Criatividade, marketing, branding, comunicação, design, empreendedorismo, inovação, futurismo e outras temáticas do universo da economia criativa.

Afinal de contas, onde mora a motivação?

0

O que te faz querer levantar da cama todos os dias? A resposta pode vir em uma lista enorme de tarefas e desejos, ou simplesmente com uma frase seca: “por que eu preciso”. Hoje, queremos refletir um pouco sobre isso. Afinal de contas, onde mora a motivação?

- Publicidade -

Primeiramente, vamos definir o termo (apenas para termos certeza de que estamos falando sobre o mesmo assunto). De acordo com o dicionário Michaelis a palavra MOTIVAÇÃO significa:

1 – Ato ou efeito de motivar.
2 – (PSICOL) Série de fatores, de natureza afetiva, intelectual ou fisiológica, que atuam no indivíduo, determinando-lhe o comportamento.
Entre outras palavras, uma motivação é o ato de querer fazer algo. Seja com euforia ou de uma forma mais contida. Mas de fato, muitas vezes nós ficamos sem vontade de executar certas tarefas e até mesmo de fazer coisas que nos agradam. Para lidar com isso, já recebi o conselho de: vá e faça sem vontade em um primeiro momento. A motivação virá. E isso de fato aconteceu.

- Publicidade -

Ou seja, eu comecei a fazer pelo motivo um descrito no primeiro parágrafo desse texto: por que eu precisava fazer aquilo. Seja por uma realização pessoal, ego ou por que eu precisava executar certas tarefas para me sustentar, vulgo trabalhar :P. Então o motivo um, após um tempo, se transformou no motivo dois: desejo e satisfação em estar desenvolvendo aquela tarefa e mais ainda, em ver algo concluído.
Pois bem, aqui encontramos um dos lugares onde mora a motivação: no dever e na força de vontade. Mas, o fato de se desafiar, ser curioso, e querer viver experiências novas, também podem ter efeitos motivadores.

Algumas maneiras de encontrar a motivação escondida em você:

1) Deixe menos espaço na sua vida para pessoas que são sempre negativas. Pois acredite, ter alguém sempre frisando o lado ruim de tudo, pode te fazer desistir de qualquer coisa.

- Publicidade -

2) Não subestime o poder de uma xícara de café e uma boa música. Ou seja, descansar é preciso. E sim, esse tempo pode ser precioso para trazer a tona algo em que você queira se empenhar.
3) Escreva seus objetivos. Sejam eles quais forem! Isso vai te dar um senso de direção para aqueles dias em que ficamos um pouco perdidos, sem rumo.
4) Tire o seu foco da perfeição e foque no progresso. Se anime e celebre pequenas conquistas. Afinal, elas serão o combustível para buscar algo além do que já foi feito. E aqui inclui: visualize seu sucesso.
5) Se as coisas não vão bem, não tenha medo de mudar tudo. Se já não estava bom, você não perde nada em tentar mudar, não é? Um pouquinho de atitude para a vida!
6) Ficar no passado não vai te trazer nada de bom no presente. Desapega das coisas ruins, fica com os aprendizados e foco no presente e futuro. 😉
7) Tenha claro quais são suas prioridades. Afinal, vamos combinar, fica difícil você saber que passo dar se não sabe para onde está indo, né?
8) Você pode fazer qualquer coisa que você quer, desde que tenha paciência para buscar por isso. E não disse que vai ser fácil. Mas, conhece aquele ditado: de grão em grão a galinha enche o papo? Bom, ele já é autoexplicativo.

A vida não é uma cagação de regras 😐

Finalmente, tente se divertir, trabalhar e no processo, descobrir o que te faz e o que faz teu olho brilhar. Após, busque colocar isso nos seus dias criando à sua maneira o seu jeito de se manter leve, otimista e com vontade de viver várias possibilidades! <3
Curtir o seu processo e se descobrir é o que vai fazer a diferença pra você, muito mais que seguir um monte de regras 🙂

E aí, que achou desse artigo? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no Instagram e no Facebook. Assim você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.