MARKETING: Podcasts se consolidam como 1 ferramenta estratégica para empresas
Podcasts estão em alta desde a pandemia e a reinvenção das empresas no digital
Podcasts se consolidam como ferramenta estratégica para empresas
Programas de áudio estreitam relacionamento com o público-alvo e aumentam a visibilidade dos negócios
Com o crescente número de dispositivos móveis e de pessoas conectadas à internet, os podcasts se tornaram cada vez mais populares no país. Segundo levantamento da Insider Intelligence, o Brasil é o terceiro maior consumidor deste formato no mundo, com cerca de 39 milhões de ouvintes.
Com esse sucesso, os programas de áudio se tornaram também uma ferramenta estratégica para as empresas aumentarem a visibilidade dos seus negócios e estreitarem o relacionamento com os seus consumidores.
“O conteúdo precisa ter um compromisso de qualidade, para interagir e se adaptar às tendências e interesses em constante mudança. Assim, ele se torna uma ferramenta valiosa para expansão, construção de relacionamento e estabelecimento de credibilidade dentro do segmento”, destaca Karol Villas Nova, apresentadora e coordenadora do Kiwicast – podcast sobre marketing digital promovido pela Kiwify, plataforma nacional, que hospeda e comercializa infoprodutos e que é uma das líderes no setor.
Podcasts se consolidam como ferramenta estratégica para empresas
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Integrado às estratégias comerciais de empresas de diversos segmentos, o podcast, muitas vezes também desdobrado em vídeo-cast para o YouTube, tem o potencial de reforçar seu reconhecimento junto ao público. “Com ele fortalecemos nossa cultura corporativa em torno da nossa missão, e oportunizamos que todos possam compreender melhor o assunto que tratamos, as tendências e, claro, a posição da empresa dentro desse mercado”, ressalta a porta-voz.
Além de estabelecer um diálogo aberto com os ouvintes, o podcast corporativo permite que as empresas abordem assuntos importantes dos seus segmentos e tragam vozes ressonantes do mercado sobre questões de interesse do público. “O formato possibilita que mais especialistas possam compartilhar seus conhecimentos e que o canal seja uma espécie de portal educativo para muitas pessoas, além de reforçar a autoridade dos especialistas”, aponta a apresentadora e coordenadora do Kiwicast.
Embora as pesquisas apontem que os mais jovens sejam os principais consumidores deste tipo de material, as empresas vêm criando conteúdos que integram todas as faixas etárias. Com os mais variados modelos e linguagens, os programas de áudio para atingir o engajamento do público têm como missão garantir a relevância do conteúdo e a frequência de postagem. “A dinâmica e o formato adequado variam de acordo com o objetivo e metas estratégicas de cada empreendedor. O mais importante é que o conteúdo esteja alinhado a essas diretrizes, seja relevante e entregue de forma consistente”, garante Villas Nova.
No entanto, o reflexo do sucesso de um podcast corporativo pode ir muito mais além do engajamento online, transformando processos internos e estimulando seus colaboradores. “Naturalmente gera uma melhoria na performance da equipe, uma vez que está constantemente exposta às melhores práticas do setor. Saberem que integram uma empresa que é vanguarda em termos de criação de conteúdo e engajamento com a comunidade é extremamente motivador”, conclui.
Kiwicast, o podcast referência
No marketing digital, o Kiwicast, da plataforma Kiwify, é um podcast que é referência no assunto. O canal vem crescendo constantemente todos os meses, superando os 330 mil inscritos e 1,3 milhões de visualizações mensais e com convidados de peso no mercado, como Daiane Cavalcante, infoprodutora que sozinha fez 3 milhões de reais vendendo produtos digitais, e Duda Serenine, que ensina a comercializar infoprodutos usando o Pinterest. “No começo, um dos maiores desafios era conseguir que produtores externos aceitassem o convite para gravar conosco, pois ainda não tínhamos grande visibilidade. Após meses de postagens constantes, o podcast se tornou objeto de desejo de muitas pessoas que trabalham no segmento”, ressalta.
O Kiwicast traz entrevistas inspiradoras e discussões técnicas sobre temas ligados ao setor. Para garantir a qualidade de cada edição, um estudo detalhado é feito sobre a trajetória de cada entrevistado. “Exploramos não só o modelo de negócio em que o convidado trabalha, como toda sua história de superação para obter sucesso através do marketing digital. Isso educa e mostra o caminho a seguir”, finaliza a apresentadora.
Com formação em gestão de TI e marketing digital, Karol Villa Novas, em parceria com o criador de conteúdo Marcelo Gualberto, apresenta semanalmente um novo programa com entrevistados que compartilham suas experiências em vendas de infoprodutos. “Nosso público é composto principalmente por pessoas que estão começando no marketing digital ou desejam se destacar como especialistas em um mercado específico e vender seus conhecimentos pela internet”, aponta Villas Novas.
Sobre a Kiwify
Fundada em 2020, a Kiwify é uma plataforma digital que viabiliza a hospedagem, o gerenciamento e a venda de infoprodutos. Tem atuação nacional e é uma das líderes no mercado de soluções para empreendedores digitais, contando com mais de 850 mil produtos registrados, além de milhões de alunos e produtores cadastrados.
Focada em aprimorar a experiência de seus usuários, a empresa é responsável por um dos maiores podcasts de marketing digital do Brasil, o Kiwicast, que conecta uma ampla rede de parceiros e clientes. Além disso, também promove diversas ações educacionais, como o Kiwify Festival, que, em 2023, reuniu 2,5 mil pessoas em São Paulo e se consagrou como um dos maiores eventos anuais do setor no país.
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