Criatividade, marketing, branding, comunicação, design, empreendedorismo, inovação, futurismo e outras temáticas do universo da economia criativa.

O TikTok está mudando. Entenda;

0

Sempre foi ensinado às crianças que é preciso respeitar os mais velhos, porém, ultimamente a questão de idade tem tido um significado bem diferente, principalmente dentro das redes sociais. No TikTok essa deturpação fica gritante.

- Publicidade -

Acontece que no aplicativo de vídeos curtos há uma certa demonização das mulheres mais velhas, e isso parte principalmente dos homens. De acordo com Kelsey Laurier, uma criadora de conteúdo, os poucos comentários de ódio que recebe, parte dos homens.

Entre os comentários ofensivos que a influencer recebe, muitos a chamam de velha e outros xingamentos, a maioria deles partindo dos homens. Já as mulheres dizem não acreditar em sua idade, e dizer que ela parece mais jovem. Porém, a criadora de conteúdo possui apenas 29 anos.

TikTok influencia a cultura antienvelhecimento?

A discussão, no entanto, também engloba o posicionamento do aplicativo, que incentiva essa ideia de que envelhecer é ruim. Há pouco tempo o TikTok liberou um filtro que deixava os usuários mais jovens, o Teenage Look.

Uma criadora de meia idade resolveu utilizar, e acabou viralizando, com 15,8 milhões de visualizações. No vídeo, ela chora ao se ver mais jovem, e o comentário mais curtido diz “Não quero envelhecer”.

- Publicidade -

Talvez você goste de ler também:

TikTok será banido dos EUA? Entenda o que está acontecendo

Como o TikTok está mudando as nossas vidas

Artifact: Conheça a nova rede social criada pelos donos do Instagram

Parece que sob o olhar dos jovens, o envelhecimento está acontecendo cada vez mais cedo, onde pessoas que passaram dos 20 ou 30 anos são chamadas de passadas. Com as redes sociais, isso passou a ser explicito, e tem causado diversos problemas de autoimagem para quem precisa se deparar com esse tipo de comentário.

- Publicidade -

“Sempre costumávamos dizer ‘29 é velho, 30 é velho’ quando éramos mais jovens, mas não estávamos tanto na internet. Todas essas crianças agora têm esse lugar onde todos podem ver o que eles estão falando e todos saberão como se sentem sobre certas coisas”, disse Laurier.

Conteúdos antienvelhecimento

O que preocupa também são os vídeos onde criadores dão dicas de como não envelhecer, tudo isso protagonizado por adolescentes, que não deveriam estar se preocupando em ficar velhos nessa idade.

Mas de acordo com especialistas, muito disso se parte do capitalismo, que não vê lucro na satisfação, então por isso cada vez mais encontram espaços para problematizar a aparência das pessoas, para conseguirem vender fórmulas de antienvelhecimento.

Segundo Laurier, essa preocupação tem surgido cada vez mais cedo pois a indústria precisa de pessoas que acreditem nisso. Quem tem mais de 20 anos, provavelmente já não compra mais essa ideia de juventude a todo o custo, mas quem tem 12, pode realmente internalizar essa ideia.

Isso se dá pela exposição, já que quanto mais velhos ficamos, menos medo temos de envelhecer. Existe uma falsa ideia do que a idade traz, ainda mais com as brincadeiras que as pessoas com mais de 30 fazem com as dores no corpo e o desânimo, que não é tão exagerada como elas fazem parecer.

Então, o que você achou desse artigo? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no Instagram, Facebook e Spotify

Dessa forma você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.