Por que você deveria ler o livro Sapiens, de Yuval Noah Harari
O livro Sapiens: uma breve história da humanidade é uma das grandes obras do nosso tempo, que tem o poder de sintetizar e atualizar o nosso conhecimento sobre nós mesmos. Acima de tudo, é uma daquelas obras de divulgação científica absolutamente necessárias. Talvez comparável com os clássicos “A Origem das Espécies”, de Darwin, “Cosmos” e “O mundo assombrado pelos demônios” de Carl Sagan. Ou até “O universo em uma casca de noz”, de Stephen Hawking, esse último, talvez não tão convidativo aos leigos como eu.
Mas diferente d’A Origem das Espécies, o bestseller de Yuval Harari não contém nenhuma descoberta científica ou longo estudo que vai mudar a nossa concepção sobre algum assunto. Por outro lado, Sapiens tem a nobre função de juntar séculos de conhecimentos científicos, antropológicos e acima de tudo históricos, e condensar em uma narrativa linear – quase que romântica, do meu ponto de vista. De um jeito convidativo, principalmente pra quem não conhece os jargões intelectuais filosóficos e científicos que normalmente habitam as terras acadêmicas.
Talvez você também goste de ler:
Sobre o que exatamente é o livro Sapiens
O livro de 2014 aborda a evolução dos primatas, mais especificamente o homo sapiens. Desde a idade da pedra, quando cerca de 9 espécies diferentes de humanos chegaram a coexistir, até o século XXI. Passando por etapas como a extinção de outras espécies de humanos como o Homo Neandertalis, as revoluções cognitiva, agrícola, científica, e a unificação da humanidade.
Harari aborda diferentes temas, sempre da perspectiva de um historiador. O incrível acontece quando percebe-se que a História em si é a ferramenta chave para entender quais foram todas as variáveis que nos trouxeram até aqui. Afinal, como tudo se conecta, Sapiens é ao mesmo tempo uma bela introdução à História e também um resumo de tudo o que é o Ser Humano.
Além disso, em alguns momentos Harari te dá as ferramentas para questionar a natureza da nossa existência. Como quando no início, somos guiados pela Revolução Cognitiva, o que nos diferenciou dos outros animais de uma maneira aparentemente pouco vantajosa. Mas foi algo que, ocasionalmente, facilitou a criação de grandes hordas de homo sapiens, e possibilitou a colaboração que logo mais viria a causar uma Revolução Agrícola, e Científica, assim sucessivamente.
Por que ler o livro Sapiens: uma breve história da humanidade?
Se os parágrafos anteriores não te convenceram, aqui vou explicar o que esse livro tem me despertado de útil.
A primeira coisa que posso pontuar, é a capacidade de criar conexões entre eventos históricos. Por fazer isso tantas vezes, Harari acaba te acostumando a interpretar essas conexões. Quando menos eu esperei, lá estava eu desenvolvendo minhas próprias conexões entre fatos que aparentemente não teriam tanto incomum. Por exemplo: a conexão entre o sistema judicial e religiões ancestrais politeístas. Talvez seja algo a que um historiador deva se acostumar, e de fato, na minha opinião é um atributo que todos deveriam procurar desenvolver.
Em segundo lugar, um dos motivos é simples: por que é legal saber sobre história. Não tenho muito o que falar sobre isso, eu simplesmente gosto de saber sobre algumas coisas que aparentemente não vão ser úteis em curto prazo. Mas como eu trabalho com criatividade, é bom ter algum conhecimento novo. Isso aumenta meu arsenal de conexões “estranhas” e improváveis que meu cérebro pode fazer. Embora às vezes isso possa sair um pouco de controle, rs.
Por último, por que é uma linguagem fácil. E talvez esse seja o motivo pela qual Sapiens é um best seller: é tão fácil de ler! Sim, e isso não significa que é mal escrito, pelo contrário. Eu tenho que admitir, eu não leio tanto quanto eu gostaria, mas recentemente, após adquirir o Kindle, da Amazon, eu tenho me obrigado a fazer mais isso (afinal, não pode ter sido em vão). Nesse casso, é importante pra mim, pelo menos enquanto eu volto a me adaptar à leitura mais frequente, um texto fácil de digerir. Isso também deixa claro que não é por que alguém escreve de um jeito super complexo, com palavras mais difíceis, que o conteúdo é melhor – se não todas as obras de arte seriam escritas por advogados.
Como faz pra ler?
Curtiu a indicação? Quer comprar o livro? Então já vou deixar aqui um link pra você, clica no botão abaixo pra comprar na Amazon e receber na sua casa. Utilizando esse link você ainda está ajudando o Seja Criativo!
Escolha entre a versão física normal, de bolso, ou o E-book.
É provável que você goste também: Livros que você precisa ler para mudar de vida
Gostou desse desse artigo sobre o livro Sapiens: uma breve história da humanidade? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no Instagram e no Facebook. Assim você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade!