O que é o Business Intelligence?
O Business Intelligence (B.I), conhecida por “Inteligência de Mercado”, é uma das áreas que cada vez mais tem se provado fundamental aos negócios.
Talvez você goste de ler:
Como programar posts no Meta Business
Mercado de games chega à plataforma do TikTok, será que vai dar certo?
De fato, os dados levam-nos a caminhos muito mais efetivos a priori e, portanto, muito mais lucrativos para diversas empresas.
Nessa perspectiva, convenhamos que não faltam dados para analisar mundo a fora, e por isso o Business Intelligence ressalta a importância dessas análises.
O que é inteligência de mercado?
Antes de mais nada, inteligência de mercado é um conjunto de técnicas que potencializa a coleta de dados em ideias para os negócios. Semelhantemente conhecida como “inteligência competitiva” e “inteligência comercial”, esse grupo de estratégias reúne informações importantes para diversos setores das empresas.
Da mesma forma, ela também fornece insights valiosos sobre o público-alvo e a persona do negócio, o comportamento de consumo, bem como dados da concorrência.
Apesar de ter se tornado popular apenas na última década, a inteligência de mercado é um conceito da década de 1950, do cientista da computação Hans Peter Luhn:
“A informação está sendo utilizada em um volume cada vez maior, graças ao crescimento das atividades humanas e o aumento no nível geral da educação”
Benefícios do Business Intelligence no seu negócio
Confira a seguir os principais benefícios do B.I:
- Aumento da competitividade de mercado: observar e analisar o concorrente
- Redução do custo de aquisição de clientes (CAC): analisa os resultados das estratégias de Marketing e Vendas
- Tomada de decisão mais assertiva: existem dados e estudos para agir
- Jornada do cliente “mais feliz”: a partir da interpretação do comportamento destes
- Fomento da inovação: a cultura frequente de estudar e interpretar o mercado
- Solução dos problemas de negócios: os dados ajudam a localizá-los e corrigí-los
- Aumento do Retorno sobre Investimento (ROI): as estratégias tornam-se mais efetivas após análise de dados
Como aplicar a inteligência na sua empresa?
Antes de mais nada você deve encontrar profissionais de Business Intelligence, já capacitados a interpretar dados e analisar números e relatórios. Em seguida você deve implementar essas 3 fases:
- Organização dos dados: determine objetivos e indicadores para o seu negócio e, a partir deles, escolha os dados mais relevantes. Lembre-se que são essas informações irão fundamentar as suas decisões. Portanto, muito cuidado nessa escolha de dados!
- Analise os dados: posteriormente a organização dos dados, faz-se necessária a análise para observar possíveis melhoras (ou pioras), bem como para ter ideias criativas para pôr em prática. A frequência de análise de dados torna-se essencial.
- Ações a partir dos dados: Planeje o que você já analisou dos seus dados, essa é a hora das ações! Estabeleça a cultura de dados com a sua equipe, ou seja, evite achismos e decisões tomadas de forma equivocada.
Considerações finais
Por conseguinte, existem muitos benefícios ao que refere-se ao Business Intelligence aplicado aos negócios, conforme observamos nesse artigo. Muito mais do que saber o que é o Business Intelligence e seus benefícios é saber implementar essa cultura no seu negócio e obter melhores resultados com sua equipe.
E aí, o que você achou desse artigo? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no Instagram, Facebook e Spotify. Dessa forma você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade!