Por que o NUBANK redesenhou a marca?
Na última semana o Nubank estava enviando e-mails com uma nova marca e no dia 17 de maio anunciaram em seu blog os reais motivos.
Ao que tudo indica o Nubank procura com essa alteração da marca revitalizar-se no mercado, uma vez que existe a necessidade de reposicionar a marca e a sua atuação. Em uma revitalização de marca a empresa tem a necessidade de comunicar melhor o que a empresa é, assim como o desejo de atrair novos clientes.
Sobretudo o símbolo, a cor e a tipografia foram alteradas de forma suave e evolutiva, alinhando a marca da fintech ao atual momento que vive. Mas a pergunta que não quer calar: por que o Nubank redesenhou a marca?
Talvez você também goste:
Nova identidade das Casas Bahia
6 motivos para aplicar gestão de marca na sua empresa
Símbolo
À primeira vista, a humanização foi a inspiração para as curvas que forma o NU, curvas mais suaves e menos quadradas, para trazer a ideia de mais proximidade com as pessoas.
As duas fitas viradas representam um movimento constante de quem “não para nunca” emprestando esse valor para a empresa que é famosa pela sua inquietude em cativar os seus clientes.
Porém existe a dúvida se a palavra BANK ainda aparecerá (ao menos no site da empresa permanecerá) ou se a simplificação e a chamada pelo apelido vai virar de vez o novo tom da marca.
Lettering
A evolução da marca passa pelo redesenho do alfabeto onde podemos ver a evolução. Em cima a antiga versão, mais achatada em relação a nova proposta. Nas novas letras nota-se o aumento de altura e formato mais slim das fontes para acompanhar esse novo momento.
Essa proposta assemelha-se ao redesenho da marca Google e a alteração do peso das fontes visa facilitar e trazer maior clareza e legibilidade.
Cor
O tradicional roxo teve uma leve alteração, deixando a cor mais viva e brilhante.
A cor mais marcante destaca ainda mais o espírito de renovação da marca, tornando-a mais jovem e ao mesmo tempo assume a sua característica digital.
Conclusões
A palavra da vez é renovar e trazer mudanças, porém parece que faltou trazer as mudanças reais em seus produtos e serviços em relação ao atual momento do Nubank. Em suma, apesar das mudanças gráficas e visuais fica uma questão aberta no ar.
Segundo os especialistas do site Seu Crédito Digital, que produzem conteúdos diários sobre o universo de bancos, o Nubank é reconhecido pelo pioneirismo inicial das fintechs no Brasil e no mundo, no entanto, segue defasado na oferta de seus serviços financeiros aos seus mais de 38 milhões de clientes.
Por último, tais mudanças necessitem de um maior tempo para que os clientes assimilem bem as ideias de renovação da empresa, tendo em vista o forte apego emocional que muitos possuem com a marca, uma vez que existe um sentimento de LOVEMARK do povo do roxinho.
E aí, que achou desse artigo? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no Instagram e no Facebook. Assim você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade!