TikTok copiou o BeReal? Entenda!
Recentemente, a plataforma de mídia digital de vídeos curtos, o TikTok, anunciou o lançamento do TikTok Now, um novo recurso da plataforma que visa estimular o compartilhamento de imagens e vídeos sem filtros não planejados. Nesse sentido, a ferramenta funciona como o BeReal, um aplicativo que conseguiu alcançar a popularidade no começo deste ano, indo, portanto, exatamente na contramão das grandes redes socais do momento. Nesse sentido, tanto com a cara quanto o jeito do BeReal, essa nova ferramenta do TikTok opera como tal qual a sua concorrente.
Talvez você goste de ler:
Khaby Lame: quanto o maior tiktoker do mundo recebe por vídeo?
MARKETING: COMO O TIKTOK HACKEOU O INSTAGRAM?
O aplicativo opera da seguinte forma: todo dia, em um horário completamente aleatório. O usuário recebe uma notificação da plataforma de que aquele é o momento de postar algum conteúdo, sem filtro, sem edição, um conteúdo “real”. Portanto, nesse momento, os usuários devem registrar aquilo que estão fazendo no momento em que recebem essa notificação, tendo um limite de três minutos para fazer uma foto ou um vídeo de até 10 segundos, uma opção que não existia no aplicativo original.
Copiou? TikTok igual BeReal?
Desse modo, sem a utilização de filtros e sem edição, essa ferramenta registra tanto a câmera frontal quanto a traseira dos smartphones, sendo que o conteúdo pode ser produzido por qualquer um e compartilhado com os amigos. Vale enfatizar que menores de 18 anos podem ter a conta privada. De acordo com o TikTok, nos Estados Unidos, o recurso deve ser testado nas próximas semanas e logo estará disponível para o aplicativo.
No que tange o Brasil ainda não se sabe quando esse recurso irá chegar, mas a empresa já disse que em outras regiões, o TikTok Now deve chegar como um aplicativo distinto, separado, único. Por fim, vale enfatizar que o TikTok não foi a única plataforma que ficou de olho nas funcionalidades do BeReal.
Assim como o TikTok, o Instagram também irá enviar uma notificação aleatória para o usuário em um momento do dia, permitindo, assim, que ele tenha até dois minutos para realizar uma postagem do que está vendo ou fazendo. Esse recurso será chamado de “IG Candid”. Vale mencionar que esse recurso já havia sido descoberto pelo desenvolvedor Alessandro Paluzzi, que compartilhou no Twitter algumas imagens da ferramenta.
Sobre o TikTok
O aplicativo chinês TikTok foi lançado em setembro de 2016. Anteriormente conhecido como Musical.ly, é hoje uma das plataformas de redes sociais que mais cresce no mundo.
Com a lógica de compartilhar vídeos curtos, tem mudado a lógica e a tendência das redes sociais concorrentes. Atualmente o app possui mais de 1 bilhão de usuários ativos diariamente.
Então, o que você achou desse artigo? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no Instagram, Facebook e Spotify. Dessa forma você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade!