Tendências fortes para 2023; confira!
Como estamos no final do ano de 2022, os sujeitos, bem como as empresas, já estão procurando as tendências tecnológicas que devem operar no ano de 2023. Nesse sentido, de acordo com o Gartner, as tendências tecnologias estratégicas que serão de 2023 serão construídas em torno de três temas fundamentais, sendo estes: otimizar, dimensionar e ser pioneiro, inovador. Além disso, é importante destacar que devemos avaliar esse conjunto de tendências que já encontram-se ativas em 2022.
Como já é sabido por grande parte das pessoas, o metaverso está no centro das atenções de todo mundo, porém, até o determinado momento, não é ainda uma realidade totalmente instalada e alicerçada na sociedade como um todo. Na realidade, para muitos teóricos da área, o metaverso é a materialização de um ativo digital importantíssimo.
Nesse sentido, a ideia do metaverso verso por si só aproxima-se da lógica de que, em um determinado momento, não teremos mais nenhum tipo de distinção entre o digital e o físico. Hoje, podemos entender essa categoria como a internet em seus promovidos , no qual muitos disseram que não faria diferença na sociedade e olha onde chegamos atualmente?
Talvez você goste de ler também:
10 principais tendências de tecnologia para 2023
Tecnologia: 5 tendências altíssimas para 2023, confira!
A expansão tecnológica em 2023!
De fato, podemos dizer que o ano de 2023 pode ser marcado por um avanço tecnológico significativo. Neste ano, as previsões de que a sociedade possa ver a hiper-realidade. Ou seja, sendo essa a junção de mundos virtuais sendo materializados no cotidiano através da hiperconectividade. No entanto, o percalço que ainda fica nesse caminho é o fato de fazer a efetiva democratização dos meios de acesso a esse tipo de tecnologia.
Nesse sentido, o que vem sendo discutido é o fato de que será necessário alcançar esse propósito por meio de uma infraestrutura robusta de acesso e transmissão de dados, que consiga realmente suportar tudo isso. A ideia principal é a implementação da conexão 5G em grande escala. Para isso, é preciso um processo grande de investimento.
As empresas precisam começar a investir na construção de uma sistema capaz de suportar o metaverso e não saírem criando mais mundos virtuais. Além de criarem estratégias próprias que visem viabilizar uma experiência imersiva de fato para o seus consumidores tanto em uma escala real quanto virtual.
A tecnologia e a sustentabilidade caminham lado a lado!
Além disso, é importante ressaltar que no ano de 2023, a tendência é que a sustentabilidade será ainda mais valorizada. De fato, nessa esfera, ocorreram avanços significativos nos últimos anos, talvez nas últimas décadas. No entanto, ela não somente mostrar-se-á como uma tendência, mas já é uma realidade presente no cotidiano de muitos países que aderiram à emissão zero de carbono, por exemplo.
No entanto, a sociedade ainda precisa enfrentar de frente o desafio de conseguir extrair recursos sem afetar de forma abrupta o sistema terra. Porém, o maior problema de conseguir construir essa mentalidade é ir contra a lógica que opera atualmente. Ou seja, que foi constituída desde os primórdios da sociedade: a lógica da exploração das riquezas.
Desse modo, a tendência é que no ano de 2023 a chave de lógica vire e opere de forma distinta para poder trazer sustentabilidade para o futuro. Ou seja, visando construir um futuro que não dependa excessivamente do espaço. Vale salientar, também, que a temática sustentabilidade precisa ser implementada em todas as empresas.
As empresas, na realidade, precisam construir novas estratégias sobre o modo de como trabalhar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável . A tendência é que existam suporte que auxilie as empresas na criação de estratégias e soluções que visem diminuir significativamente o impacto antrópico no meio. Tudo isso dentro de uma lógica de trabalho organizacional. A partir dessa premissa, poder-se-á compreender a transição energética , bem como toda a visão que giram em torno da mitigação dos impactos no meio ambiente por meio de aplicações e soluções voltadas à indústria.
Os sistemas Imunes Digitais.
Por fim, vale enfatizar que uma das tendências para o ano de 2023 são as cadeias imunes digitais. A ideia é realmente criar sistemas que protegem as cadeias de valores dos usuários. Desta forma, avaliando e modificando o modo como os sujeitos passaram a transacionar e relacionar-se de forma muito mais segura.
Outrossim, o mundo no futuro será muito mais tecnológico do que agora. E, de fato, precisaremos de muito mais garantias de segurança tecnologia, de sistemas que permitam compreender quais são as fragilidades existentes. Além claro, de como defender esses sistemas com maior rigor, embora os sistemas que operam hoje já sejam seguros.
Em vista disso, a tendência é construir formas de mitigar as dificuldades potenciais que podem ser encontradas nesse percurso, tanto em uma escala tecnológica quanto na escala humana propriamente dita.
Então, o que você achou desse artigo? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no Instagram, Facebook e Spotify. Dessa forma você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade!