Criatividade, marketing, branding, comunicação, design, empreendedorismo, inovação, futurismo e outras temáticas do universo da economia criativa.

Qual é a rede social mais valiosa do mundo? TikTok? Entenda!

0

Atualmente, podemos dizer que quase todo mundo possui uma conta no TikTok. De fato, com o passar do tempo e em especial durante e após o período pandêmico, a plataforma de vídeos curtos se popularizou em uma escala global de forma significativa. Em vista disso, o TikTok tornou-se a rede social mais valiosa do mundo todo. Mas como isso ocorreu?

- Publicidade -

Em suma, podemos dizer que o TikTok conseguiu destronar uma das redes sociais que se manteve no topo durante muito tempo, o Facebook. O TikTok ganhou o título de marca mais valiosa do mundo em 2023 de acordo com o ranking que foi construído pela Brand Finance. Sem sombra de dúvidas, é uma empresa que possuem ótimas projeções para esse ano.

Talvez você goste de ler também:

TIKTOK DIVULGA CURSOS PARA PROFISSIONAIS CRIATIVOS COM A CAP UNIVERSITY

POLÊMICA NO TIKTOK COM O “BOTÃO VIRALIZAR”

O valor do TikTok em 2023.

- Publicidade -

De acordo com o levantamento que foi feito pela Brand Finance, o TikTok conseguiu atingir o valor de 65,69 bilhões de dólares, um valor que atinge 341,50 bilhões de reais na cotação atual do dólar. No ano de 2022, a marca havia sido avaliada no valor de 58,98 bilhões de dólares, cerca de 306,64 bilhões de reais. Vale salientar que o TikTok não está tendo toda essa visualização em termos de mercado somente no ano de 2023.

Na realidade, a empresa já havia sido avaliada como a que mais estava crescendo no mundo todo de 2021 para 2022, um crescimento registrado de 215% no seu valor de mercado. Algo surpreendente para uma empresa, de fato. Dessa maneira, o TikTok conseguiu pular do 18º lugar no ranking de empresas mais valiosas da Brand Finance para a 10ª posição em 2023.

Ao que tudo indica, de acordo com as projeções da empresa, as chances de subir nesse ranking são muito grandes quando analisa-se a taxa de crescimento da marca ao longo dos últimos 2 anos. De acordo com a consultoria, o crescimento exponencial do TikTok demonstra como o mercado de consumo de mídia está se alterando com o passar do tempo.

A ascensão do TikTok significa uma grande perda para o Facebook.

Se o crescimento exponencial é uma ótima notícia para o TiKTok, em contrapartida, essa situação deixa o Facebook, um dos aplicativos queridinhos da meta em maus lençóis. Devido ao crescimento do Teto, o Facebook sofreu uma caixa de 42 bilhões de dólares no que se refere ao seu valor de mercado.

- Publicidade -

Nesse sentido, a empresa que ocupava em 2022 a sétima posição do ranking da Brand Finance, diminuiu o seu valor de 101 bilhões de dólares, cerca de 526,14 bilhões de reais na cotação atual para 59 bilhões de dólares, cerca de 306,74 bilhões de reais. A queda no valor do Facebook foi de 41,7%, uma queda preocupante para Mark Zuckerberg em termos de marketing, por exemplo.

No entanto, é importante deixar claro que o aplicativo que a Meta aposta como rival do TiKTok não é o Facebook, e sim o Instagram. O Instagram, por sua vez, acabou constituindo-se como o porto seguro da Meta, visto que sofreu uma valorização de 41,5% de 2022 para 2023. Atualmente, a empresa custa cerca de 47,4 bilhões de dólares, cerca de 246,43 bilhões de reais.

Por fim, vale salientar que o LinkedIn foi uma das marcas que mais cresceu, o que deixou o mercado um tanto perplexo. Nesse sentido, mesmo que se mostre como a marca que possui menos valor entre as grandes que se encontram presentes atualmente, a empresa conseguiu disparar com uma valorização de 49%, um valor muito acima do que as projeções apontavam até então. Em vista disso, acredita-se que a tendencia é que a empresa valorize ainda mais no ano de 2023.

Confira aqui o ranking do valor das marcas de rede social mais valiosas do mercado hoje.

1. TikTok – Comparação com 2022: +11,4%
Valor da marca: US$ 65,7 bilhões
Posição no ranking mundial: 10ª
País: China

2. Facebook – Comparação com 2022: –41,7%
Valor da marca: US$ 59,0 bilhões
Posição no ranking mundial: 14ª
País: EUA

3. WeChat – Comparação com 2022: –19%
Valor da marca: US$ 50,2 bilhões
Posição no ranking mundial: 20ª
País: China

4. Instagram – Comparação com 2022: +42%
Valor da marca: US$ 47,4 bilhões
Posição no ranking mundial: 26ª
País: EUA

5. LinkedIn – Comparação com 2022: +49%
Valor da marca: US$ 15,5 bilhões
Posição no ranking mundial: 130ª
País: EUA

Então, o que você achou desse artigo? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no Instagram, Facebook e Spotify. Dessa forma você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.