidade Virtual melhoram a performance dos colaboradores

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A tecnologia de Realidade Virtual permite a simulação de situações cotidianas de trabalho. Dessa forma, é possível fornecer aos avaliadores uma visão completa das etapas de desenvolvimento de cada participante. Além disso, é possível auxiliar na identificação dos pontos de melhoria de cada profissional, seja em desempenho, segurança ou qualquer outra característica. Qualquer pessoa pode criar seu próprio treinamento em Realidade Virtual, ou até mesmo no metaverso, utilizando a plataforma REUNI, que oferece diversas ferramentas eficazes para treinamentos remotos e a distância. Com ambientes 3D customizados da empresa, avatares dos colaboradores e elementos virtuais interativos, a assimilação do conteúdo virtual se torna ainda melhor.

Um treinamento realizado pela Casa Mais foi desenvolvido para Itaú Personnalité, com o intuito de implementar um processo para que o treinamento dos gerentes das agências físicas e digitais em todo o território nacional pudesse ser feito remotamente. Assim, com a ajuda da tecnologia VR, foi construído um treinamento em Realidade Virtual com uma narrativa imersiva que mostrasse a rotina de um gerente do banco. Dessa maneira, por meio de uma simulação de uma conversa com um cliente, o gerente em questão precisava escolher a melhor alternativa para oferecer a melhor linha crédito de investimentos, isto é, de acordo com as informações passadas pelo cliente sobre expectativas e necessidades.

Os treinamentos corporativos são práticas comuns em grandes empresas, não apenas para melhorar o desempenho dos colaboradores, mas também para promover a cultura organizacional. Além disso, eles são ótimos aliados na prevenção de riscos para profissionais de determinadas áreas. Com o objetivo de otimizar esses treinamentos, a Realidade Virtual da Agência Casa Mais tem sido adotada como a mais nova ferramenta de Recursos Humanos para a capacitação de novos e antigos”, reforça Fábio Costa, CEO da Agência Casa Mais.

Outro case é o da Centauro que possui uma imensa estrutura com diversas lojas espalhadas por todo o Brasil. Sendo assim, para suportar tudo isso, são mantidos grandes centros de distribuição situados na capital e no interior do Estado de São Paulo, além do interior de Minas Gerais, na cidade de Extrema. Com isso, surgiu a necessidade de desenvolver um método que conseguisse mostrar todo esse funcionamento a todos os novos integrantes da equipe Centauro, sem que haja a necessidade de que eles se deslocarem até todos as diferentes instalações da empresa.

A solução encontrada foi por meio da ação de Realidade Virtual como uma excelente ferramenta na criação de um guia virtual de boas-vindas, de forma eficiente e interativa. Sem precisar sair do lugar, cada novo funcionário da Centauro consegue conhecer todas as diferentes estruturas da empresa, assim como suas funcionalidades, com o uso dos óculos de Realidade Virtual. Além disso, eles são introduzidos no espírito criativo e colaborativo, através de uma narrativa bem fluida e dinâmica.

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Outro exemplo foi com a equipe de RH da Accor Hotels que precisava de uma maneira fácil e interativa capacitar todos os seus colaboradores espalhados pelo Brasil. Contudo, era preciso considerar que tais colaboradores estão em mais de 330 hotéis pelo país. Era preciso otimizar o uso do tempo e a logística, bem como instruir cada profissional de forma homogeneizada, para que todos finalizassem o treinamento virtual dominando a mesma abordagem dos hóspedes, por meio do aprendizado sobre as regras e as vantagens do programa de benefícios dos membros “Le Club”.

Foi desenvolvida a criação de um treinamento em Realidade Virtual para a Accor Hotels, por meio de uma simulação de hospedagem. Em primeiro lugar, foi feita uma narrativa imersiva na qual uma cliente utiliza o seu cartão de fidelidade “LeClub” para se hospedar em uma das unidades da rede. Depois, para mostrar a situação da mesma forma que aconteceria em um procedimento real, acompanhando todo o processo, que vai desde o agendamento realizado pela internet até seu check in, passando, igualmente, pela estadia completa e, por fim, pelo check out.

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