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Rótulos de alimentos: alerta de excesso de açúcar, sódio e gordura!

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De fato, a partir do dia 9 de outubro de 2022, todas as embalagens de alimentos industrializados passaram a ter um novo rótulo. No entanto, é preciso deixar claro que esse novo rótulo nada tem a ver com marketing ou novas estratégias de captação de clientes. Esses novos rótulos, em síntese, irão ganhar um alerta acerca dos altos índices de açúcar, gordura saturada e sódio que existem em tais produtos.

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Além disso, é importante deixar claro que toda essa movimentação está ocorrendo devido ao fato de que esses nutrientes se encontram diretamente ligados ao aumento de casos de obesidade e de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), como as cardiovasculares, o diabetes e diversos tipos de câncer. Dessa forma, de acordo com os dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2019, percebe-se que 52% da população do país que possui idade acima dos 18 anos ou mais já possuía um diagnóstico de pelo menos uma DCNT no ano de 2019.

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Não obstante, no mesmo ano, a prevalência de sobrepeso e obesidade entre os brasileiros era de 53,8%. A ideia é que, com informações mais claras e compreensíveis, as pessoas possam fazer escolhas mais saudáveis. Nesse sentido, ao que tudo indica, essas alterações irão correr de três maneiras. Na parte frontal do rótulo haverá um ícone de uma lupa quando a quantidade de açúcar adicionada, de gordura saturada e sódio presente no produto for de 100 g ou 100 ml superior à estabelecida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Por conseguinte, no que tange a tabela nutricional das embalagens, essa terá somente informações nutricionais e passará a ter somente letras pretas e o fundo rbanco para poder gerar contraste em relação às demais cores da embalagem. Além disso, também se tornou obrigatório a identificação de açúcares totais que são adicionados e a declaração do valor energético e nutricional por 100g ou 100 ml do produto. Todas essas medidas foram tomadas levando em consideração a realidade do consumidor, assim, evitando que o consumidor seja induzido ao erro ou a confusão como ocorre muito com as embalagens atuais.

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