O segredo obscuro por trás do fracasso do novo logotipo de Nova York
A cidade de Nova York é uma das mais icônicas do mundo, com uma cultura vibrante e uma história rica. Por décadas, o logotipo da cidade – que apresentava as palavras “NYC” em negrito, com uma silhueta estilizada da Estátua da Liberdade no lugar do “Y” – era sinônimo da cidade que nunca dorme. Entretanto, em 2021, a cidade decidiu atualizar o seu logotipo. Vem conferir o novo logotipo de Nova York
O segredo obscuro por trás do fracasso do novo logotipo de Nova York
O novo logotipo, que apresentava as palavras “New York City” em letras minúsculas, com a silhueta da Estátua da Liberdade em estilo simplificado ao lado, foi recebido com críticas negativas e zombaria. A maioria das pessoas não conseguiu entender o que o novo logotipo estava tentando comunicar e muitos disseram que parecia ter sido projetado por um amador.
Então, por que a atualização do logotipo de Nova York foi um fracasso de rebranding?
Here’s the logo for New York City’s new branding campaign. What do we think of the font/design? pic.twitter.com/MrPXiYuhLw
— Emma G. Fitzsimmons (@emmagf) March 20, 2023
Mudanças notáveis no logotipo incluem:
- Mudando o “eu” para o “nós”
- Atualizando o coração para que pareça mais com um emoji de coração
- Substituir a fonte estilo máquina de escrever por uma variação da Helvetica para combinar com a sinalização do metrô de Nova York
- Adicionando o “C” no final de “NY” para que o logotipo se refira especificamente à cidade de Nova York
Primeiro, o novo logotipo perdeu a identidade icônica do antigo, afinal, o outro logotipo era reconhecido globalmente. Desta forma, a cidade perdeu um grande ativo de marca quando decidiu descartá-lo. Outrossim, o novo logotipo parece genérico e sem personalidade.
Segundo, o novo logotipo não traz clareza na mensagem que tentava transmitir. Ou seja, a escolha de letras minúsculas e uma silhueta simplificada da Estátua da Liberdade não deixou claro se o logotipo era para promover a cidade como um destino turístico ou como um lugar para viver e trabalhar.
LEIA MAIS:
Conheça o novo logotipo da KIA
Considerações finais,
Por último, o novo logotipo foi apresentado sem contexto ou justificativa. Ou seja, o público não teve a oportunidade de entender por que a cidade decidiu atualizar o logotipo e qual era o objetivo por trás da mudança.
Desta forma, a reação do público foi negativa e desfavorável. Afinal, não houve um aviso prévio avisando o que aconteceria.
Por fim, a atualização do logotipo de Nova York foi um fracasso de rebranding. O motivo? Além de transformar em um logo mais genérico, a cidade perdeu a identidade icônica do antigo. Afinal, o novo logotipo não traz clareza na mensagem que busca transmitir e foi apresentado sem contexto ou justificativa.
Ou seja, se a cidade deseja atualizar seu logotipo novamente no futuro, é importante que faça isso com uma estratégia clara e comunicando de forma efetiva o propósito da mudança.
Então, o que você achou desse artigo sobre o novo logotipo de Nova York? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no Instagram, Facebook, Spotify e agora no Telegram.
Dessa forma você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade!