O Google lançou algumas atualizações para os aplicativos do G Suite usando inteligência artificial para otimizar a usabilidade geral do sistema. Como resultado, vários recursos surgiram, incluindo um recurso que está sendo muito comentado, a Composição Inteligente. Hoje, vamos falar sobre o que há de novo no Documentos, Planilhas e Apresentações Google.
Buscando maior rapidez para digitar, o Google introduziu há algum tempo o Smart Compose para a versão web. Seu objetivo era ajudar os usuários a criar documentos com mais agilidade e reduzir a probabilidade de erros ortográficos e gramaticais. A função sugere uma variedade de frases com base no contexto.
Nas próximas semanas este recurso aparecerá no Google Docs para Android e iOS sendo conhecido por Smart Input. Conforme você insere o texto, o texto em cinza claro aparece sugerindo a continuação da frase. Essas sugestões podem ser aplicadas deslizando pela tela da esquerda para a direita.
A edição dos arquivos do Microsoft Office em Documentos, Planilhas e Apresentações é outro recurso que está disponível em dispositivos móveis. Agora também no mobile o Google permite que você acesse inúmeros recursos, incluindo a ferramenta de compartilhamento, sem precisar converter o arquivo original o que facilita também a colaboração para a criação de documentos.
Nessas atualizações, várias mudanças visuais foram adicionadas que tornarão a experiência móvel mais conveniente e menos limitada. O Google Slides agora tem um novo modo de exibição conhecido por “todos os slides”, com zoom usando o toque dos dedos. Desse modo, este recurso facilitará a visualização de apresentações e alteração de conteúdo.
Além disso, ao clicar nos links de um documento, você encontrará mais informações na barra inferior. Os links conterão informações incluíndo o título, a descrição e a visualização em miniatura. Este recurso ajudará na concentração na hora de criar ou escrever algum trabalho, pois você poderá decidir se abrirá ou não o link.
Além disso, o modo escuro também será lançado junto com as atualizações. Tudo isso estará disponível nas próximas semanas para Android. Com o iOS, é um pouco mais triste, pois eles receberão uma atualização somente no final deste ano.