Por que o TikTok já é o motor de busca da geração Z, e como as marcas podem aproveitá-lo?
O TikTok se tornou um dos aplicativos mais populares em todo o mundo e tem uma importância muito significativa para a geração Z, ou seja, para os Zillennials ou Centennials, jovens nascidos nos últimos anos da década de 90 e início do novo século. Embora o aplicativo seja conhecido por seus vídeos virais de dança, música em tendência e centenas de conteúdos engraçados, é muito mais do que isso para as novas gerações, que cada vez mais o utilizam como um motor de busca.\
O motor de busca do TikTok, mais usado que o Google
De fato, o próprio Prabhakar Raghavan, vice-presidente sênior do Google, reconheceu, em um evento organizado pela Fortune, que os jovens utilizam mais os motores de busca do TikTok e Instagram do que a página de sua empresa, que recebe centenas de milhões de consultas diárias por meio de seus diferentes serviços.
“Seu formato de vídeos curtos e seu algoritmo de reconhecimento personalizado são algumas das chaves de seu sucesso, porque os usuários passam horas buscando e criando conteúdo de alta qualidade, o que transformou essa plataforma no novo buscador das novas gerações”, disse Pilar Burgos, Social Media Creative Director da another, a agência global com a oferta mais importante de serviços no mercado latinoamericano.
“Longe de ser uma ameaça para o Google ou outros famosos buscadores da web, o TikTok continuará sendo uma rede em crescimento que representa uma janela para colocar conteúdo onde as marcas buscarão mais presença, e os especialistas em marketing podem se posicionar de maneira criativa, rápida e engenhosa”, apontou Burgos. Por exemplo, a especialista indicou que ao escrever uma dúvida ou palavras-chave nos motores de busca, em um segundo aparecerão milhões de páginas, algumas melhor ranqueadas que outras, mas, na plataforma de vídeos curtos pode-se utilizar frases ou pedidos diretos como “os melhores cafés da cidade de São Paulo” e, automaticamente, aparecerão milhares de vídeos de criadores de conteúdo que explicam seus lugares favoritos.
“É surpreendente como evolui a maneira em que os motores de busca podem ter uma janela que favorece os influenciadores e, até mesmo, Prabhakar Raghavan reconheceu que 40% dos adolescentes preferem fazer uma busca no TikTok em vez da página de sua empresa“, afirmou Burgos.
O sucesso do algoritmo
Pilar Burgos aponta que o TikTok conta com um poderoso algoritmo, capaz de cativar o usuário ao entregar conteúdo de interesse, de forma cada vez mais precisa. Neste sentido, a especialista apontou que as marcas começaram a notar o potencial do aplicativo, mas nem todas aproveitam os motores de busca para posicionar seus produtos e serviços para as gerações mais jovens.
Mas, como as marcas podem aproveitar o TikTok para se posicionar? Aqui estão algumas dicas da especialista:
Criar conteúdo autêntico
A criatividade, juntamente com a inovação, desempenham um papel importante nesta plataforma. Participar das tendências, criar conteúdo que chame a atenção dos seguidores e, acima de tudo, divertir-se serão os passos mais relevantes para ter uma estratégia baseada nos objetivos da sua campanha.
Colaborar
Uma conta que não responde aos usuários e não colabora com criadores de conteúdo e influenciadores está destinada a ter um desempenho lento em uma das redes sociais de maior crescimento de seguidores e que potencializa as visualizações de conteúdo. Procurar um influenciador ideal, que também atenda às necessidades da sua marca, será fundamental para aproveitar o potencial dos buscadores.
Busque palavras-chave relacionadas
Realizar uma busca por frases e perguntas fundamentadas em palavras-chave relacionadas à marca será indispensável. Por exemplo, se for uma empresa de maquiagem, os principais motores de busca mostram frases relacionadas a “maquiagem bonita e fácil para iniciantes” ou “maquiagem natural”. As palavras mencionadas anteriormente são valiosas para criar conteúdo onde a maioria das pessoas busca por dicas práticas para quem está começando a usar maquiagem e tutoriais para obter um rosto natural, mas com cosméticos.
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