Criatividade, marketing, branding, comunicação, design, empreendedorismo, inovação, futurismo e outras temáticas do universo da economia criativa.

Regra dos 2 minutos: 5 dicas para acabar com a procrastinação

0

Quem nunca deixou para depois uma tarefa que poderia ser feita agora, não é mesmo? A procrastinação é um fenômeno bastante comum, a gente sabe. Porém, a regra dos 2 minutos existe para ajudar você.

- Publicidade -

Procrastinar basicamente é o ato de adiar tarefas ou atividades, muitas vezes optando por fazer algo menos importante ou, em alguns casos, ficar de perna pro ar vendo TV enquanto aquela tarefa urgente espera.

Sabemos que esse é um comportamento que afeta muitas pessoas em diferentes áreas da vida, seja no trabalho, nos estudos, nas tarefas de casa ou até mesmo em metas pessoais. 

Se você é uma das pessoas que sofrem com a procrastinação, fique atento. Neste texto, você vai conferir 5 dicas incríveis para acabar com a procrastinação. Tudo através da regra dos 2 minutos.

Quer saber mais sobre esse método? Então, confira a seguir.

Como acabar com a procrastinação?

- Publicidade -

Como acabar com a procrastinação: regra dos 2 minutis
Foto: Nubelson Fernandes/Unsplash

Em termos gerais, a regra dos 2 minutos é uma estratégia até bastante conhecida, pensada para incentivar pessoas a resolverem imediatamente qualquer tarefa que possa ser concluída neste tempo.

Assim, a ideia da regra dos 2 minutos é combater a procrastinação e permitir que você realize pequenas tarefas que muitas vezes são esquecidas ou deixadas para fdepois. O problema das pequenas tarefas é que, acumuladas, elas se tornam uma bola de neve.

No meio profissional, por exemplo, muitos profissionais acabam sobrecarregados com infinitas tarefas e responsabilidades. Sendo, assim, um desafio tanto manter-se produtivo quanto gerenciar o tempo da melhor maneira possível. Porém, muitas dessas tarefas são bastante simples e poderiam ser resolvidas em menos de 2 minutos.

Essa técnica simples que vamos te ensinar agora surgiu como uma forma de aumentar a produtividade em empresas, assim como simplificar o fluxo de trabalho.

- Publicidade -

Contudo, ela pode ser aplicada não apenas no trabalho, mas em qualquer área da sua vida: para os estudos, tarefas domésticas, e muito mais.

Como funciona a regra dos 2 minutos?

Então, como essa regra funciona? A regra dos 2 minutos foi popularizada pelo especialista em produtividade David Allen. Trata-se de uma estratégia que incentiva você a resolver de forma imediata qualquer tarefa que possa ser feita em menos de 2 minutos.

De acordo com Allen, o problema dessas pequenas tarefas, que exigem pouco tempo e esforço, geram uma carga mental desproporcional à sua importância quando não são resolvidas.

Portanto, ao resolver pequenas tarefas como essas, você não apenas evita o acúmulo de atividades, mas também melhora a sua produtividade geral.

5 dicas para acabar com a procrastinação

regra dos 2 minutos
Foto: Rdne Stock Project/Pexels

Por fim, sem mais delongas, confira a seguir nossas 5 dicas para implementar a regra dos 2 minutos em sua rotina de forma bastante simples.

1. Responda e-mails e mensagens

Sabe aquele e-mail e mensagem que você leu, mas não respondeu? Ao invés de adiar essas respostas, resolva isso imediatamente. Isso leva menos de 2 minutos e evita que você acabe com tarefas acumuladas. Uma boa dica é reservar um momento do seu dia para checar e-mails e notificações, caso o seu trabalho permita isso.

2. Organize seu espaço de trabalho 

Procrastinação também envolve ter problemas para organizar o ambiente de trabalho. Se este é o seu caso, reserve alguns minutos do dia para arrumar seu espaço de trabalho. Muitas vezes 2 minutos de organização podem fazer milagres!

3. Pare de procrastinar decisões simples

Se você precisar tomar uma decisão e ela puder ser resolvida de forma rápida, faça isso. Não procrastine decisões como essa, pois a indecisão pode levar ao desperdício de tempo e energia. Então, se algo pode ser resolvido de cara, resolva.

4. Planeje seu dia e priorize o importante

Uma dica legal é gastar 15 minutos do seu dia para identificar as tarefas mais importantes e arrumar tempo para cada uma delas. Isso garante que você se concentre no que é de fato importante. Em seguida, dedique o tempo necessário durante o dia para lidar com tarefas simples, como sugere a regra dos 2 minutos.

5. Resolva pequenas tarefas imediatamente

Como já explicamos, resolver tarefas simples e rápidas de forma imediata é a regra principal da técnica dos 2 minutos.

Não deixe para resolver depois coisas que podem ser facilmente feitas agora, como responder um e-mail, enviar um pedido de orçamento, pagar uma conta, comprar algo que você precisa pela internet, etc.

Conclusão

Por fim, a regra dos 2 minutos vai tornar o seu dia mais produtivo e ajudar você a se libertar da procrastinação do dia-a-dia.

Isso porque, em vez de adiar tarefas simples, você vai aos poucos criando o hábito da ação imediata. O que, na prática, evita o acúmulo de tarefas e torna seu dia mais produtivo e ágil. Dê adeus à procrastinação com a regra dos 2 minutos e as dicas deste texto. 😉

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.