Procrastinação: O que significa e 4 dicas para acabar com ela
Sabe aquele ditado “por que fazer hoje o que posso deixar para amanhã?”. Então, ela é muito utilizada quando queremos procrastinar. E por que isso é tão prejudicial?
Bem, procrastinar nada mais é do que deixar coisas importantes para serem feitas depois e acabar se jogando em atividades mais satisfatórias. Esse comportamento pode surgir da falta de ânimo em realizar tarefas e se dedicar a rotina.
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Esse tipo de hábito acaba prejudicando a rotina uma vez que o trabalho não feito hoje, precisará ser feito em algum outro momento. Geralmente nesse outro momento será ainda mais difícil realizar esse trabalho, pois provavelmente com o tempo aparecerão mais tarefas e todas elas estão ali, juntas, te esperando para serem feitas.
Procrastinar demais pode ser um grande sinal de insegurança ou medo, que na maioria das vezes pode ser irracional. Além disso, pode se resultado de falta de foco, quando a distração do indivíduo se concentra em outra tarefa mais gratificante do que o trabalho que precisa fazer.
Mas a boa notícia é que dá para mudar esse hábito. É possível focar melhor nas obrigações do dia a dia sem dar lugar a distrações desnecessárias. Por isso trouxemos algumas dicas de como vencer a procrastinação e ter uma vida mais equilibrada, vem com a gente.
Mude seus hábitos
Procrastinar é um hábito, e quando você identifica que tem esse hábito é preciso mudar. Para isso, é importante sempre que houver uma decisão ou tarefa para se resolver, pensar se ela pode ser resolvida de imediato, para que depois ela não acabe se acumulando. Independentemente de a tarefa ser muito grande e você achar que não dará conta tão logo, o importante é começar, ir dando um passo de cada vez e fazer o melhor para que essa tarefa seja resolvida dentro do prazo.
Faça uma lista de tarefa
Planejar seu dia com uma lista de atividades é uma boa forma de organização. A desorganização é a melhor amiga da procrastinação, então focar em ter uma vida mais planejado ajudará a eliminar esse hábito.
Utilizar um checklist é uma ótima forma de criar motivação para fazer as atividades em ordem de importância. Desse modo, a cada tarefa feita, o peso da responsabilidade passará para a outra, dando mais motivação e combustível para concluir as tarefas em dia.
Divida sua tarefa grande
Se a tarefa for muito grande, é possível quebrá-la em pequenos pedacinhos e ir resolvendo um de cada vez. Mas cuidado! Não adianta dividir sua tarefa em pedacinhos e deixá-los para depois. Faça tudo dentro do tempo necessário, porém, de uma forma que você consiga enxergar que está avançando, utilizando essa percepção como motivador.
Não de entrada para a procrastinação
Você precisa se distanciar daquilo que te leva a procrastinar. Muitas pessoas têm problema com as redes sociais, e utilizam elas como meio de desviar a atenção das responsabilidades que possuem, por exemplo. Nestes casos, afaste a distração. Desligue o celular, deixe longe de você na hora da tarefa e não fique pensando nisso. Faça isso com todas as distrações.
Além dessas dicas preciosas, você também precisa conhecer o Método Pomodoro ele poderá te ajudar a conseguir organizar e dividir melhor o seu dia entre as tarefas. 😉
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