Criatividade, marketing, branding, comunicação, design, empreendedorismo, inovação, futurismo e outras temáticas do universo da economia criativa.

Pare de usar o Gmail como seu principal serviço de e-mail: veja por quê

0

Não há dúvidas de que o Gmail é hoje um dos principais serviços de e-mail. Sendo para muitas pessoas o substituto ideal para o Hotmail, cuja interface parece não ter evoluído com o tempo.

- Publicidade -

Contudo, existem alguns motivos para deixar de usar hoje o Gmail como o seu principal serviço de mensagens. Veja bem, não estamos dizendo para excluir a sua conta no gmail, apenas para não torná-lo o seu serviço de e-mail principal.

Quer saber por quê e quais são esses motivos? Então confira o texto completo a seguir.

3 motivos para deixar de usar o Gmail como seu principal serviço de e-mail

deixe de usar Gmail: 3 motivos
Foto: Justin Morgan/Unsplash

Como mencionamos, o Gmail é hoje um dos serviços de e-mail mais populares do mundo, conquistando milhões de usuários em diversos países.

- Publicidade -

Sua interface intuitiva e bonita, além de seus recursos poderosos, como o uso do Google Calendário e sua integração com outros aplicativos Google, estão entre os motivos para tanta popularidade.

Entretanto, existe uma preocupação importante com relação à privacidade e a segurança dos dados de seus usuários. O que está levando muitas pessoas a irem atrás de alternativas que podem ser mais confiáveis.

A seguir, apresentamos 3 motivos para não fazer uso do Gmail como seu serviço de e-mail principal, mantendo suas trocas de mensagens mais protegidas.

1. Privacidade

O primeiro motivo é a privacidade. Isso porque o gmail faz uso do rastreamento de informações pelos algoritmos do Google. Isso significa que ele lê e analisa o conteúdo de seus e-mails para, então, exibir a você anúncios personalizados.

- Publicidade -

Se você considera isso invasivo e desconfortável, e prioriza sua privacidade, o ideal é fazer uso de outro serviço para trocas de mensagens importantes e confidenciais.

2. Controle de dados

Ao concordar com os famosos Termos de Serviço do Google, você dá direito ao Gmail de armazenar e utilizar seus dados pessoais, assim como o conteúdo do e-mail.

Muita gente acredita que seja preocupante confiar todos os seus dados a um único serviço, e por isso prefere ir em busca de um provedor de e-mail que respeite mais a sua privacidade.

3. Segurança 

O Gmail é um alvo bastante atraente para alguns cibercriminosos, principalmente por conta de seu grande volume de usuários e à quantidade de dados valiosos armazenados em seus servidores.

É claro que o serviço e a empresa Google contam com diversas medidas de segurança. Mas isso não significa que seus dados estejam 100% seguros. É possível que, ao escolher um serviço de e-mail mais seguro e menos popular, você tenha menos chances de ser vítima de um ataque deste tipo.

Conheça alternativas de serviços seguros e com privacidade

Alternativas para o Gmail
Foto: Torsten Dettlaff/Unsplash

Se você já se convenceu em não manter o gmail como seu servidor de e-mails principal, deve estar se perguntando: qual serviço usar?

Felizmente atualmente existem diversas alternativas no mercado, com serviços como ProtonMail, Tutanota e Criptext, que oferecem criptografia de ponta a ponta, o que garante que o próprio destinatário possa acessar o conteúdo de suas mensagens.

Novamente, não significa que você precisa deixar de fazer uso do Gmail. Pode utilizá-lo normalmente em seu dia a dia, para assuntos corriqueiros. Entretanto, se as informações enviadas foram confidenciais e importantes, talvez seja uma boa ideia avaliar o uso de um serviço alternativo.

Além disso, contar exclusivamente com o Gmail ou qualquer outro serviço pode gerar problemas no futuro, caso você perca o acesso à sua conta, por exemplo. O ideal é sempre diversificar seus provedores de e-mail, além de manter uma conta de backup em um serviço diferente.

E aí, o que achou das nossas dicas? Esperamos que tenham sido úteis para oferecer a você mais privacidade e segurança nas suas trocas de mensagens!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.