Criatividade, marketing, branding, comunicação, design, empreendedorismo, inovação, futurismo e outras temáticas do universo da economia criativa.

Xô, retenção! 5 dicas incríveis para desinchar em poucos dias (e com saúde!)

0

Você já se sentiu inchada sem saber o motivo? Seja por conta de gases, excesso de sal na dieta, prisão de ventre ou por conta do período menstrual, a retenção de líquidos no organismo em geral causa bastante mal-estar e desconforto. Contudo, a boa notícia é que existem algumas coisas que você pode fazer para desinchar e resolver esse problema.

- Publicidade -

E não estamos falando apenas de beber água (apesar de esse ser um elemento muuuito importante para desinchar mais rápido).

No texto a seguir você confere 5 dicas eficientes e recomendadas por profissionais da saúde para desinchar em poucos dias. Então, boa leitura!

Acabe com a retenção de líquidos: 5 dicas para desinchar em poucos dias – e de forma saudável!

como desinchar e reduzir a retenção de líquidos
Foto: Karolina Grabowska

1. Reduza o sal da sua dieta

- Publicidade -

Para desinchar, o primeiro passo é básico: reduzir o excesso de sal da sua dieta (e isso inclui temperos e alimentos industrializados que podem conter muito sal). Atualmente, a maioria das pessoas consome muito mais sal do que os 5g diários recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e isso pode ser um problema para a sua saúde.

Além disso, evite alimentos ricos em açúcares refinados, como massas, bolos, pães com farinha branca, refrigerantes, chocolates e doces no geral. Não estamos sugerindo que você corte ou restrinja o consumo, apenas que reduza o quanto for possível.

2. Aumente o consumo de fibras

retenção de líquidos
Foto: Kampus Production

Em seguida, recomenda-se que você aumente o seu consumo de fibras, pois esses alimentos além de gerarem saciedade, estimulam o seu ritmo intestinal.

- Publicidade -

Além disso, as frutas contém água em sua composição, o que vai te ajudar na questão da retenção de líquidos.

3. Tome chás naturais com efeitos diuréticos

Você sabia que certos tipos de chás naturais, como a erva-doce, cavalinha, a erva cidreira, o chá verde, e o hibisco são ótimos aliados contra o inchaço?

Acrescente alguns desses chás no seu dia a dia, de forma moderada, é claro, e combine essa prática com uma boa hidratação. Essa é a receita perfeita para diminuir o inchaço e a retenção de líquidos em poucos dias.

4. Cuidado com os adoçantes

Não, nem todos os adoçantes são ruins para a sua saúde, mas alguns deles devem sim ser evitados. Um dos mais famosos grupos de adoçantes que não são indicados para a sua saúde são os polióis que, entre outras coisas, aumentam a produção de gases no intestino e resultam naquela sensação de inchaço.

E por que isso acontece? Basicamente porque essas substâncias não são absorvidas pelo seu organismo, sendo então metalizadas pelas bactérias do intestino. Como resultado, você acaba com aquela sensação de desconto, além de gases e estufamento.

5. Beba água e pratique atividade física

como desinchar e parar a retenção de líquidos
Foto: Julia Avamotive

Por fim, mas absolutamente não menos importante, uma ótima forma de desinchar em poucos dias, aliado a todas as dicas acima, é a prática regular de atividade física. Além de beber o recomendado de água por dia, ou seja: 35 ml para cada quilo corporal.

Isso porque os exercícios e a ingestão de água ajudam o seu corpo a expulsar o excesso de sódio, além de outras toxinas que não são bem-vindas em um organismo saudável.

E, claro, exercitar-se também ajuda no seu condicionamento físico, na saúde do seu coração e do seu corpo, na saúde mental e no controle de peso. Ou seja: apenas benefícios!

Conclusão

E aí, o que achou das nossas dicas? Importante deixar claro que as dicas acima são apenas sugestões, pensadas para ajudar você a buscar uma saúde mais equilibrada, combinando boa alimentação, exercícios físicos e ingestão de líquido a fim de reduzir o inchaço.

Por isso, não recomendamos fazer restrições ou tentar dietas agressivas para perder peso, ok?

Em caso de dúvidas, converse com um nutricionista ou profissional especializado e encontre o melhor tratamento para a sua retenção de líquidos. 🙂

Para mais conteúdos sobre saúde, bem-estar, moda e muito mais, acompanhe o Seja Criativo!

*Este texto foi escrito com base em artigo original do site Metrópoles, com dicas da profissional de Nutrição Esportiva Clínica Thaiz Brito.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.