Seres únicos: Veja como são formadas as digitais de um bebê na gestação
A nossa digital é única, e tem o poder de nos identificar e nos diferenciar dos outros seres humanos. Até mesmo gêmeos possuem digitais diferentes, e isso é algo muito interessante do nosso corpo. Veja aqui como são formadas as digitais.
Mas algo tão único tinha, até pouco tempo, sua formação desconhecida. Os cientistas não sabem ao certo como elas eram formadas durante a gestação, para ser algo tão singular. Mas um artigo publicado por estudantes da Universidade de Edimburgo nos dá uma ideia de como é dado o processo.
Como são formadas as impressões digitais
Elas são criadas no útero, quando nossa pele começa a se formar. Isso acontece através de três pontos, que vão se expandindo formando os dedinhos. No princípio são formadas ondas salientes, que acabam se esbarrando com as outras, e formando formatos únicos. É essa colisão que dá as digitais uma identidade singular.
Talvez você goste de ler também:
Iti malia! A ciência e o mercado da fofura
Artista imagina personagens de animações com corpos humanos
Pesquisa revela hábitos do consumidor pós-pandemia
“Para criar esses diferentes padrões de arcos, loops e espirais, a chave não são apenas os ingredientes moleculares. É como eles são implantados na anatomia da mão”, disse o coautor do estudo, o biólogo Denis Headon.
Assim, de acordo com os pesquisadores, os genes que são responsáveis pela formação das digitais, são os mesmos responsáveis pelo desenvolvimento dos nossos membros. A pesquisa mostrou que eles servem como base para a criação, mas não agem na formação das saliências.
Recentemente eles também descobriram que a formação é bem parecida com a formação de um folículo piloso, que é toda a extensão de um pelo. A diferença é que a saliência é apenas superficial, sem mais ramificações abaixo da pele.
Isso não acontece apenas conosco
A natureza é capaz de criar padrões o tempo todo, o que torna todos os seres vivos únicos. Podemos falar isso desde as listras da zebra, como de um tronco de uma árvore.
Assim, isso se deve a moléculas que ativam o processo de criação, e outra que inibe, fazendo com que os padrões sejam criados por estes “acidentes” da natureza, onde linhas vão se colidindo com as outras e fazendo essa magia acontecer.
Então, o que você achou desse artigo sobre Cruzeiro pela América do Sul? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no Instagram, Facebook e Spotify.
Dessa forma você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade!