Menstruação mais ecológica: substitua os absorventes descartáveis
Como já falamos em outros artigos do site, ser criativo é, entre outras coisas, buscar soluções diferentes para problemas já existentes. No que compete a cuidados com meio ambiente e produção de lixo, qual é a solução que você busca para evitar isso ao máximo? Pensando nisso, queremos falar de um assunto bem específico mas que tange a isso. Hoje vamos falar sobre menstruação mais ecológica: substitua os absorventes descartáveis.
O problema dos absorventes descartáveis
Primeiramente, precisamos entender que o ato de menstruar é algo saudável e que está atrelado a vida de muitas pessoas. Mas, vocês já pararam para pensar quanto lixo você gera ao utilizar absorventes descartáveis durante toda a sua vida? Ainda, você sabe como e com quais materiais são produzidos os absorventes descartáveis?
Para responder a primeira pergunta podemos utilizar a Calculadora de Absorventes da Pantys. Por exemplo, uma pessoa de 26 anos que menstrua desde os 14 e tem um fluxo moderado que dura em média de 4 a 5 dias utiliza, em média, 9mil absorventes durante toda sua vida.
Os absorventes descartáveis tradicionais podem levar até 500 anos para se decompor em aterros sanitários. Ou seja, o primeiro absorvente utilizado ainda está entre nós. Em suas composições, que varia de acordo com cada fabricante, encontramos principalmente algodão e polímero. Sem entrar em muitos detalhes, sabemos que esses dois materiais precisam de bastante recursos naturais para serem produzidos. E sabemos também que o único destino do absorvente usado, no Brasil, é o aterro sanitário.
E veja bem, estamos falando aqui, apenas do absorvente em si, nem estamos mencionando as embalagens dele. Tudo bem que essas ainda tem chance de serem recicladas, caso o descarte seja feito da maneira correta. Mas, de qualquer modo, ainda serão gastos bastante recursos na sua produção e possível reciclagem.
Absorvente descartável também é liberdade
Por outro lado, não podemos negar que o absorvente descartável, que chegou no Brasil nos 30, mas se popularizou nos anos 50, ofereceu e oferece muita praticidade. Também precisamos entender que em alguns lugares do mundo, principalmente onde a menstruação ainda está atrelada a fortes tabus, muitas mulheres não tem acesso a absorventes o que faz com que elas faltem a escola ou trabalho durante o período menstrual. O que é no mínimo péssimo para o seu desenvolvimento e autossuficiência.
Enfim, as discussões sobre esse ponto podem ser inúmeras e podemos falar de muitas nuances por trás de cada estigma e de cada realidade. No entanto, o que queremos propor aqui hoje é, principalmente, uma reflexão: dentro da sua realidade, você já pensou o que pode fazer para ter um período menstrual mais saudável, tranquilo e com menos lixo gerado?
Uma alternativa ecológica para absorventes descartáveis
Tendo em vista todas essas questões, fizemos uma busca e vimos que algumas empresas vem repensando esse ciclo (tanto o menstrual quanto o do lixo gerado). Atualmente, no mercado, temos como alternativas ao uso de absorventes descartáveis: coletores menstruais, calcinhas absorventes e absorventes de panos.
Vamos conferir mais sobre cada um deles:
Coletores menstruais:
Essa é uma solução muito prática, já que estamos falando de nada mais que um copinho de silicone medicinal que é muito fácil de ser lavado e que pode ser usado por até 12 horas.
Esses ‘copinhos de silicone’ surgiram no Brasil há um tempo e além de ser uma ótima solução para substituir o absorvente descartável e assim gerar menos lixo, também são ótimos já que não fazem ‘bagunça’ ao colocar, retirar ou até mesmo quando você precisar ir ao banheiro durante o dia (pessoas que menstruam sabem do que estou falando 😉 ). Se você quiser conhecer mais sobre como se utiliza, clica aqui que a inciclo tem um conteúdo muito bom sobre isso no site deles!
Ver essa foto no Instagram
Além da inciclo que já mencionamos, outras marcas que comercializam esses copinhos super práticos são a Fleurity e a Korui.
Calcinhas absorventes:
Essas calcinhas super high-techs, são exemplo de conforto e praticidade (e também são a minha principal escolha na substituição de absorventes descartáveis 😉 ). Já tem inúmeras marcas no mercado com diferentes formatos, estampas, valores e adaptadas, também, para diferentes fluxos.
A Pantys, por exemplo, (confesso que é minha favorita) é hipoalergênica, vegana e dura até 50 lavagens. Após esse período a calcinha vai perdendo a capacidade absorvente, mas você ainda pode usar ela como uma calcinha normal. Quando a ‘vida útil’ dessa calcinha terminar de fato, você pode jogar ela no lixo, porque graças a tecnologia do seu tecido ela se decompõe no aterro sanitário em até 2 anos. Se você quiser saber mais detalhes lê aqui no site deles.
Ver essa foto no Instagram
Ok, 50 lavagens pode parecer pouco.
Mas, podemos calcular assim: em um ano nós (cada uma de nós, no caso) gastamos cerca de 500 absorventes descartáveis que equivalem a R$400 e 4000g de lixo. Então, se você lavar sua Pantys 4 vezes por mês durante um ano, você ainda vai estar economizando dinheiro e deixando de gerar lixo e poluir o meio ambiente. 😉
Mais uma coisa que vale a pena salientar aqui: a comunicação deles é muito boa. Eles conseguem trabalhar com todos os públicos, desde a primeira menstruação até com mães e por aí vai. Além disso, a marca já conta com parcerias com a Sempre Livre, onde tem uma calcinha com um custo mais baixo (eu tenho e recomendo!) e com a Farm, onde a marca desenvolveu calcinhas muito lindas!
Outra marca que está bastante na mídia é a Herself. Apresenta todas as vantagens da Pantys. A única coisa que a marca não especifica (ou eu não encontrei) é sobre a sua decomposições após a sua vida útil.
Eu, particularmente, gosto muito como essa marca trabalha a comunicação, com corpos de pessoas reais e questionando muitas coisas relacionadas a menstruação.
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Além disso, tem outras marcas no mercado que oferecem essas calcinhas super tecnológicas, como é o caso da Korui e da InCiclo.
Absorventes laváveis e reutilizáveis:
Confesso que esses eu nunca testei. Mas, algumas marcas que comercializam aqui no Brasil são: Korui (sim, de novo! a marca tem uma solução completa para nós), a inciclo e a Herself.
Pelo que entendi, a tecnologia aplicada a esses absorvente é bem próxima a das calcinhas que falamos acima. Uma vantagem em relação a elas é que podemos trocar os absorventes de maneira mais prática. Por exemplo, se você estiver usando uma calça durante o dia no escritório, é mais fácil trocar apenas o absorvente do que a calcinha, não é?
Ver essa foto no Instagram
Conclusão
Enfim, apresentamos aqui três soluções que podem ser uma ótima substituição aos absorventes descartáveis tradicionais. Tudo que você precisa agora é entender qual deles se adequa melhor ao dia a dia e ir testando.
Eu, por exemplo, já utilizo o coletor e a calcinha absorvente. Cada um deles em determinadas situações. Por exemplo: se eu sei que vou ficar fora por mais de 12 horas e será difícil trocar a calcinha, eu utilizo o coletor. Nos demais casos utilizo a calcinha, que inclusive tenho mais de uma para ir revezando e ter tempo suficiente de lavar e deixar secar.
Finalmente, vale lembrar que nenhuma das soluções apresentadas acima te deixam com a sensação de estar molhada ou com odor. Preocupações frequentes quando se trata desse assunto.
O que você achou desse conteúdo? Está a fim de testar algum desses itens apresentados? Conta pra gente!