Criatividade, marketing, branding, comunicação, design, empreendedorismo, inovação, futurismo e outras temáticas do universo da economia criativa.

Período Eleitoral: WhatsApp e suas medidas para combater a fake news

2

Desde já, com a proximidade do período eleitoral, algumas empresas já se preparam para ajudar a combater a fake news. O WhatsApp, por exemplo, já está combatendo mais intensivamente a desinformação. Tudo graças a um projeto desenvolvido pela AlmapBBDO. Nesse sentido, esse projeto focará em algumas parcerias realizadas pelo aplicativo, a fim de aumentar o fluxo de informações verídicas.

- Publicidade -

Talvez você goste de ler:

CUIDADO com as FAKE NEWS!

WhatsApp e suas medidas para combater a fake news

Primeiramente, dentre as medidas abordadas podemos mencionar a união com as organizações que pertencem a Aliança Internacional de Checagem de Fatos (IFCN). Se trata de uma rede criada em meados de 2015 por uma escola de jornalismo e pesquisa. Nesse sentido, ela é responsável por buscar a veracidade das notícias.

- Publicidade -

Já outro recurso criado foi um chatbot em parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Por sua vez, ele terá como função fornecer dados verdadeiros sobre as decisões da Justiça Eleitoral a todos os usuários. Além disso, o WhatsApp também disponibilizou um recurso que torna possível realizar a denúncia de pessoas que estejam enviando informações falsas. Desse modo, a pessoa que estiver espalhando fake news corre o risco de ter a sua conta banida no aplicativo. Sem mencionar que, a partir de agora, o encaminhamento de mensagens para grupos também foi reduzido. Ao passo que o envio de mensagens pode ser feito para apenas um grupo por vez.

Google e Twitter também já se pronunciaram

Da mesma forma, outras plataformas também estão desenvolvendo suas maneiras para auxiliar na diminuição de Fake News nas redes. Como exemplo, podemos citar o Google que, recentemente, disponibilizou aos usuários um Relatório de Transparência de Anúncios Políticos. Ou seja, uma página que possui todo o tipo de informação sobre as aquisições políticas relacionadas a publicidade da big tech. Além disso, o Twitter também já se pronunciou sobre o assunto. Nesse sentido, a plataforma disponibilizará uma área com apenas conteúdos relacionados às eleições dentro da sua plataforma.

Finalmente, vemos um esforço por parte das plataformas de mídias sociais nesse ano para combater a disseminação de notícias falsas ou incorretas. Contudo, é importante que também nós fiquemos atentos. Ou seja, precisamos cada vez mais checar as informações em mais de um canal. Bem como, só passar adiante a informação quando tivermos certeza de que ela verdadeira. As últimas eleições tanto do Brasil, quanto no exterior, nos mostraram o quanto as informações falsas podem influenciar nas eleições. Nesse caso, não só influenciar, como trazer resultados negativos para toda a sociedade e para o país como um todo.

Dessa forma, caso você queira ver mais sobre como se preparar para não cair em fake news, veja aqui 4 dicas para identificar fake news no período eleitoral. 

- Publicidade -

Então, o que você achou desse artigo? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no InstagramFacebook e Spotify. Dessa forma você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade!

2 Comentários
  1. […] Talvez você também goste de ler  […]

  2. […] WhatsApp e suas medidas para combater a fake news […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.