Por que as freiras cobrem a cabeça?
Curiosidade sobre as freiras que muitos se perguntam
Você já se perguntou por que as freiras cobrem a cabeça? Basicamente, isso faz parte de sua vestimenta religiosa, mas também representa uma tradição. Na verdade, essa prática remonta a muitos séculos, e hoje você vai descobrir a história por trás da vestimenta.
Muitos dizem que a cobertura da cabeça das freiras é um sinal de modéstia e humildade. Uma forma de submissão a Deus. Mas será que é apenas isso?
Confira, a seguir, a história que conta por que as freiras cobrem a cabeça e o significado por trás desse gesto.
Qual é a origem das freiras?
Primeiramente, é válido falar que, apesar da associação das freiras ao cristianismo católico, o termo também foi usado antigamente para se referir a mulheres ascetas ou monásticas de diferentes religiões.
Dessa forma, as freiras seriam um grupo específico de pessoas religiosas, não apenas católicas, que compartilham características e culturas em um determinado período da história.
O cristianismo é o caso mais famoso e próximo à nossa realidade. Nesse caso, a freira faz parte de uma ordem religiosa, estando submetida a votos de pobreza, castidade e obediência.
Assim, o termo freira acaba hoje sendo utilizado para descrever mulheres cristãs que vivem em conventos. Assim como irmãs que se dedicam à caridade.
Mas por que as freiras cobrem a cabeça?
Até agora, porém, não ficou claro por que as freiras cobrem a cabeça. E a resposta é que o véu não é um hábito apenas do catolicismo, ou mesmo das freiras. Mulheres muçulmanas, por exemplo, fazem uso da vestimenta. Assim como alguns homens judeus, que utilizam o chamado quipá.
Mas, no caso das freiras, o véu representa um ponto de conexão com o divino. Além de um símbolo de piedade perante Deus. Há relatos sobre isso inclusive na Bíblia: São Paulo fala no Novo Testamento fala que uma mulher que “profetiza com a cabeça descoberta desonra a cabeça e, automaticamente, a Deus”.
Assim, o hábito de manter a cabeça coberta em práticas religiosas existe há um bom tempo. Mas a tradição do véu, especificamente na igreja católica, começou em 1212.
Foi quando São Francisco ordenou que Santa Clara de Assis raspasse sua cabeça em sinal de piedade, cobrindo-a com um véu. Desde lá, as freiras cobrem a cabeça em sinal de respeito e tradição.
Conclusão
Por fim, vale dizer que o véu não deve ser visto sempre como sinal de submissão das mulheres. Em muitas religiões, como a católica inclusive, ele representa muitas outras coisas. Humildade e modéstia, por exemplo, mas também respeito ao sagrado.
É muito importante estudar a história e o sentido das tradições para nunca cair em preconceitos ou desrespeitar uma religião. O importante é que cada um seja livre para crer naquilo que deseja, não é?
E você, já sabia por que as freiras cobram a cabeça com véu? Para mais curiosidades como essa, siga acompanhando o Seja Criativo!