O que são NFTs e como funcionam os tokens não fungíveis?
Já se foi o tempo em que era impossível monetizar a arte digital. A casa de leilões Christie’s, que é conhecida por vender obras de arte caras, realizou seu primeiro leilão de arte exclusivamente digital na quinta-feira. Conheça o que são NFTs e como funcionam os tokens não fungíveis.
Uma peça de arte digital chamada ‘Everydays: The First 5000 Days’, que foi criada por um artista chamado Beeple, foi comprada por $ 69 milhões, ou cerca de £ 50 milhões.
Beeple, cujo nome verdadeiro é Mike Winkelmann, produz uma nova peça de arte digital todos os dias. Ele vendeu todo o seu trabalho nos primeiros 5.000 dias – o que equivale a 13 anos – desde que começou a criar arte online em 2007.
A colagem digital final foi vendida como algo conhecido como NFT, que significa “token não fungível”.
O que são NFTs e por que as pessoas estão falando sobre eles?
A popularidade dos trabalhos assinados com a tecnologia blockchain NFT cresceu significativamente nas últimas semanas. Tokens não fungíveis são arquivos exclusivos que comprovam a propriedade de uma obra de arte digital e permitem que o certificado seja revendido. De acordo com a casa de leilões, a venda da pintura coloca Winkelmann entre os três artistas mais bem pagos de sua vida.
As criptomoedas são ‘fungíveis’, o que significa simplesmente que uma pessoa pode trocar uma moeda como um Bitcoin por outro Bitcoin completamente idêntico. Os dois Bitcoins são 100% iguais em valor.
No entanto, os NFTs são descritos como ‘não fungíveis’, o que significa que não podem ser substituídos ou trocados por outro NFT idêntico, pois cada token é inteiramente único.
As artes e o espaço colecionável com tokens não fungíveis datam de 2017. Durante esse tempo, projetos como CryptoPunks que abriram o caminho para arte “rara” no blockchain Ethereum.
O gif Nyan Cat virou um NFT e faturou US$589,518 no leilão