Descubra o que é Síndrome de FOMO e se você possui
Você já sentiu a necessidade de estrar por dentro de tudo o que as pessoas estão fazendo? Se sua resposta for sim, então possivelmente você faz parte do grupo de pessoas que possui a Síndrome de FOMO.
O que é FOMO?
FOMO é uma sigla para a expressão derivada do inglês, “fear of missing out”, que em uma tradução livre significa “medo de ficar de fora”. Dessa forma, essa síndrome tem como companhia o sentimento de ansiedade e acaba afetando diretamente na vida diária das pessoas, inclusive no trabalho.
Diante do cenário atual em que vivemos conectados com as redes, a Síndrome de FOMO tem se tornado cada vez mais comum. Isso porque as pessoas constantemente sentem a necessidade de estarem atualizando suas redes sociais como, por exemplo, Instagram, Facebook, Twitter entre outras, a todo instante. Em outras palavras, a Síndrome de FOMO fica ainda mais intensa com a presença das redes sociais.
De uma forma mais clara, a Síndrome de FOMO diz respeito a um sentimento de medo e ansiedade que as pessoas desenvolvem ao sentirem que estão perdendo algo extremamente importante para suas vidas. Além disso, ela também acaba provocando sentimentos como inveja e temor em estar sendo totalmente excluído do meio social em que vive.
Esse assunto acaba se torna uma pauta muito relevante para o momento em que vivemos. Principalmente quando tocamos no assunto de bem-estar na era digital. Quanto aos efeitos desta síndrome no meio corporativo, ela é responsável por desenvolver sentimentos como incapacidade, seja em aprender ou até desenvolver algumas tarefas, ou acompanhar colegas de trabalho.
Podemos usar como um exemplo, um colega de trabalho que consegue ser muito mais rápido e realiza um maior número de tarefas de trabalho com mais facilidade. Assim, ele é convidado a estar presente em diversas reuniões e eventos. Isso, acaba gerando um grande sentimento de incapacidade e total desconforto para aqueles que possuem o diagnóstico da Síndrome do FOMO, pois eles se comparam com esse colega.
Veja abaixo alguns sinais de que você pode ter desenvolvido a Síndrome do FOMO:
1. Você está totalmente conectado, não importa o lugar, há uma necessidade de checar as redes sociais;
2. Você passa a falar SIM para todos os convites que fazem a você;
3. Não sabe seu LIMITE e acaba aceitando cargas que não pode suportar;
4. Tem dificuldade em se desconectar das redes;
5. Você passa a comparar sua vida com a dos outros e por consequência ficar mal-humorado;
Por fim, vale ressaltar, que apenas um profissional poderá diagnosticar e tratar essa síndrome. Por isso, o mais indicado é sempre procurar alguém com essa capacidade para buscar ajuda.
Então, o que você achou desse artigo? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no Instagram, Facebook e Spotify. Dessa forma você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade!