Perder peso é difícil, mas manter é ainda mais: saiba como combater o efeito sanfona!
Emagrecer pode ser um grande desafio, mas manter o peso perdido é uma tarefa ainda mais difícil.
É comum ouvirmos falar sobre o famoso “efeito sanfona”, que se refere à oscilação do peso corporal, quando a pessoa perde alguns quilos e logo em seguida recupera tudo novamente.
Esse ciclo pode ser extremamente prejudicial à saúde física e mental, além de ser frustrante para quem busca uma vida mais saudável e um corpo mais magro. Mas como combater o efeito sanfona?
Neste texto, vamos explorar as causas desse fenômeno e apresentar dicas práticas para ajudá-lo a manter o peso conquistado de forma saudável e sustentável.
Perder peso é difícil, mas manter é ainda mais: saiba como combater o efeito sanfona!
Talvez você goste de ler:
Que tal tomar banho gelado? Ajuda a perder peso e melhora a saúde!
Transforme sua saúde em 10 minutos: 10 benefícios surpreendentes de tomar banho frio
mau-hálito “de fezes” pode ser sinal de problema de saúde!
Entenda o que é o efeito sanfona e como evitá-lo
Vigilantes do Peso mostra que fazer mudanças sustentáveis e encontrar um equilíbrio entre dieta e exercício são as chaves para emagrecer com saúde
Muitas pessoas que estão tentando perder peso já ouviram falar do temido efeito sanfona. Mas, você sabe o que é? Também conhecido como efeito ioiô, este fenômeno ocorre quando se perde peso rapidamente e depois o recupera em um curto período de tempo.
Isso, geralmente, acontece quando se opta por uma dieta restritiva e imediatista e, depois, retoma os antigos hábitos alimentares, voltando a comer sem moderação.
Segundo a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (ABESO), existem evidências de que o efeito sanfona causa malefícios à saúde, levando à uma piora na distribuição da gordura corporal – com mais gordura prejudicial e menos gordura protetora – podendo assim, causar aumento do estado inflamatório do organismo e maior risco de ter diabetes.
“O efeito sanfona é comum em pessoas que seguem dietas muito restritivas e acabam se privando de nutrientes importantes para o corpo, o que pode levar a uma redução do metabolismo e uma perda de massa muscular. Esse tipo de mudança, drástica e recorrente, pode ser prejudicial à saúde, aumentando o risco de doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, problemas articulares e outros malefícios à saúde”, explica Matheus Motta, nutricionista responsável pelo programa VigilantesdoPeso no Brasil.
Para perder peso com saúde é necessário fazer mudanças sustentáveis em seu estilo de vida. A reeducação alimentar, aliada a uma dieta equilibrada e saudável, combinada à prática constante de exercícios físicos, a longo prazo, é a chave para evitar o efeito sanfona.
Não é preciso ser extremista e cortar do cardápio absolutamente tudo o que se gosta. Basta fazer escolhas inteligentes, a fim de comer de maneira adequada ao gasto calórico individual e às suas necessidades. Vale lembrar que mudar de maneira gradual ajudará você a criar e manter hábitos saudáveis a longo prazo.
Sempre priorizando os melhores resultados aos seus usuários, o VigilantesdoPeso pode ser adaptado ao seu estilo de vida e às suas condições de saúde, fazendo o contrário das dietas da moda, ajudando a evitar o efeito sanfona.
Com uma equipe de profissionais especializados em reeducação alimentar, o programa conta com as melhores estratégias para manter o foco em sua saúde física e mental.
Sobre a Vigilantes do Peso
A Vigilantes do Peso é a subsidiária brasileira da Weight Watchers, empresa de tecnologia líder mundial em controle de peso.
Sua missão é inspirar a adoção de hábitos saudáveis que levam a perda de peso e, com isso, já beneficiou milhões de usuários em todo o mundo.
Seu Programa é completo e embasado na ciência da nutrição e comportamento, seus usuários dispõem de avançadas ferramentas, coaches especializadas e uma comunidade unida, que faz com que o processo seja saudável e sustentável.
Então, o que você achou desse artigo? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no Instagram, Facebook e Spotify.
Dessa forma você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade!
fonte: ideal