SAPATOS MARY JANE estão de volta à moda e dando o que falar nas redes sociais em 2023!
A moda é um mundo fascinante, onde tendências vêm e vão. Mas algumas peças de roupa e acessórios conseguem resistir ao teste do tempo, mantendo-se relevantes e populares ao longo das décadas. É o caso dos polêmicos sapatos Mary Jane.
Com sua aparência vintage e descomplicada, esse sapato é provavelmente o mais popular de todos os tempos, mesmo que você não consiga imaginá-lo agora. Mas quando você ver, você vai saber.
Os sapatos Mary Jane são um modelo de bico arredondado, parecido com uma sapatilha, e foi apelidado a partir de um personagem de desenho animado.
A sua primeira aparição no mundo da moda se deu (pasmem!) nos anos 1900. Sim, mais do que centenário, desde então o modelo aparece de tempos em tempos em desfiles de grifes como Chanel, Dior, Gucci e Prada.
Então, para saber mais sobre o sapato Mary Jane, e quais looks você pode montar com ele, confira o texto a seguir!
Mary Jane: a origem do nome e a inspiração
O sapato Mary Jane, conhecido por seu bico arredondado e uma faixa que se fecha com uma fivela na parte superior do pé, deve seu nome a uma personagem de desenho animado.
Trata-se da personagem “Mary Jane”, da série de tirinhas “Buster Brown”, criada por Richard F. Outcault, e que fez sua primeira aparição ainda em 1902.
Na época, Mary Jane era a irmãzinha de Buster Brown, o protagonista das histórias, e era volta e meia vista usando esse estilo de sapato.
De lá para cá, o sapato Mary Jane logo se tornou um ícone de moda, tanto para crianças quanto para adultos. Seja por sua simplicidade e conforto, seja pelo tom de personalidade que o calçada oferece a qualquer visual.
Ao longo dos anos, os sapatos Mary Jane passaram por várias transformações de estilo. Tudo para atender às tendências da última moda.
Nos anos 1990, por exemplo, a cultura pop começou a pegar gosto pelo sapato polêmico. Em um episódio da icônica série Sex And The City, por exemplo, a protagonista Carrie Bradshaw se apaixonou por um Manolo Blahnik Mary Jane que encontrou na sede da Vogue.
Tendência: os sapatos Mary Jane estão de volta em 2023!
Mas quem disse que esse sapato ficou no passado? Em 2023, o modelo Mary Jane também deu as caras na semana de moda primavera. Por lá, todos os looks desfilados por Miuccia Prada e Raf Simons usavam o Mary Jane, em uma versão pesada com bico fino e saltão.
Outro desfile realizado pela Dior também contou com a presença do sapato, em uma coleção da estilista Maria Grazia Chiuri, na qual o modelo apareceu com tiras até o joelho, em um estilo “combat boots”.
Assim, os sapatos Mary Jane continuam a evoluir com as tendências da moda. Eles são usados por mulheres de todas as idades, e os designers modernos têm brincado com cores, estampas e materiais para criar uma variedade de estilos que atendem a qualquer tipo de gosto!
Por ser muito versátil, os sapatos Mary Jane podem ser usados em uma série de situações, desde ambientes formais até mais casuais, incluindo para um look de trabalho ou para a balada. Confira a seguir algumas inspirações!
E aí, o que curtiu dessa polêmica tendência para o verão 2024?