Criatividade, marketing, branding, comunicação, design, empreendedorismo, inovação, futurismo e outras temáticas do universo da economia criativa.

‘Sobre mim’. Um passo a passo para escrever sobre você mesmo

0

Primeiramente, precisamos dizer que é normal as pessoas terem receio e acharem difícil escrever sobre elas mesmas. E é por isso que, trazemos aqui um passo a passo para escrever sobre você mesmo, seguindo as dicas da Nicole Fenton  em um artigo publicado no site 99u.

‘Sobre mim’. Um passo a passo para escrever sobre você mesmo.

- Publicidade -

Sempre que precisamos fazer alguma coisa é normal buscarmos inspiração em projetos similares. Com um texto onde vamos falar sobre nós mesmo não seria diferente, não é mesmo? Uma das dicas da escritora e editora Nicole Fenton, é antes de sair buscando referências externas olhar para dentro e refletir sobre seus objetivos.

Da mesma forma, no processo que ela compartilha com seus clientes, principalmente freelancer, ela pede para que a pessoa faça as tarefas descritas abaixo, levando no mínimo 2 minutos por tarefa.

Vamos tentar? Pega lá seu café, chá, suco… encontre um lugar tranquilo e confortável e responda as seguintes questões:

  • Onde eu me vejo daqui um ou dois anos?
  • Como o meu trabalho se encaixa no mundo em que eu quero viver?
  • Que tipos de projetos me interessam? (isso é importante para decidir, principalmente, o que não fazer)
  • Com quais pessoas você quer trabalhar? Quem é o seu cliente dos sonhos?
  • O que você quer que as pessoas façam após visitar seu site? (te contratem, visitem seu blog, sigam seu trabalho, etc)
  • Se alguém falasse sobre você para um potencial cliente, o que você gostaria que essa pessoa dissesse?

- Publicidade -

As respostas dessas questões vão te ajudar a escrever sobre você 😉

como escrever sobre mim

Além disso, Fenton ainda traz mais dicas para nos ajudar:

Reúna informações

Faça uma lista de quais informações que você quer que constem no seu texto. Nós ainda estamos na fase exploratória, então não se julgue e não tente encontrar as palavras perfeitas. Apenas coloque as informações.

- Publicidade -

Comece com o básico, falando de fatos. Diga quem você é, onde você nasceu (se isso for importante para você), onde você vive e o que faz. Você também pode compartilhar uma foto ou um vídeo seu se você quiser. Do mesmo modo é importante compartilhar suas experiências, falando dos trabalhos que você se orgulha em por ter participado. Resuma suas maiores conquistas e coloque links de vídeos, entrevistas ou podcasts que você tenha participado. Além disso, se você for um freelancer é legal colocar uma lista de trabalhos que você oferece e falar quais são as suas habilidades.

Lembre-se: isso não é um currículo!

Segundo Fenton, é bom mostrar a sua paixão. Então, não tenha medo de ser mais pessoal. Você pode descrever o que gosta de fazer, o gosta de comer, os tipos de música que lhe agradam e até mesmo suas crenças e convicções. Afinal, se as pessoas estão visitando uma página sua é por que querem te conhecer. 🙂

Do mesmo modo é importante dizer as pessoas o que elas podem fazer após lerem a sua bio. Por isso, pense para onde você quer direcionar as pessoas e seja claro quanto a isso. Quer que elas entrem em contato com você? Que vejam seu portfólio? Quer ser contratado para um projeto? Ah e não esqueça que você está escrevendo para web: sempre adicione links.

Escreva um texto rápido

Nicole Fenton sugere que usemos um rápido exercício no estilo Mad Libs para começarmos a escrever nossa bio. Vamos tentar?

Eu sou__________.

Eu ajudo a / Eu trabalho com ________________.

Quando eu não estou_______, você pode me encontrar__________.

Você quer trabalhar comigo? Entre em contato, vou adorar conversar com você.

Em seguida, você pode brincar com essa estrutura, movendo elementos e tirando partes que você não considera importante ou que não sente a vontade em falar. Esteja disposto a reescrever quantas vezes forem necessárias. Após, leia em voz alta e quando ela parecer com você, então ela está pronta para ser usada. Fenton sugere que se esse pequeno texto seja utilizado como introdução de um texto mais longo contendo uma biografia sua.

Além disso, é legal tentar responder possíveis dúvidas dos clientes que você pretende ter. Se você ‘travar’ e não conseguir seguir adiante na escrita, pode olhar páginas de profissionais da sua área para se inspirar. Mas atenção: não copie, ao invés disso, preste atenção na linguagem que eles usam. Como eles  se descrevem? Utilizam primeira ou terceira pessoa? Escrevem de maneira formal ou coloquial? Como as palavras deles soam para você? Tente entender o que você pode aprender com a maneira como eles falam com seus leitores.

E então, quando você tiver o rascunho do seu texto, leve ele para o próximo nível:

Deixe seu texto parecido com você

Tente usar palavras simples que você utiliza com seus amigos, por exemplo e evite jargões da indústria.

Seja honesto

Mostre quem você realmente é. Por exemplo, não diga que você gosta de trabalhar em equipe se prefere trablahar sozinho. É melhor o seu cliente saber a verdade agora do que descobrir algo logo na sua primeira reunião 😉

Mantenha seu texto curto e leve

Revise o seu texto. Os pontos mais importantes estão no início? Tente não deixar seu texto confuso. Para isso, Fenton traz a seguinte dica: tenha sentenças com apenas uma ideia e com no máximo 20 palavras.

Leia seu texto em voz alta

Quando você lê em voz alta é mais fácil perceber se seu texto está confuso ou com palavras repetitivas. Faça isso e depois faça as seguintes perguntas, sugeridas pela autora:

  • Está claro?
  • Este texto está parecido com você?
  • Todas palavras que estão ali são verdadeiras?
  • Você pode cortar algum adjetivo ou modificar algo?

como escrever 'sobre mim'Continue melhorando…

Finalmente, tenha em mente que você está escrevendo para a web e que o seu texto não vai ser impresso. Então, faça melhorias, mude, acrescente ou tire informações conforme você achar melhor, ou conforme você mudar de opinião.

Além disso, não se preocupe se o seu texto está curto ou com informações faltantes. Publique ele e vá melhorando com o tempo. Você também pode pedir para  seus amigos e colegas lerem e te darem um feedback. E a cada período revisite seu texto e faça o exercício de se questionar se o que está ali ainda é verdade. Afinal, nós mudamos muito, não é verdade?

Se você gostou desse texto, pode ler também esse outro artigo onde colocamos outras dicas sobre esse mesmo assunto.

 

Fonte: 99u

Então, o que achou desse artigo ‘Sobre mim’. Um passo a passo para escrever sobre você mesmo? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no Instagram e no Facebook. Assim você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.